Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Petry, Letícia Marlise
Orientador(a): Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/18260
Resumo: Como se desenvolve, se produz, se criam modos de vida na escola de educação infantil? Esta é a pergunta orientadora desta investigação, produzida na articulação de diversos processos de criação e seus documentos de processo. O primeiro processo de criação investigado, a partir dos conceitos de linguagem e signo de Charles Sanders Peirce, é a produção de modos de vida de um grupo específico de crianças, de quatro a cinco anos, e suas professoras, em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de Porto Alegre. O segundo diz respeito à produção da composição vida-história de grupo, em que apresento a minha perspectiva sobre esta produção dos jeitos de crianças e professoras viverem coletivamente na escola. Perspectiva que propõe olharmos este processo constituído por crianças e professoras como linguagem, com estrutura e regras de funcionamento próprias, portanto, singular. O olhar produzido por estes dois primeiros processos de criação articula-se a um terceiro processo, que explora a produção da relação da pesquisadora com a fotografia, com a linguagem fotográfica. Inspirada nos conceitos de independência e similaridade da obra de Henri Cartier-Bresson, este terceiro processo traz novos elementos e organiza um pouco mais o primeiro e o segundo processo, atualizando a composição vida-história de grupo sobre a criação de modos de vida na escola de educação infantil.
id URGS_3c58135a5fd38f309c07462752ab8006
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18260
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Petry, Letícia MarliseJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2010-01-09T04:14:44Z2009http://hdl.handle.net/10183/18260000727734Como se desenvolve, se produz, se criam modos de vida na escola de educação infantil? Esta é a pergunta orientadora desta investigação, produzida na articulação de diversos processos de criação e seus documentos de processo. O primeiro processo de criação investigado, a partir dos conceitos de linguagem e signo de Charles Sanders Peirce, é a produção de modos de vida de um grupo específico de crianças, de quatro a cinco anos, e suas professoras, em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de Porto Alegre. O segundo diz respeito à produção da composição vida-história de grupo, em que apresento a minha perspectiva sobre esta produção dos jeitos de crianças e professoras viverem coletivamente na escola. Perspectiva que propõe olharmos este processo constituído por crianças e professoras como linguagem, com estrutura e regras de funcionamento próprias, portanto, singular. O olhar produzido por estes dois primeiros processos de criação articula-se a um terceiro processo, que explora a produção da relação da pesquisadora com a fotografia, com a linguagem fotográfica. Inspirada nos conceitos de independência e similaridade da obra de Henri Cartier-Bresson, este terceiro processo traz novos elementos e organiza um pouco mais o primeiro e o segundo processo, atualizando a composição vida-história de grupo sobre a criação de modos de vida na escola de educação infantil.How develops, produces, it creates ways of life in the school of infant education? This is the orienting question of this inquiry, produced in the joint of diverse processes of creation and its process documents. The first process of creation investigated, from the concepts of language and sign of Charles Sanders Peirce, is the production in ways of life of a specific group of children, four to five years old, and their teachers, in a school of infant education of the municipal net of education of the city of Porto Alegre. The second says respect to the production of the composition life-history group, where I present my perspective about this production of the skills of children and teachers to live collectively in the school. Perspective that suggests we look at this process consisting of children and teachers as language, with structure and proper rules of functioning, therefore, singular. The produced result for these two first processes of creation articulates to a third process, which explores the production of the researcher's relationship with the photography, with the photographic language. Inspired in the concepts of independence and similarity of the Henri Cartier-Bresson works, this third process brings new elements and a little more organized the first and second process, updating the composition of lifehistory group on the creation in ways of life in the school of infant education.application/pdfporEducação infantilFotografiaProfessorFormaçãoLife-history groupProcesses of creationInfant educationVerbal and not-verbal languagesTeacher’s formationEducação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727734.pdf000727734.pdfTexto completoapplication/pdf30535353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/1/000727734.pdf10e41945bf11115fd026705193120f87MD51TEXT000727734.pdf.txt000727734.pdf.txtExtracted Texttext/plain282967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/2/000727734.pdf.txtbf5573121f4a7f4714b05be5c7067a16MD52THUMBNAIL000727734.pdf.jpg000727734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/3/000727734.pdf.jpg7ff0b91af7cbf85a47bb8f5f632cb05eMD5310183/182602018-10-17 07:34:40.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:34:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
title Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
spellingShingle Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
Petry, Letícia Marlise
Educação infantil
Fotografia
Professor
Formação
Life-history group
Processes of creation
Infant education
Verbal and not-verbal languages
Teacher’s formation
title_short Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
title_full Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
title_fullStr Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
title_full_unstemmed Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
title_sort Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
author Petry, Letícia Marlise
author_facet Petry, Letícia Marlise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Letícia Marlise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Fotografia
Professor
Formação
topic Educação infantil
Fotografia
Professor
Formação
Life-history group
Processes of creation
Infant education
Verbal and not-verbal languages
Teacher’s formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Life-history group
Processes of creation
Infant education
Verbal and not-verbal languages
Teacher’s formation
description Como se desenvolve, se produz, se criam modos de vida na escola de educação infantil? Esta é a pergunta orientadora desta investigação, produzida na articulação de diversos processos de criação e seus documentos de processo. O primeiro processo de criação investigado, a partir dos conceitos de linguagem e signo de Charles Sanders Peirce, é a produção de modos de vida de um grupo específico de crianças, de quatro a cinco anos, e suas professoras, em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de Porto Alegre. O segundo diz respeito à produção da composição vida-história de grupo, em que apresento a minha perspectiva sobre esta produção dos jeitos de crianças e professoras viverem coletivamente na escola. Perspectiva que propõe olharmos este processo constituído por crianças e professoras como linguagem, com estrutura e regras de funcionamento próprias, portanto, singular. O olhar produzido por estes dois primeiros processos de criação articula-se a um terceiro processo, que explora a produção da relação da pesquisadora com a fotografia, com a linguagem fotográfica. Inspirada nos conceitos de independência e similaridade da obra de Henri Cartier-Bresson, este terceiro processo traz novos elementos e organiza um pouco mais o primeiro e o segundo processo, atualizando a composição vida-história de grupo sobre a criação de modos de vida na escola de educação infantil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-09T04:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18260
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727734
url http://hdl.handle.net/10183/18260
identifier_str_mv 000727734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/1/000727734.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/2/000727734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/3/000727734.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10e41945bf11115fd026705193120f87
bf5573121f4a7f4714b05be5c7067a16
7ff0b91af7cbf85a47bb8f5f632cb05e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088756494991360