Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Fiegenbaum, Maicon
Orientador(a): Costella, Roselane Zordan
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/165169
Resumo: Selo postal: um artefato com um duplo papel comunicacional. De um lado, comunica legitimando a circulação de correspondências. Por outro, comunica através de seus elementos imagético-verbais. Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam aos jovens, não se pode deixar de constatar que estes pequenos notáveis podem ser utilizados no ensino da Geografia. A pesquisa buscará responder a seguinte pergunta: os selos postais têm potencial para serem utilizados como material didático alternativo e enriquecedor ao ensino da Geografia, e como a utilização dos selos postais em sala de aula permitiria a construção do conhecimento geográfico? O texto referencia a historicidade do selo postal, estabelecendo a relação desta historicidade com a interpretação contextual do espaço geográfico. Aborda o selo postal como uma possibilidade metodológica para a construção do conhecimento em sala de aula, articulado a partir de seis conceitos estruturantes que serão discutidos teoricamente embasados em autores do ensino e do ensino da Geografia, visando esclarecer ao leitor as intersecções desta ferramenta – o selo postal – com a prática pedagógica em Geografia. As diversas imagens que extrapolam desta técnica comunicacional permitem que o professor faça uso para despertar o encantamento pelo estudo da paisagem. O texto reconhece não somente a relação da comunicação com a temporalidade como também a relação deste elemento comunicacional com o ensino da Geografia. O trabalho almeja possibilitar a construção de habilidades e competências fundamentais para a leitura de imagens, a partir da elaboração de propostas pedagógicas que articulem a utilização do selo postal e o insira no contexto de práticas pedagógicas em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.
id URGS_486e6e406863c8cad07f820af19878a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165169
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Fiegenbaum, MaiconCostella, Roselane Zordan2017-08-11T02:39:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/165169001027738Selo postal: um artefato com um duplo papel comunicacional. De um lado, comunica legitimando a circulação de correspondências. Por outro, comunica através de seus elementos imagético-verbais. Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam aos jovens, não se pode deixar de constatar que estes pequenos notáveis podem ser utilizados no ensino da Geografia. A pesquisa buscará responder a seguinte pergunta: os selos postais têm potencial para serem utilizados como material didático alternativo e enriquecedor ao ensino da Geografia, e como a utilização dos selos postais em sala de aula permitiria a construção do conhecimento geográfico? O texto referencia a historicidade do selo postal, estabelecendo a relação desta historicidade com a interpretação contextual do espaço geográfico. Aborda o selo postal como uma possibilidade metodológica para a construção do conhecimento em sala de aula, articulado a partir de seis conceitos estruturantes que serão discutidos teoricamente embasados em autores do ensino e do ensino da Geografia, visando esclarecer ao leitor as intersecções desta ferramenta – o selo postal – com a prática pedagógica em Geografia. As diversas imagens que extrapolam desta técnica comunicacional permitem que o professor faça uso para despertar o encantamento pelo estudo da paisagem. O texto reconhece não somente a relação da comunicação com a temporalidade como também a relação deste elemento comunicacional com o ensino da Geografia. O trabalho almeja possibilitar a construção de habilidades e competências fundamentais para a leitura de imagens, a partir da elaboração de propostas pedagógicas que articulem a utilização do selo postal e o insira no contexto de práticas pedagógicas em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.Postage stamp: an artifact with a double communicational role. On the one hand, it communicates legitimizing the circulation of correspondence. On the other hand, it communicates through its imagery-verbal elements. In spite of the undeniable attractions that modern media offer to young people, one can not fail to notice that these little notables can be used in the teaching of Geography. The search will answer the following question: the postage stamps have the potential to be used as alternative and enriching teaching material to the teaching of Geography, and how would the use of postage stamps in the classroom allow the construction of geographical knowledge? The text references the historicity of the postage stamp, establishing the relationship of this historicity with contextual interpretation of geographical space. It addresses the postal stamp as a methodological possibility for the construction of knowledge in the classroom, articulated from six structuring concepts that will be discussed theoretically based on authors of the teaching and teaching