Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Leal, Ricardo da Rosa
Orientador(a): Schmidt, Paulo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/27193
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da utilização de instrumentos adequados para mensurar o retorno obtido através do relacionamento com os clientes. Inúmeras são as tentativas de buscar alguma forma de diferenciação com relação aos concorrentes, visando obter o reconhecimento e a preferência desses clientes, seja através de produtos diferenciados, em tamanhos, embalagens, estrutura, seja no nível de serviços ofertados desde a venda, passando por entrega, pós venda, entre outros. Além de demonstrar que a utilização de metodologias tradicionais de custeio pode gerar informações inadequadas, e como consequência, decisões distorcidas, será sugerida uma abordagem diferenciada, através da aplicação do conceito de gestão estratégica de custos, mais especificamente, da metodologia Time Driven Activity Based Costing (TDABC). O trabalho sugere a construção de um instrumento que viabilize a identificação de informações mais precisas sobre a real rentabilidade dos clientes, mediante os diferentes produtos e níveis de serviços ofertados.
id URGS_5204847a3313bcd741196d040bdfc95e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27193
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Leal, Ricardo da RosaSchmidt, Paulo2010-12-29T04:20:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/27193000762317O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da utilização de instrumentos adequados para mensurar o retorno obtido através do relacionamento com os clientes. Inúmeras são as tentativas de buscar alguma forma de diferenciação com relação aos concorrentes, visando obter o reconhecimento e a preferência desses clientes, seja através de produtos diferenciados, em tamanhos, embalagens, estrutura, seja no nível de serviços ofertados desde a venda, passando por entrega, pós venda, entre outros. Além de demonstrar que a utilização de metodologias tradicionais de custeio pode gerar informações inadequadas, e como consequência, decisões distorcidas, será sugerida uma abordagem diferenciada, através da aplicação do conceito de gestão estratégica de custos, mais especificamente, da metodologia Time Driven Activity Based Costing (TDABC). O trabalho sugere a construção de um instrumento que viabilize a identificação de informações mais precisas sobre a real rentabilidade dos clientes, mediante os diferentes produtos e níveis de serviços ofertados.This final paper has the objective of demonstrating the importance of the correct usage of some tools to measure the response obtained through the relationship built with customers. The attempts to reach, somehow, the differentiation towards the competitors are countless, always trying to obtain the acknowledgment and preference of these customers. This can be through differentiated products, in terms of size, packaging, structure or in terms of the service level offered from sale, going through delivery, after sales, among others. Besides demonstrating that the usage of traditional methodologies can generate inadequate information, and as a consequence, distorted decisions, a differentiated approach will be suggested, through the application of the concept of strategic cost management, more specifically, Time Driven Activity Based Costing (TDABC). This paper suggests the development of a tool that makes the identification of more precise information possible about the real profitability of clients, concerning the different products and levels of services offered.application/pdfporCusteio baseado em atividadesCompetitividadeGestão estratégicaCustoRentabilidadeCompetitivenessRelationship with the clientsStrategic cost managementActivity based costing (ABC)Time driven activity based costing (TDABC)Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762317.pdf000762317.pdfTexto completoapplication/pdf668111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/1/000762317.pdf5766b828266e30ba4e2810b4336544f4MD51TEXT000762317.pdf.txt000762317.pdf.txtExtracted Texttext/plain150207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/2/000762317.pdf.txtaecd9e5fea46d725338cb2f3995bc44fMD52THUMBNAIL000762317.pdf.jpg000762317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/3/000762317.pdf.jpgefb6f999cedd330a15f137d76b35fd26MD5310183/271932018-10-11 08:57:53.521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:57:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
title Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
spellingShingle Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
Leal, Ricardo da Rosa
Custeio baseado em atividades
Competitividade
Gestão estratégica
Custo
Rentabilidade
Competitiveness
Relationship with the clients
Strategic cost management
Activity based costing (ABC)
Time driven activity based costing (TDABC)
title_short Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
title_full Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
title_fullStr Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
title_full_unstemmed Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
title_sort Avaliação da rentabilidade do relacionamento com clientes em uma empresa de varejo
author Leal, Ricardo da Rosa
author_facet Leal, Ricardo da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Ricardo da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Paulo
contributor_str_mv Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Custeio baseado em atividades
Competitividade
Gestão estratégica
Custo
Rentabilidade
topic Custeio baseado em atividades
Competitividade
Gestão estratégica
Custo
Rentabilidade
Competitiveness
Relationship with the clients
Strategic cost management
Activity based costing (ABC)
Time driven activity based costing (TDABC)
dc.subject.eng.fl_str_mv Competitiveness
Relationship with the clients
Strategic cost management
Activity based costing (ABC)
Time driven activity based costing (TDABC)
description O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da utilização de instrumentos adequados para mensurar o retorno obtido através do relacionamento com os clientes. Inúmeras são as tentativas de buscar alguma forma de diferenciação com relação aos concorrentes, visando obter o reconhecimento e a preferência desses clientes, seja através de produtos diferenciados, em tamanhos, embalagens, estrutura, seja no nível de serviços ofertados desde a venda, passando por entrega, pós venda, entre outros. Além de demonstrar que a utilização de metodologias tradicionais de custeio pode gerar informações inadequadas, e como consequência, decisões distorcidas, será sugerida uma abordagem diferenciada, através da aplicação do conceito de gestão estratégica de custos, mais especificamente, da metodologia Time Driven Activity Based Costing (TDABC). O trabalho sugere a construção de um instrumento que viabilize a identificação de informações mais precisas sobre a real rentabilidade dos clientes, mediante os diferentes produtos e níveis de serviços ofertados.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-29T04:20:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27193
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762317
url http://hdl.handle.net/10183/27193
identifier_str_mv 000762317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/1/000762317.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/2/000762317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27193/3/000762317.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5766b828266e30ba4e2810b4336544f4
aecd9e5fea46d725338cb2f3995bc44f
efb6f999cedd330a15f137d76b35fd26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064953769754624