“Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ramos, Tanise Müller
Orientador(a): Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/115964
Resumo: A presente tese tem como objetivo apresentar, problematizar e discutir as implicações da inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, em face da obrigatoriedade trazida pela lei 10.639/2003, nas narrativas e identidades de estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica em uma escola pública federal situada em Porto Alegre/RS, na qual situações de racismo eram identificadas cotidianamente. Nessa investigação, realizada a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, sob uma abordagem pós-estruturalista, recebe destaque o papel da linguagem enquanto constituidora de realidades, sujeitos e identidades, tendo as abordagens de Stuart Hall como um dos focos principais para as análises realizadas. O estudo dedica-se a analisar os efeitos das práticas pedagógicas sobre as identidades discentes orientadas por uma proposta de educação das relações etnicorraciais. Dessa forma, é dado enfoque às narrativas negras produzidas através das práticas pedagógicas, as quais atuam na produção dos sujeitos, que do não-reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira começaram a autodeclararem-se negros afrodescendentes e ou a reconhecerem sua ancestralidade negra. Com o objetivo de viabilizar e visibilizar as referidas narrativas negras, repertórios culturais negros foram inseridos nas oficinas pedagógicas organizadas para os alunos, produzindo outras formas de narrar a história e cultura do povo negro, com o fim de contrapô-las às narrativas eurocentradas historicamente presentes na escola. O estudo indica que as práticas produzidas constituíram narrativas de contraponto à linguagem historicamente constituída sob enfoques eurocêntricos nos processos de escolarização moderna ocidental. Tais narrativas de contraponto, que se referem às narrativas negras no cotidiano escolar, vêm interpelando as identidades discentes, produzindo sujeitos que se posicionam de modo afirmativo enquanto negros, o que, em uma análise mais ampla, poderá estar contribuindo para a construção de uma proposta pedagógica pautada pela educação das relações etnicorraciais.
id URGS_4a4ad5a882e4bddae1b524d7c0e4ea0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115964
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Tanise MüllerXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2015-05-08T01:58:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/115964000964729A presente tese tem como objetivo apresentar, problematizar e discutir as implicações da inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, em face da obrigatoriedade trazida pela lei 10.639/2003, nas narrativas e identidades de estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica em uma escola pública federal situada em Porto Alegre/RS, na qual situações de racismo eram identificadas cotidianamente. Nessa investigação, realizada a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, sob uma abordagem pós-estruturalista, recebe destaque o papel da linguagem enquanto constituidora de realidades, sujeitos e identidades, tendo as abordagens de Stuart Hall como um dos focos principais para as análises realizadas. O estudo dedica-se a analisar os efeitos das práticas pedagógicas sobre as identidades discentes orientadas por uma proposta de educação das relações etnicorraciais. Dessa forma, é dado enfoque às narrativas negras produzidas através das práticas pedagógicas, as quais atuam na produção dos sujeitos, que do não-reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira começaram a autodeclararem-se negros afrodescendentes e ou a reconhecerem sua ancestralidade negra. Com o objetivo de viabilizar e visibilizar as referidas narrativas negras, repertórios culturais negros foram inseridos nas oficinas pedagógicas organizadas para os alunos, produzindo outras formas de narrar a história e cultura do povo negro, com o fim de contrapô-las às narrativas eurocentradas historicamente presentes na escola. O estudo indica que as práticas produzidas constituíram narrativas de contraponto à linguagem historicamente constituída sob enfoques eurocêntricos nos processos de escolarização moderna ocidental. Tais narrativas de contraponto, que se referem às narrativas negras no cotidiano escolar, vêm interpelando as identidades discentes, produzindo sujeitos que se posicionam de modo afirmativo enquanto negros, o que, em uma análise mais ampla, poderá estar contribuindo para a construção de uma proposta pedagógica pautada pela educação das relações etnicorraciais.La presente tesis tiene como objetivo presentar, problematizar y discutir las implicancias de la inclusión de la enseñanza de historia y cultura africana y afrobrasilera, a partir de la obligatoriedad presentada por la ley 10.639/2013, en narrativas e identidades de estudiantes de los Años Iniciales de la Educación Básica en una escuela pública federal situada en Porto Alegre/RS, en la cual se identificaron diariamente situaciones racistas. En esta investigación, realizada a partir de la perspectiva de los Estudios Culturales en Educación, bajo un abordaje posestructuralista, recibe destaque el papel del lenguaje como constituyente de realidades, sujetos e identidades, considerando Stuart Hall como un foco importante para los análisis. El estudio se dedica a analizar los efectos de las prácticas pedagógicas sobre las identidades discentes orientadas por una propuesta de educación de las relaciones etnorraciales. De esa forma, se da enfoque a las narrativas negras producidas a través de las prácticas pedagógicas, las cuales actúan en la producción de los sujetos, que pasaron de no reconocer la historia y cultura africana y afrobrasilera a comenzar a autodeclararse negros afrodescendientes y o a reconocer su ancestralidad negra. Con el objetivo de viabilizar y visualizar las referidas narrativas negras, fueron incluidos repertorios culturales negros en los talleres