of Geography, in order to clarify to the reader the intersections of this tool - the Postage stamp - with the pedagogical practice in Geography. The various images that extrapolate from this communicational technique allow the teacher to use it to awaken the enchantment by studying the landscape. The text recognizes not only the relationship of communication with temporality but also the relation of this communicational element to the teaching of Geography. The work aims to enable the construction of basic skills and competences for the reading of images, based on the elaboration of pedagogical proposals that articulate the use of the postage stamp and insert it in the context of pedagogical practices in classes of the 6th grade of Elementary School.application/pdfporAlfabetizaçãoAprendizagemEnsino de geografiaGeografiaGeography teachingCommunicationImagesPostage stampVisual literacyOs “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027738.pdf001027738.pdfTexto completoapplication/pdf7016403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/1/001027738.pdfe1c06fecdc282ec1c2debc89b7ec8782MD51TEXT001027738.pdf.txt001027738.pdf.txtExtracted Texttext/plain669233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/2/001027738.pdf.txtd768bd9ee265076205253afa7b0673b4MD52THUMBNAIL001027738.pdf.jpg001027738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/3/001027738.pdf.jpgc079b26917508adfc2036299654b9114MD5310183/1651692018-10-22 08:12:32.072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:12:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
title Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
spellingShingle Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
Fiegenbaum, Maicon
Alfabetização
Aprendizagem
Ensino de geografia
Geografia
Geography teaching
Communication
Images
Postage stamp
Visual literacy
title_short Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
title_full Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
title_fullStr Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
title_full_unstemmed Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
title_sort Os “pequenos notáveis”: a utilização do selo postal no processo de ensino-aprendizagem da geografia
author Fiegenbaum, Maicon
author_facet Fiegenbaum, Maicon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiegenbaum, Maicon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Ensino de geografia
Geografia
topic Alfabetização
Aprendizagem
Ensino de geografia
Geografia
Geography teaching
Communication
Images
Postage stamp
Visual literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Communication
Images
Postage stamp
Visual literacy
description Selo postal: um artefato com um duplo papel comunicacional. De um lado, comunica legitimando a circulação de correspondências. Por outro, comunica através de seus elementos imagético-verbais. Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam aos jovens, não se pode deixar de constatar que estes pequenos notáveis podem ser utilizados no ensino da Geografia. A pesquisa buscará responder a seguinte pergunta: os selos postais têm potencial para serem utilizados como material didático alternativo e enriquecedor ao ensino da Geografia, e como a utilização dos selos postais em sala de aula permitiria a construção do conhecimento geográfico? O texto referencia a historicidade do selo postal, estabelecendo a relação desta historicidade com a interpretação contextual do espaço geográfico. Aborda o selo postal como uma possibilidade metodológica para a construção do conhecimento em sala de aula, articulado a partir de seis conceitos estruturantes que serão discutidos teoricamente embasados em autores do ensino e do ensino da Geografia, visando esclarecer ao leitor as intersecções desta ferramenta – o selo postal – com a prática pedagógica em Geografia. As diversas imagens que extrapolam desta técnica comunicacional permitem que o professor faça uso para despertar o encantamento pelo estudo da paisagem. O texto reconhece não somente a relação da comunicação com a temporalidade como também a relação deste elemento comunicacional com o ensino da Geografia. O trabalho almeja possibilitar a construção de habilidades e competências fundamentais para a leitura de imagens, a partir da elaboração de propostas pedagógicas que articulem a utilização do selo postal e o insira no contexto de práticas pedagógicas em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-11T02:39:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165169
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027738
url http://hdl.handle.net/10183/165169
identifier_str_mv 001027738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/1/001027738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/2/001027738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165169/3/001027738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1c06fecdc282ec1c2debc89b7ec8782
d768bd9ee265076205253afa7b0673b4
c079b26917508adfc2036299654b9114
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065085982605312