Ensino para jovens e adultos : a contextualização como meio de motivação e de compreensão da química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline da Silva
Orientador(a): Salgado, Tania Denise Miskinis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194350
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um grande desafio hoje no Brasil: muitos jovens e muitos adultos têm ingressado nessa modalidade de ensino. O crescimento da busca dos jovens pela EJA tem relação com suas realidades de vida, pois grande parte deles estuda em um turno e trabalha nos demais. Já os adultos buscam acesso a melhores empregos e melhores salários. Sendo assim, tanto jovens quanto adultos acessam a EJA para terminar seus estudos em tempos menores. Com isso, vêm as dificuldades de compreensão dos conceitos das ciências ditas exatas em geral e da Química em particular. Nesse contexto, a professora pesquisadora investigou de que forma a abordagem de conceitos científicos por meio do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) influenciou a compreensão desses conceitos, no âmbito da disciplina de Química, por estudantes da EJA da sexta etapa, ou seja, o equivalente ao segundo e terceiro ano do ensino médio regular, de uma escola privada de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi fundamentada sobre as contribuições teóricas de Paulo Freire, e a perspectiva CTS de Wildson Santos. Para tanto, com o intuito de contextualizar o ensino, foram abordados temas da Química com base no enfoque CTSA, objetivando a promoção do conhecimento emancipatório do estudante. Como estratégias de avaliação coerentes com a proposta de ensino, foram adotadas a avaliação mediadora e a avaliação emancipatória. O trabalho foi realizado com duas turmas de sexta etapa da EJA. A coleta de dados foi feita por instrumentos diversos: registros no diário de campo, questionários, entrevistas e trabalhos realizados pelos estudantes como forma de conclusão dos semestres letivos. A análise desses dados gerou a discussão dos resultados obtidos durante a pesquisa e os artigos que compõem a presente dissertação. As entrevistas com os estudantes, após o final de cada semestre, mostraram que a proposta de relacionar seu dia a dia com a aplicação dos conceitos científicos, por meio da abordagem CTSA, bem como a abordagem emancipatória do conhecimento ao longo de todo o período letivo, propiciaram a melhoria da compreensão dos conceitos por parte dos estudantes.
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Nesse contexto, a professora pesquisadora investigou de que forma a abordagem de conceitos científicos por meio do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) influenciou a compreensão desses conceitos, no âmbito da disciplina de Química, por estudantes da EJA da sexta etapa, ou seja, o equivalente ao segundo e terceiro ano do ensino médio regular, de uma escola privada de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi fundamentada sobre as contribuições teóricas de Paulo Freire, e a perspectiva CTS de Wildson Santos. Para tanto, com o intuito de contextualizar o ensino, foram abordados temas da Química com base no enfoque CTSA, objetivando a promoção do conhecimento emancipatório do estudante. Como estratégias de avaliação coerentes com a proposta de ensino, foram adotadas a avaliação mediadora e a avaliação emancipatória. O trabalho foi realizado com duas turmas de sexta etapa da EJA. A coleta de dados foi feita por instrumentos diversos: registros no diário de campo, questionários, entrevistas e trabalhos realizados pelos estudantes como forma de conclusão dos semestres letivos. A análise desses dados gerou a discussão dos resultados obtidos durante a pesquisa e os artigos que compõem a presente dissertação. As entrevistas com os estudantes, após o final de cada semestre, mostraram que a proposta de relacionar seu dia a dia com a aplicação dos conceitos científicos, por meio da abordagem CTSA, bem como a abordagem emancipatória do conhecimento ao longo de todo o período letivo, propiciaram a melhoria da compreensão dos conceitos por parte dos estudantes.Youth and Adult Education (YAE) is a great challenge today in Brazil: many young people and many adults have entered this education modality. The growth of the youth search for the YAE is related to their realities of life, since most of them study in one shift and work in the others. As for adults, they seek access to better jobs and better wages. Thus, both young and older people choose the YAE to finish their studies in shorter times. With this, come the difficulties of understanding the concepts of the so-called exact sciences in general, and of chemistry in particular. In this context, the researcher teacher investigated how the approach of scientific concepts through the STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach influenced the understanding of these concepts, within the Chemistry subject, of YAE students from a Rio Grande do Sul countryside private school. The theoretical contributions from Paulo Freire, and the STS perspective from Wildson Santos were the theoretical basis of this work. With this purpose, chemical themes were discussed in order to contextualize their teaching based on the STSE approach, focusing on the promotion of emancipatory knowledge of the student. As evaluation strategies consistent with the teaching proposal, mediatory evaluation and emancipatory evaluation were adopted. The work was done by the researcher teacher to two groups of sixth stage of the YAE, equivalent to 2nd. and 3rd. years of high school. The data were collected by several instruments: records in the field diary, questionnaires, interviews and semester conclusion school works made by the students. The analysis of this data generated the discussion of the results obtained during the research and the articles that make up the present dissertation. Interviews with students, after the end of each semester, showed that the proposal of relating their day to day experience with the application of scientific concepts, by means of STSE approach, as well as the emancipatory approach to knowledge throughout the academic period, provided the increase in students' understanding of concepts.application/pdfporEnsino de quimicaEnsino de ciênciasEducação de jovens e adultosCiência, tecnologia e sociedade (CTS)ContextualizationEmancipatory knowledgeSTSEChemistry teachingYouth and Adult EducationEnsino para jovens e adultos : a contextualização como meio de motivação e de compreensão da químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085361.pdf.txt001085361.pdf.txtExtracted Texttext/plain208697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194350/2/001085361.pdf.txtb3b55b5be8fa5d67d4c48cf34974e234MD52ORIGINAL001085361.pdfTexto completoapplication/pdf1464707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194350/1/001085361.pdfa27158a9c946bfd1b62ddbbc69994cc0MD5110183/1943502022-05-29 04:32:33.719803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-29T07:32:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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