pedagógicos organizados por los alumnos, produciendo otras formas de narrar la historia y cultura del pueblo negro, con el fin de contraponerlas a las históricas narrativas eurocentradas presentes en la escuela. El estudio indica que las prácticas producidas constituyeron narrativas de contrapunto al lenguaje historicamente constituído bajo enfoques eurocéntricos en los procesos de escolarización moderna occidental. Tales narrativas de contrapunto, que se refieren a las narrativas negras en el cotidiano escolar, vienen interpelando las identidades discentes, produciendo sujetos que se posicionan de modo afirmativo como negros, lo que, en un análisis más amplio, podrá estar contribuyendo para la construcción de una propuesta pedagógica marcada por la educación de las relaciones etnicorraciales.application/pdfporEstudos culturaisNarrativaIdentidade culturalPrática pedagógicaNegrosEtniaRaçaEstudios culturales en educaciónNarrativasPrácticas pedagógicasIdentidad culturalHistoria y cultura africana y afro-brasileraEducación de las relaciones etnorraciales“Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964729.pdf000964729.pdfTexto completoapplication/pdf1334625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/1/000964729.pdfa233995ed10a00917651a3c69cd0b9a6MD51TEXT000964729.pdf.txt000964729.pdf.txtExtracted Texttext/plain350508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/2/000964729.pdf.txtb27c3f76b61cc084f834611f82c0ebecMD52THUMBNAIL000964729.pdf.jpg000964729.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/3/000964729.pdf.jpg191c17f327817e863d21fa04f3b24a2fMD5310183/1159642018-10-22 07:50:10.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:50:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
title “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
spellingShingle “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
Ramos, Tanise Müller
Estudos culturais
Narrativa
Identidade cultural
Prática pedagógica
Negros
Etnia
Raça
Estudios culturales en educación
Narrativas
Prácticas pedagógicas
Identidad cultural
Historia y cultura africana y afro-brasilera
Educación de las relaciones etnorraciales
title_short “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
title_full “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
title_fullStr “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
title_full_unstemmed “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
title_sort “Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
author Ramos, Tanise Müller
author_facet Ramos, Tanise Müller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Tanise Müller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
contributor_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Narrativa
Identidade cultural
Prática pedagógica
Negros
Etnia
Raça
topic Estudos culturais
Narrativa
Identidade cultural
Prática pedagógica
Negros
Etnia
Raça
Estudios culturales en educación
Narrativas
Prácticas pedagógicas
Identidad cultural
Historia y cultura africana y afro-brasilera
Educación de las relaciones etnorraciales
dc.subject.spa.fl_str_mv Estudios culturales en educación
Narrativas
Prácticas pedagógicas
Identidad cultural
Historia y cultura africana y afro-brasilera
Educación de las relaciones etnorraciales
description A presente tese tem como objetivo apresentar, problematizar e discutir as implicações da inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, em face da obrigatoriedade trazida pela lei 10.639/2003, nas narrativas e identidades de estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica em uma escola pública federal situada em Porto Alegre/RS, na qual situações de racismo eram identificadas cotidianamente. Nessa investigação, realizada a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, sob uma abordagem pós-estruturalista, recebe destaque o papel da linguagem enquanto constituidora de realidades, sujeitos e identidades, tendo as abordagens de Stuart Hall como um dos focos principais para as análises realizadas. O estudo dedica-se a analisar os efeitos das práticas pedagógicas sobre as identidades discentes orientadas por uma proposta de educação das relações etnicorraciais. Dessa forma, é dado enfoque às narrativas negras produzidas através das práticas pedagógicas, as quais atuam na produção dos sujeitos, que do não-reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira começaram a autodeclararem-se negros afrodescendentes e ou a reconhecerem sua ancestralidade negra. Com o objetivo de viabilizar e visibilizar as referidas narrativas negras, repertórios culturais negros foram inseridos nas oficinas pedagógicas organizadas para os alunos, produzindo outras formas de narrar a história e cultura do povo negro, com o fim de contrapô-las às narrativas eurocentradas historicamente presentes na escola. O estudo indica que as práticas produzidas constituíram narrativas de contraponto à linguagem historicamente constituída sob enfoques eurocêntricos nos processos de escolarização moderna ocidental. Tais narrativas de contraponto, que se referem às narrativas negras no cotidiano escolar, vêm interpelando as identidades discentes, produzindo sujeitos que se posicionam de modo afirmativo enquanto negros, o que, em uma análise mais ampla, poderá estar contribuindo para a construção de uma proposta pedagógica pautada pela educação das relações etnicorraciais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T01:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115964
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964729
url http://hdl.handle.net/10183/115964
identifier_str_mv 000964729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/1/000964729.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/2/000964729.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115964/3/000964729.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a233995ed10a00917651a3c69cd0b9a6
b27c3f76b61cc084f834611f82c0ebec
191c17f327817e863d21fa04f3b24a2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065030205702144