"A gente pode fazer casa do jeito que a gente quiser"? : ações propositoras e materiais provocadores ampliando o imaginário infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Diefenthäler, Daniela da Rosa Linck
Orientador(a): Cunha, Susana Rangel Vieira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Art
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/200727
Resumo: A presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis estão impregnados de formas padronizadas no que se referem à representação da casa, foi elaborada uma pesquisa junto a um grupo de crianças de uma turma de Educação Infantil, na faixa etária de seis anos de idade, em uma escola da rede municipal da cidade de Portão, Rio Grande do Sul. A intenção consistia em problematizar essas representações e desafiar as crianças a produzirem outras imagens. A Pesquisa Mediada, denominação que utilizo, relata e analisa um conjunto de Ações Propositoras e Materiais Provocadores que foram criados e utilizados para ampliação do imaginário infantil. Esta dissertação teve como referência os Estudos da Cultura Visual, imaginário, ensino de arte e infâncias.
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spelling Diefenthäler, Daniela da Rosa LinckCunha, Susana Rangel Vieira da2019-10-15T03:45:42Z2009http://hdl.handle.net/10183/200727000723735A presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis estão impregnados de formas padronizadas no que se referem à representação da casa, foi elaborada uma pesquisa junto a um grupo de crianças de uma turma de Educação Infantil, na faixa etária de seis anos de idade, em uma escola da rede municipal da cidade de Portão, Rio Grande do Sul. A intenção consistia em problematizar essas representações e desafiar as crianças a produzirem outras imagens. A Pesquisa Mediada, denominação que utilizo, relata e analisa um conjunto de Ações Propositoras e Materiais Provocadores que foram criados e utilizados para ampliação do imaginário infantil. Esta dissertação teve como referência os Estudos da Cultura Visual, imaginário, ensino de arte e infâncias.This study investigated the notion of home in visual art productions by children. Based on the author’s experience as an Art teacher and her observations that children’s drawings are full of standard patterns to represent home, this study was conducted with a group of 6-year-old children in a pre-school class of a municipal school in the city of Portão, Brazil, to analyze standard patterns and challenge children to produce other representations of home. This mediated study, the name assigned to its method, described and analyzed a set of propositions and provoking materials created and used with the purpose of expanding children’s imagery. This study’s references were drawn from visual culture studies in the areas of the imagery, art education and childhood.application/pdfporCultura visualArteEnsinoInfânciaImaginárioArtEducationVisual cultureImaginaryChildhood"A gente pode fazer casa do jeito que a gente quiser"? : ações propositoras e materiais provocadores ampliando o imaginário infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000723735.pdf.txt000723735.pdf.txtExtracted Texttext/plain289879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200727/2/000723735.pdf.txt587f03f3b5ee7cfef3af32e35ea0c5dcMD52ORIGINAL000723735.pdfTexto completoapplication/pdf10869806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200727/1/000723735.pdff341fae9b8181614f4bae574f4e679b6MD5110183/2007272019-10-16 03:46:55.081581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-16T06:46:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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