Educação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criação
Ano de defesa: | 2009 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/18260 |
Resumo: | Como se desenvolve, se produz, se criam modos de vida na escola de educação infantil? Esta é a pergunta orientadora desta investigação, produzida na articulação de diversos processos de criação e seus documentos de processo. O primeiro processo de criação investigado, a partir dos conceitos de linguagem e signo de Charles Sanders Peirce, é a produção de modos de vida de um grupo específico de crianças, de quatro a cinco anos, e suas professoras, em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de Porto Alegre. O segundo diz respeito à produção da composição vida-história de grupo, em que apresento a minha perspectiva sobre esta produção dos jeitos de crianças e professoras viverem coletivamente na escola. Perspectiva que propõe olharmos este processo constituído por crianças e professoras como linguagem, com estrutura e regras de funcionamento próprias, portanto, singular. O olhar produzido por estes dois primeiros processos de criação articula-se a um terceiro processo, que explora a produção da relação da pesquisadora com a fotografia, com a linguagem fotográfica. Inspirada nos conceitos de independência e similaridade da obra de Henri Cartier-Bresson, este terceiro processo traz novos elementos e organiza um pouco mais o primeiro e o segundo processo, atualizando a composição vida-história de grupo sobre a criação de modos de vida na escola de educação infantil. |
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Petry, Letícia MarliseJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2010-01-09T04:14:44Z2009http://hdl.handle.net/10183/18260000727734Como se desenvolve, se produz, se criam modos de vida na escola de educação infantil? Esta é a pergunta orientadora desta investigação, produzida na articulação de diversos processos de criação e seus documentos de processo. O primeiro processo de criação investigado, a partir dos conceitos de linguagem e signo de Charles Sanders Peirce, é a produção de modos de vida de um grupo específico de crianças, de quatro a cinco anos, e suas professoras, em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de Porto Alegre. O segundo diz respeito à produção da composição vida-história de grupo, em que apresento a minha perspectiva sobre esta produção dos jeitos de crianças e professoras viverem coletivamente na escola. Perspectiva que propõe olharmos este processo constituído por crianças e professoras como linguagem, com estrutura e regras de funcionamento próprias, portanto, singular. O olhar produzido por estes dois primeiros processos de criação articula-se a um terceiro processo, que explora a produção da relação da pesquisadora com a fotografia, com a linguagem fotográfica. Inspirada nos conceitos de independência e similaridade da obra de Henri Cartier-Bresson, este terceiro processo traz novos elementos e organiza um pouco mais o primeiro e o segundo processo, atualizando a composição vida-história de grupo sobre a criação de modos de vida na escola de educação infantil.How develops, produces, it creates ways of life in the school of infant education? This is the orienting question of this inquiry, produced in the joint of diverse processes of creation and its process documents. The first process of creation investigated, from the concepts of language and sign of Charles Sanders Peirce, is the production in ways of life of a specific group of children, four to five years old, and their teachers, in a school of infant education of the municipal net of education of the city of Porto Alegre. The second says respect to the production of the composition life-history group, where I present my perspective about this production of the skills of children and teachers to live collectively in the school. Perspective that suggests we look at this process consisting of children and teachers as language, with structure and proper rules of functioning, therefore, singular. The produced result for these two first processes of creation articulates to a third process, which explores the production of the researcher's relationship with the photography, with the photographic language. Inspired in the concepts of independence and similarity of the Henri Cartier-Bresson works, this third process brings new elements and a little more organized the first and second process, updating the composition of lifehistory group on the creation in ways of life in the school of infant education.application/pdfporEducação infantilFotografiaProfessorFormaçãoLife-history groupProcesses of creationInfant educationVerbal and not-verbal languagesTeacher’s formationEducação infantil : vida-história de grupo e(m) processos de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727734.pdf000727734.pdfTexto completoapplication/pdf30535353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/1/000727734.pdf10e41945bf11115fd026705193120f87MD51TEXT000727734.pdf.txt000727734.pdf.txtExtracted Texttext/plain282967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/2/000727734.pdf.txtbf5573121f4a7f4714b05be5c7067a16MD52THUMBNAIL000727734.pdf.jpg000727734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18260/3/000727734.pdf.jpg7ff0b91af7cbf85a47bb8f5f632cb05eMD5310183/182602018-10-17 07:34:40.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:34:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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