Bullying e sintomas psicóticos em crianças e adolescentes com transtorno bipolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Acosta, Jandira Rahmeier
Orientador(a): Passos, Ives Cavalcante
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196885
Resumo: O transtorno bipolar com início na infância ou adolescência (TBIA), em comparação com início na vida adulta, está associado com um curso mais grave. Sintomas psicóticos são comuns no TBIA e estão associados com fatores de pior prognóstico da doença como quadros menos episódicos, ciclagem, comorbidades com outros transtornos psiquiátricos, comportamento suicida e hospitalizações. Traumas na infância também estão relacionados com sintomas psicóticos no transtorno bipolar (TB). Bullying vem sendo estudado no contexto de traumas na infância nos últimos anos e vários estudos com amostras comunitárias mostram aumento de risco para experiências psicóticas naqueles que sofreram bullying. Porém, os estudos avaliando a relação entre bullying e sintomas psicóticos com transtornos psiquiátricos são escassos e com resultados mistos. Não encontramos nenhum estudo sobre sintomas psicóticos e bullying no TBIA. O objetivo primário deste estudo foi avaliar a relação de história de sintomas psicóticos com bullying e secundariamente, com variáveis clínicas. Foram incluídos 64 crianças e adolescentes com TB, das quais 21 relataram história de psicose. Na análise estatística univariada, nível socioeconômico mais baixo, maior gravidade da doença na avaliação, bullying e comportamento suicida foram associados com sintomas psicóticos. Na regressão logística, a associação permaneceu significativa somente com bullying e comportamento suicida, com OR de 7.3; (95%CI= 2 - 32) e de 7.6 (95%IC = 1.5 – 47.8), respectivamente. Uma análise suplementar com modelo de machine learning mostrou que as variáveis preditoras mais relevantes para diferenciar os pacientes com sintomas psicóticos foram bullying, gravidade da doença (CGI) e comportamento suicida (acurácia = 75%, AUC = 0.86). Sintomas psicóticos podem servir como indicador de pior curso e prognóstico da doença e sua expressão pode estar relacionada com a vulnerabilidade genética e ambiental, como bullying. Bullying é uma variável modificável e sua correlação com psicose em nosso estudo mostra a importância de integrar a escola na abordagem terapêutica do TBIA.
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Não encontramos nenhum estudo sobre sintomas psicóticos e bullying no TBIA. O objetivo primário deste estudo foi avaliar a relação de história de sintomas psicóticos com bullying e secundariamente, com variáveis clínicas. Foram incluídos 64 crianças e adolescentes com TB, das quais 21 relataram história de psicose. Na análise estatística univariada, nível socioeconômico mais baixo, maior gravidade da doença na avaliação, bullying e comportamento suicida foram associados com sintomas psicóticos. Na regressão logística, a associação permaneceu significativa somente com bullying e comportamento suicida, com OR de 7.3; (95%CI= 2 - 32) e de 7.6 (95%IC = 1.5 – 47.8), respectivamente. Uma análise suplementar com modelo de machine learning mostrou que as variáveis preditoras mais relevantes para diferenciar os pacientes com sintomas psicóticos foram bullying, gravidade da doença (CGI) e comportamento suicida (acurácia = 75%, AUC = 0.86). Sintomas psicóticos podem servir como indicador de pior curso e prognóstico da doença e sua expressão pode estar relacionada com a vulnerabilidade genética e ambiental, como bullying. Bullying é uma variável modificável e sua correlação com psicose em nosso estudo mostra a importância de integrar a escola na abordagem terapêutica do TBIA.Pediatric Bipolar Disorder (PBD) is associated with a more severe course compared to bipolar disorder in adults. Psychotic symptoms are common in PBD and are associated with worse outcomes such as cycling episodes, comorbidities with other psychiatric disorders, suicidal behavior, and hospitalizations. Childhood trauma is also related to psychotic symptoms in BD. Bullying has been studied in the context of childhood trauma in recent years and several studies in the general population showed an increased risk for psychotic experiences in those who have suffered bullying. However, studies evaluating this relationship in clinical samples are less common and the results are mixed. We did not find any study on psychotic symptoms and bullying in PBD in the scientific literature. The primary aim of this study was to assess the association between psychotic symptoms and bullying. The secondary aim was to assess the association between psychosis and clinical and demographic variables. Sixty-four children and adolescents with BD were included, of those, 21 reported a history of psychosis. In the univariate analysis, lower socioeconomic level, higher severity of symptoms in the evaluation, bullying and suicidal behavior were associated with psychotic symptoms. In the logistic regression, the association remained significant only with bullying and suicidal behavior, with an OR of 7.3; (95% CI = 2-32) and 7.6 (95% CI = 1.5-47.8), respectively. A supplementary analysis with a machine learning model showed that the most relevant predictor variables to differentiate patients with psychotic symptoms were bullying, disease severity (CGI), and suicidal behavior (accuracy = 75%, AUC = 0.86). Psychotic symptoms may serve as indicator of poor prognosis of the disease and its expression may be related to genetic and environmental vulnerability, such as bullying. Bullying is a modifiable risk factor and its relationship with psychosis in our study shows the importance of integrating schools in the treatment of PBD.application/pdfporTranstorno bipolarCriançaBullyingAdolescenteIdeação suicidaAlucinaçõesDelírioBullying e sintomas psicóticos em crianças e adolescentes com transtorno bipolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do ComportamentoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094839.pdf.txt001094839.pdf.txtExtracted Texttext/plain101042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196885/2/001094839.pdf.txt1373b0cfa69d98f8ecc4a68e989af0e7MD52ORIGINAL001094839.pdfTexto completoapplication/pdf557042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196885/1/001094839.pdf50602ae4b0c8d87bc801e23ee88d0ef7MD5110183/1968852019-07-13 02:36:14.198067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-13T05:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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