Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Paz, Marisa Dutra
Orientador(a): França, Maria Cristina Caminha de Castilhos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/172758
Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir do estudo desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo busca, através de narrativas de estudantes egressos do Projeto Prelúdio, analisar a constituição das trajetórias sociais e profissionais desses sujeitos. O Projeto Prelúdio foi criado em 1982, com vínculo institucional à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, desde então, visa musicalizar crianças e jovens dos 5 aos 17 anos. Com a criação dos Institutos Federais, em dezembro de 2008, o Projeto Prelúdio foi integrado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, como um Programa de Extensão Institucional. A análise aqui desenvolvida foi fundamentada por uma pesquisa de natureza qualitativa e uma metodologia que abordou o estudo de caso e histórias de vida para alcançar os resultados aqui discorridos. Foram selecionados cinco egressos do Projeto Prelúdio e adotou-se a entrevista semiestruturada como forma de coletar as informações, considerando a livre expressão dos sujeitos para narrarem suas histórias de vida, bem como as concepções e os sentidos construídos e concebidos como determinantes às suas escolhas profissionais.
id URGS_4a07dc09ba79f93ca6a753f398cecb64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172758
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Paz, Marisa DutraFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos2018-02-21T02:32:07Z2017http://hdl.handle.net/10183/172758001060099Este trabalho foi elaborado a partir do estudo desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo busca, através de narrativas de estudantes egressos do Projeto Prelúdio, analisar a constituição das trajetórias sociais e profissionais desses sujeitos. O Projeto Prelúdio foi criado em 1982, com vínculo institucional à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, desde então, visa musicalizar crianças e jovens dos 5 aos 17 anos. Com a criação dos Institutos Federais, em dezembro de 2008, o Projeto Prelúdio foi integrado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, como um Programa de Extensão Institucional. A análise aqui desenvolvida foi fundamentada por uma pesquisa de natureza qualitativa e uma metodologia que abordou o estudo de caso e histórias de vida para alcançar os resultados aqui discorridos. Foram selecionados cinco egressos do Projeto Prelúdio e adotou-se a entrevista semiestruturada como forma de coletar as informações, considerando a livre expressão dos sujeitos para narrarem suas histórias de vida, bem como as concepções e os sentidos construídos e concebidos como determinantes às suas escolhas profissionais.This dissertation was elaborated from studies developed during the Postgraduate Master’s degree course “Education in Sciences: Chemistry of Life and Health” from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The present study analyzes, through personal narratives from former students of “Projeto Prelúdio” (Prelude Project), the social and professional trajectories of these people and the possible influence of the project in their lives. Prelude Project was created in 1982 inside the Federal University of Rio Grande do Sul aiming to introduce and educate children and teenagers from 5 to 17 years old musically. After the creation of the Federal Institutes, in 2008, the project has been absorbed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Porto Alegre Campus, as an Institutional Extension Program. The analysis was based on a qualitative research and a methodology that approached the object of study to reach the results to be discussed here. Five former students of the Prelude Project were selected and a semi-structured interview was adopted as a way of collecting information, considering the free expression of the subjects to narrate their life trajectories, conceptions and senses constructed and conceived as determinants of their professional choices.application/pdfporProjeto PrelúdioEscola de musicaEducação musicalProfissionalizaçãoPrelude ProjectSocial trajectoryProfessionalizationLife’s historyInfluência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060099.pdf001060099.pdfTexto completoapplication/pdf861281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/1/001060099.pdf0bd3aa8babed88eac7a54700c5cace9cMD51TEXT001060099.pdf.txt001060099.pdf.txtExtracted Texttext/plain125891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/2/001060099.pdf.txtb49f4dba49d2e2d02c54c00be6c5d8bdMD52THUMBNAIL001060099.pdf.jpg001060099.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/3/001060099.pdf.jpg413c1beb1d9ea4ca8554695e9b1356d4MD5310183/1727582018-10-29 08:06:50.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:06:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
title Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
spellingShingle Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
Paz, Marisa Dutra
Projeto Prelúdio
Escola de musica
Educação musical
Profissionalização
Prelude Project
Social trajectory
Professionalization
Life’s history
title_short Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
title_full Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
title_fullStr Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
title_full_unstemmed Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
title_sort Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos
author Paz, Marisa Dutra
author_facet Paz, Marisa Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Marisa Dutra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Maria Cristina Caminha de Castilhos
contributor_str_mv França, Maria Cristina Caminha de Castilhos
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Prelúdio
Escola de musica
Educação musical
Profissionalização
topic Projeto Prelúdio
Escola de musica
Educação musical
Profissionalização
Prelude Project
Social trajectory
Professionalization
Life’s history
dc.subject.eng.fl_str_mv Prelude Project
Social trajectory
Professionalization
Life’s history
description Este trabalho foi elaborado a partir do estudo desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo busca, através de narrativas de estudantes egressos do Projeto Prelúdio, analisar a constituição das trajetórias sociais e profissionais desses sujeitos. O Projeto Prelúdio foi criado em 1982, com vínculo institucional à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, desde então, visa musicalizar crianças e jovens dos 5 aos 17 anos. Com a criação dos Institutos Federais, em dezembro de 2008, o Projeto Prelúdio foi integrado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, como um Programa de Extensão Institucional. A análise aqui desenvolvida foi fundamentada por uma pesquisa de natureza qualitativa e uma metodologia que abordou o estudo de caso e histórias de vida para alcançar os resultados aqui discorridos. Foram selecionados cinco egressos do Projeto Prelúdio e adotou-se a entrevista semiestruturada como forma de coletar as informações, considerando a livre expressão dos sujeitos para narrarem suas histórias de vida, bem como as concepções e os sentidos construídos e concebidos como determinantes às suas escolhas profissionais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-21T02:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060099
url http://hdl.handle.net/10183/172758
identifier_str_mv 001060099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/1/001060099.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/2/001060099.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172758/3/001060099.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bd3aa8babed88eac7a54700c5cace9c
b49f4dba49d2e2d02c54c00be6c5d8bd
413c1beb1d9ea4ca8554695e9b1356d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065096259698688