Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Barasuol, Fernanda Barth
Orientador(a): Cepik, Marco Aurelio Chaves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/70027
Resumo: Existe na área de Relações Internacionais um amplo predomínio de perspectivas teóricas desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa. Uma das questões que surge a partir desta constatação é a seguinte: por que esse predomínio é tão acentuado? Uma hipótese de trabalho plausível para responder esta pergunta combina os efeitos das barreiras impostas à produção intelectual e à circulação internacional de ideias oriundas de outros países com a pouca atenção concedida à reflexão teórica e metodológica no âmbito dos estudos de RI fora dos Estados Unidos e Europa. Este artigo concentra-se na segunda parte desta hipótese. O objetivo do trabalho é, assim, o de analisar de maneira preliminar o ensino de teorias de RI e o uso destas na pesquisa no contexto brasileiro. Para a avaliação do ensino de Teoria de RI são analisados currículos dos cursos de graduação e Planos de Ensino, enquanto que a reflexão sobre o uso de teorias de RI na prática brasileira de pesquisa é baseada na análise qualitativa de teses de doutorado, relatórios técnicos de pesquisas financiadas pelo CNPq e artigos publicados em periódicos científicos brasileiros da área de RI. Ademais, o caso brasileiro é contextualizado através de uma revisão parcial da literatura científica sobre o ensino de teoria de RI e sua utilização na pesquisa na Índia e na África do Sul.
id URGS_458a1536a78e61cb14436ff9b96cd949
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70027
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Barasuol, Fernanda BarthCepik, Marco Aurelio Chaves2013-04-05T01:48:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/70027000875306Existe na área de Relações Internacionais um amplo predomínio de perspectivas teóricas desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa. Uma das questões que surge a partir desta constatação é a seguinte: por que esse predomínio é tão acentuado? Uma hipótese de trabalho plausível para responder esta pergunta combina os efeitos das barreiras impostas à produção intelectual e à circulação internacional de ideias oriundas de outros países com a pouca atenção concedida à reflexão teórica e metodológica no âmbito dos estudos de RI fora dos Estados Unidos e Europa. Este artigo concentra-se na segunda parte desta hipótese. O objetivo do trabalho é, assim, o de analisar de maneira preliminar o ensino de teorias de RI e o uso destas na pesquisa no contexto brasileiro. Para a avaliação do ensino de Teoria de RI são analisados currículos dos cursos de graduação e Planos de Ensino, enquanto que a reflexão sobre o uso de teorias de RI na prática brasileira de pesquisa é baseada na análise qualitativa de teses de doutorado, relatórios técnicos de pesquisas financiadas pelo CNPq e artigos publicados em periódicos científicos brasileiros da área de RI. Ademais, o caso brasileiro é contextualizado através de uma revisão parcial da literatura científica sobre o ensino de teoria de RI e sua utilização na pesquisa na Índia e na África do Sul.There is predominance, in the field of International Relations, of theoretical perspectives developed in the United States and Europe. One of the questions that arises from this finding is the following: why is this predominance so pronounced? A plausible hypothesis to answer this question combines the barriers imposed to the intellectual production and the international circulation of ideas generated in other countries and the little attention received by theoretical and methodological reflection in the field of IR outside of the US and Europe. This paper concentrates on the second half of this hypothesis. Its objective is, therefore, to undertake a preliminary analysis of the teaching of IR theory and the use of these theories in research in the Brazilian context. To evaluate the teaching of IR theory, courses’ curricula and teaching programs are analyzed, while the reflection over the use of theories of IR in the research is based upon the qualitative analysis of doctoral dissertations, technical reports from researches financed by CNPq and papers published in Brazilian journals in the field of IR. In addition to this, the Brazilian case is contextualized by the partial review of scientific literature regarding the teaching of IR theory and its use in research in India and South Africa.application/pdfporPolítica externaRelações internacionaisEnsinoPesquisaBrasilTheories of international relationsTeachingResearchIndiaSouth africaTeorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos InternacionaisPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875306.pdf000875306.pdfTexto completoapplication/pdf792924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/1/000875306.pdf99d8092a770489651ece29042459c80dMD51TEXT000875306.pdf.txt000875306.pdf.txtExtracted Texttext/plain87948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/2/000875306.pdf.txt1be43e85c7e9b4141329a7f4bd3d371fMD52THUMBNAIL000875306.pdf.jpg000875306.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/3/000875306.pdf.jpg01bab8b3b2b29c338f7e00b9df01f693MD5310183/700272018-10-15 08:15:17.331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
title Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
spellingShingle Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
Barasuol, Fernanda Barth
Política externa
Relações internacionais
Ensino
Pesquisa
Brasil
Theories of international relations
Teaching
Research
India
South africa
title_short Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
title_full Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
title_fullStr Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
title_full_unstemmed Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
title_sort Teorias de relações internacionais no Brasil : tendências e desafios no ensino e na pesquisa
author Barasuol, Fernanda Barth
author_facet Barasuol, Fernanda Barth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barasuol, Fernanda Barth
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cepik, Marco Aurelio Chaves
contributor_str_mv Cepik, Marco Aurelio Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Política externa
Relações internacionais
Ensino
Pesquisa
Brasil
topic Política externa
Relações internacionais
Ensino
Pesquisa
Brasil
Theories of international relations
Teaching
Research
India
South africa
dc.subject.eng.fl_str_mv Theories of international relations
Teaching
Research
India
South africa
description Existe na área de Relações Internacionais um amplo predomínio de perspectivas teóricas desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa. Uma das questões que surge a partir desta constatação é a seguinte: por que esse predomínio é tão acentuado? Uma hipótese de trabalho plausível para responder esta pergunta combina os efeitos das barreiras impostas à produção intelectual e à circulação internacional de ideias oriundas de outros países com a pouca atenção concedida à reflexão teórica e metodológica no âmbito dos estudos de RI fora dos Estados Unidos e Europa. Este artigo concentra-se na segunda parte desta hipótese. O objetivo do trabalho é, assim, o de analisar de maneira preliminar o ensino de teorias de RI e o uso destas na pesquisa no contexto brasileiro. Para a avaliação do ensino de Teoria de RI são analisados currículos dos cursos de graduação e Planos de Ensino, enquanto que a reflexão sobre o uso de teorias de RI na prática brasileira de pesquisa é baseada na análise qualitativa de teses de doutorado, relatórios técnicos de pesquisas financiadas pelo CNPq e artigos publicados em periódicos científicos brasileiros da área de RI. Ademais, o caso brasileiro é contextualizado através de uma revisão parcial da literatura científica sobre o ensino de teoria de RI e sua utilização na pesquisa na Índia e na África do Sul.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-05T01:48:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70027
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875306
url http://hdl.handle.net/10183/70027
identifier_str_mv 000875306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/1/000875306.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/2/000875306.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70027/3/000875306.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99d8092a770489651ece29042459c80d
1be43e85c7e9b4141329a7f4bd3d371f
01bab8b3b2b29c338f7e00b9df01f693
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064991102205952