A repercussão da violência social no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Costa, Giseli Paim
Orientador(a): Craidy, Carmem Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/256149
Resumo: A dissertação propôs analisar a repercussão da violência social no cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa empírica. O estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, situada no Loteamento Cavalhada, zona sul da cidade. Tratou-se de uma pesquisa participante com alunos de Turmas de Progressão do I Ciclo, cujas idades variam entre oito a quatorze anos. Os procedimentos realizados foram observações dos alunos dentro e fora da sala de aula, entrevistas com pais, alunos e professores, bem como com algumas pessoas representativas da comunidade. A investigação propôs compreender como as diferentes manifestações da violência interferem - ou não - no cotidiano da escola, nas suas relações e no processo de aprendizagem. Diferentes autores, principalmente Elias e Arendt, deram aporte teórico para entender as concepções de violência dos pais, alunos e professores, assim como a relação que estes têm com a escola. Concluiu que a violência interfere na aprendizagem, mas não é o fator predominante no avanço ou não -- do aluno. Existem alunos que vivenciam situações de violência, mas, no entanto, conseguem progredir na escola, assim como aqueles que não progridem, nem sempre estão envolvidos com esse tipo de situação.
id URGS_43bd665f2ec78a5206a3da5bdfe91b29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256149
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Giseli PaimCraidy, Carmem Maria2023-03-22T03:24:21Z2000http://hdl.handle.net/10183/256149000270551A dissertação propôs analisar a repercussão da violência social no cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa empírica. O estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, situada no Loteamento Cavalhada, zona sul da cidade. Tratou-se de uma pesquisa participante com alunos de Turmas de Progressão do I Ciclo, cujas idades variam entre oito a quatorze anos. Os procedimentos realizados foram observações dos alunos dentro e fora da sala de aula, entrevistas com pais, alunos e professores, bem como com algumas pessoas representativas da comunidade. A investigação propôs compreender como as diferentes manifestações da violência interferem - ou não - no cotidiano da escola, nas suas relações e no processo de aprendizagem. Diferentes autores, principalmente Elias e Arendt, deram aporte teórico para entender as concepções de violência dos pais, alunos e professores, assim como a relação que estes têm com a escola. Concluiu que a violência interfere na aprendizagem, mas não é o fator predominante no avanço ou não -- do aluno. Existem alunos que vivenciam situações de violência, mas, no entanto, conseguem progredir na escola, assim como aqueles que não progridem, nem sempre estão envolvidos com esse tipo de situação.This dissertation analyses the repercussion of social violence in school routines, from an empirical research. This study was carried out in a municipal school, situated in a lot called Cavalhada, southern region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. lt's a participating research with students inside and outside classroom, interviews with parents, students and teachers, as well as with representative people in the community. This investigation proposes an understanding of how different manifestations of violence interfere - or not - with everyday school, its relations and the learning process. Different authors, mainly Elias and Arendt, are mentioned as theoretical support for our understanding of violence concepts by parents, students and teachers, and their relations with school as well. As a conclusion, we can say that violence interferes with learning process, but it is not the most relevant factor in the students' progess/non-progress. Some students experience violence situations and even so, they are able to progress in school, whereas others don't have contact with violence, but show poor progress in their school lives.application/pdfporViolênciaEscolaCotidiano escolarDisciplina escolarLearning processSchool routinesViolenceSocial situationA repercussão da violência social no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270551.pdf.txt000270551.pdf.txtExtracted Texttext/plain326578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256149/2/000270551.pdf.txt05d44b25fd69cb09e7a4fe5149baf161MD52ORIGINAL000270551.pdfTexto completoapplication/pdf14278051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256149/1/000270551.pdf0b01566fe8f989fed36021acbc862275MD5110183/2561492023-03-23 03:24:20.993575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A repercussão da violência social no cotidiano escolar
title A repercussão da violência social no cotidiano escolar
spellingShingle A repercussão da violência social no cotidiano escolar
Costa, Giseli Paim
Violência
Escola
Cotidiano escolar
Disciplina escolar
Learning process
School routines
Violence
Social situation
title_short A repercussão da violência social no cotidiano escolar
title_full A repercussão da violência social no cotidiano escolar
title_fullStr A repercussão da violência social no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A repercussão da violência social no cotidiano escolar
title_sort A repercussão da violência social no cotidiano escolar
author Costa, Giseli Paim
author_facet Costa, Giseli Paim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Giseli Paim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Craidy, Carmem Maria
contributor_str_mv Craidy, Carmem Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Escola
Cotidiano escolar
Disciplina escolar
topic Violência
Escola
Cotidiano escolar
Disciplina escolar
Learning process
School routines
Violence
Social situation
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning process
School routines
Violence
Social situation
description A dissertação propôs analisar a repercussão da violência social no cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa empírica. O estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, situada no Loteamento Cavalhada, zona sul da cidade. Tratou-se de uma pesquisa participante com alunos de Turmas de Progressão do I Ciclo, cujas idades variam entre oito a quatorze anos. Os procedimentos realizados foram observações dos alunos dentro e fora da sala de aula, entrevistas com pais, alunos e professores, bem como com algumas pessoas representativas da comunidade. A investigação propôs compreender como as diferentes manifestações da violência interferem - ou não - no cotidiano da escola, nas suas relações e no processo de aprendizagem. Diferentes autores, principalmente Elias e Arendt, deram aporte teórico para entender as concepções de violência dos pais, alunos e professores, assim como a relação que estes têm com a escola. Concluiu que a violência interfere na aprendizagem, mas não é o fator predominante no avanço ou não -- do aluno. Existem alunos que vivenciam situações de violência, mas, no entanto, conseguem progredir na escola, assim como aqueles que não progridem, nem sempre estão envolvidos com esse tipo de situação.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270551
url http://hdl.handle.net/10183/256149
identifier_str_mv 000270551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256149/2/000270551.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256149/1/000270551.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05d44b25fd69cb09e7a4fe5149baf161
0b01566fe8f989fed36021acbc862275
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065203962085376