Raciocínio quantitativo e compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fidelis, Janaína Mota
Orientador(a): Dorneles, Beatriz Vargas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/249045
Resumo: O raciocínio quantitativo tem sido estudado como preditor do desempenho matemático. Ao mesmo tempo, a influência da compreensão leitora na matemática é pouco estudada na literatura, mas parece importante para a resolução de problemas, visto que envolve a compreensão de tarefas lidas. Assim, o objetivo geral dessa dissertação é compreender as relações que se estabelecem entre as habilidades de raciocínio quantitativo e compreensão leitora e a resolução de problemas matemáticos. Para tanto, foram realizados dois estudos, apresentados em forma de artigo. A pesquisa contou com uma amostra de 127 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da rede municipal de Porto Alegre – RS. O primeiro estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre o raciocínio quantitativo e a resolução de problemas matemáticos. Para isso, foram verificadas as estratégias utilizadas na solução das questões a partir da divisão da amostra em quatro categorias de desempenho nas tarefas: sucesso em raciocínio quantitativo e em resolução de problemas; sucesso em raciocínio quantitativo e fracasso em resolução de problemas; fracasso em raciocínio quantitativo e sucesso em resolução de problemas; e fracasso em raciocínio quantitativo e em resolução de problemas. O segundo estudo buscou analisar as relações entre a habilidade de compreensão leitora e o desempenho na resolução de problemas matemáticos. Para viabilizar a pesquisa, dividiu-se a amostra em três categorias de desempenho de acordo com a tarefa de compreensão leitora (TCL): baixo, médio e alto. Em cada categoria da TCL, raciocínio quantitativo e resolução de problemas também foram segmentados nas mesmas subcategorias de desempenho. Os resultados do primeiro estudo indicaram relação significativa entre raciocínio quantitativo e resolução de problemas matemáticos. Além disso, verificou-se que as estratégias mais eficientes ocorreram entre os estudantes com melhores desempenhos tanto em raciocínio quantitativo, quanto em resolução de problemas. No segundo estudo verificou-se que houve correlação significativa entre compreensão leitora e resolução de problemas, contudo não foi encontrada associação direta entre as categorias de desempenho nessas tarefas, somente entre resolução de problemas e raciocínio quantitativo. Por isso, confirma-se a influência do raciocínio quantitativo no desempenho matemático e defende-se que para a resolução de problemas é necessário compreender uma linguagem específica do vocabulário matemático, exigindo uma compreensão leitora própria dessa área do conhecimento.
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Para isso, foram verificadas as estratégias utilizadas na solução das questões a partir da divisão da amostra em quatro categorias de desempenho nas tarefas: sucesso em raciocínio quantitativo e em resolução de problemas; sucesso em raciocínio quantitativo e fracasso em resolução de problemas; fracasso em raciocínio quantitativo e sucesso em resolução de problemas; e fracasso em raciocínio quantitativo e em resolução de problemas. O segundo estudo buscou analisar as relações entre a habilidade de compreensão leitora e o desempenho na resolução de problemas matemáticos. Para viabilizar a pesquisa, dividiu-se a amostra em três categorias de desempenho de acordo com a tarefa de compreensão leitora (TCL): baixo, médio e alto. Em cada categoria da TCL, raciocínio quantitativo e resolução de problemas também foram segmentados nas mesmas subcategorias de desempenho. Os resultados do primeiro estudo indicaram relação significativa entre raciocínio quantitativo e resolução de problemas matemáticos. Além disso, verificou-se que as estratégias mais eficientes ocorreram entre os estudantes com melhores desempenhos tanto em raciocínio quantitativo, quanto em resolução de problemas. No segundo estudo verificou-se que houve correlação significativa entre compreensão leitora e resolução de problemas, contudo não foi encontrada associação direta entre as categorias de desempenho nessas tarefas, somente entre resolução de problemas e raciocínio quantitativo. Por isso, confirma-se a influência do raciocínio quantitativo no desempenho matemático e defende-se que para a resolução de problemas é necessário compreender uma linguagem específica do vocabulário matemático, exigindo uma compreensão leitora própria dessa área do conhecimento.Quantitative reasoning has been studied as a predictor of mathematical performance. At the same time, the influence of reading comprehension on mathematics is little studied in the literature, but it seems important for solving word problems, since it involves the understanding of tasks that should be read. So, the general objective of this dissertation is to understand the relationships established between the skills of quantitative reasoning and reading comprehension and the resolution of word problems. To this end, two studies were carried out, presented in the form of an article. The research included a sample of 127 students from the 3rd and 4th grades of elementary school from two public schools in the municipal network of Porto Alegre - Rio Grande do Sul. The aim of the first study was to analyze the relations between quantitative reasoning and word problems solving. For this, the strategies used to solve the problems were verified based on the division of the sample into 4 performance categories: success in quantitative reasoning and in word problem solving; success in quantitative reasoning and failure in word problem solving; failure in quantitative reasoning and success in word problem solving; and failure in quantitative reasoning and in word problem solving. The second study aimed to analyze the relations between reading comprehension skills and performance in word problem solving. To make the research feasible, the sample was divided into 3 performance categories according to the reading comprehension task (RCT): low, medium and high. In each RCT category, quantitative reasoning and problem solving were also segmented into the same subcategories of performance. The results of the first study indicated a significant relation between quantitative reasoning and word problem solving. In addition, it was found that the most efficient strategies occurred among students with better performances both in quantitative reasoning and in word problem solving. In the second study, it was found that there was a significant correlation between reading comprehension and word problem solving, however, no direct association was found between the performance categories in these tasks, only between word problem solving and quantitative reasoning. For this reason, the influence of quantitative reasoning on mathematical performance is confirmed and it is argued that for word problem solving it is necessary to understand a specific language of the mathematical vocabulary, requiring a reading comprehension proper to that area of knowledge.application/pdfporResolução de problemasRaciocinio quantitativoProblemas matemáticosCriançasWord Problem SolvingQuantitative ReasoningReading ComprehensionProblem Solving StrategyRaciocínio quantitativo e compreensão leitora na resolução de problemas matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120948.pdf.txt001120948.pdf.txtExtracted Texttext/plain307225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249045/2/001120948.pdf.txt6fbaed15fab36df0043b5a4cb182378dMD52ORIGINAL001120948.pdfTexto completoapplication/pdf3066552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249045/1/001120948.pdf7861c17602d3cc6b4be5eb252003a45bMD5110183/2490452022-09-17 05:10:54.173106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-17T08:10:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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