Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Raupp, Raquel Schiavon
Orientador(a): Becker, Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/16184
Resumo: Este estudo aborda a visão que o professor possui das dificuldades de aprendizagem. Tem como base teórica a Epistemologia Genética, focando mais especificamente a Tomada de Consciência. Delineou-se a pesquisa através de uma metodologia embasada na investigação qualitativa. O problema de pesquisa procurou questionar a visão que o docente tem de seus alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com docentes de ensino fundamental e médio. As categorias de análise foram criadas no estudo dos dados coletados. Seus achados demonstram desconhecimento das patologias de aprendizagem por parte dos professores, assim como ausência de tomada de consciência das relações entre o uso de uma metodologia inadequada e as dificuldades de aprendizagem. Os docentes demonstram que não avaliam sua forma de ensino, nem tampouco se questionam em relação ao fracasso da aprendizagem dos alunos. Relatam como causa das suas limitações a restrita formação universitária. Como conclusão, afirmase o desconhecimento do professor das dificuldades de aprendizagem e a necessária adequação dos currículos universitários, tendo em vista a inclusão de disciplinas que tratem das alterações na aprendizagem encontradas pelos docentes em sala de aula.
id URGS_58b1d61f353b8d0978c2982857ffa0f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16184
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Raupp, Raquel SchiavonBecker, Fernando2009-06-23T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/16184000698249Este estudo aborda a visão que o professor possui das dificuldades de aprendizagem. Tem como base teórica a Epistemologia Genética, focando mais especificamente a Tomada de Consciência. Delineou-se a pesquisa através de uma metodologia embasada na investigação qualitativa. O problema de pesquisa procurou questionar a visão que o docente tem de seus alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com docentes de ensino fundamental e médio. As categorias de análise foram criadas no estudo dos dados coletados. Seus achados demonstram desconhecimento das patologias de aprendizagem por parte dos professores, assim como ausência de tomada de consciência das relações entre o uso de uma metodologia inadequada e as dificuldades de aprendizagem. Os docentes demonstram que não avaliam sua forma de ensino, nem tampouco se questionam em relação ao fracasso da aprendizagem dos alunos. Relatam como causa das suas limitações a restrita formação universitária. Como conclusão, afirmase o desconhecimento do professor das dificuldades de aprendizagem e a necessária adequação dos currículos universitários, tendo em vista a inclusão de disciplinas que tratem das alterações na aprendizagem encontradas pelos docentes em sala de aula.This study approaches the teachers' vision of the learning difficulties. Its theoretical base is Genetic Epistemology, specifically focusing on Becoming Conscient. The research is delineated through a methodology based in the qualitative inquiry. The research problem questioned the relation between the docent and students with learning difficulties. The data was collected from interviews semi-structures, inspired by Piaget's clinical boarding, with docents from both Junior High and High School. The categories of analysis were created during the study of the collected data. Its results demonstrate the teachers' unfamiliarity to learning pathologies, as well as absence of Becoming Conscient about the relation between the use of an inadequate methodology and the difficulties of learning. The docents demonstrate that they do not evaluate their own teaching methods, neither question themselves on the failure of the learning. They claim that the cause of their limitations is the restricted university graduation. As conclusion, the unfamiliarity of the professor with the learning difficulties is noticed, as the necessity of adequacy in the university programs, in which disciplines focusing the learning alterations the professors find in the classroom must be enclosed.application/pdfporEpistemologia genéticaDificuldades de aprendizagemProfessorGenetic epistemologyBecoming conscientTeaching difficultiesLearning difficultiesDocência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000698249.pdf000698249.pdfTexto completoapplication/pdf372621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/1/000698249.pdf5891cd77d2109dc1c8c4605ed8c4a9b4MD51TEXT000698249.pdf.txt000698249.pdf.txtExtracted Texttext/plain167108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/2/000698249.pdf.txt20f88152e87a6a94c9eb4c8b2e74c395MD52THUMBNAIL000698249.pdf.jpg000698249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/3/000698249.pdf.jpg4c49ace39719a017d952e439c9db6536MD5310183/161842018-10-08 08:40:55.596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:40:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
title Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
spellingShingle Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
Raupp, Raquel Schiavon
Epistemologia genética
Dificuldades de aprendizagem
Professor
Genetic epistemology
Becoming conscient
Teaching difficulties
Learning difficulties
title_short Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
title_full Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
title_fullStr Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
title_full_unstemmed Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
title_sort Docência e dificuldade de aprendizagem : tomada de consciência da ação didático-pedagógica
author Raupp, Raquel Schiavon
author_facet Raupp, Raquel Schiavon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raupp, Raquel Schiavon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Dificuldades de aprendizagem
Professor
topic Epistemologia genética
Dificuldades de aprendizagem
Professor
Genetic epistemology
Becoming conscient
Teaching difficulties
Learning difficulties
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Becoming conscient
Teaching difficulties
Learning difficulties
description Este estudo aborda a visão que o professor possui das dificuldades de aprendizagem. Tem como base teórica a Epistemologia Genética, focando mais especificamente a Tomada de Consciência. Delineou-se a pesquisa através de uma metodologia embasada na investigação qualitativa. O problema de pesquisa procurou questionar a visão que o docente tem de seus alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com docentes de ensino fundamental e médio. As categorias de análise foram criadas no estudo dos dados coletados. Seus achados demonstram desconhecimento das patologias de aprendizagem por parte dos professores, assim como ausência de tomada de consciência das relações entre o uso de uma metodologia inadequada e as dificuldades de aprendizagem. Os docentes demonstram que não avaliam sua forma de ensino, nem tampouco se questionam em relação ao fracasso da aprendizagem dos alunos. Relatam como causa das suas limitações a restrita formação universitária. Como conclusão, afirmase o desconhecimento do professor das dificuldades de aprendizagem e a necessária adequação dos currículos universitários, tendo em vista a inclusão de disciplinas que tratem das alterações na aprendizagem encontradas pelos docentes em sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-23T04:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16184
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000698249
url http://hdl.handle.net/10183/16184
identifier_str_mv 000698249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/1/000698249.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/2/000698249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16184/3/000698249.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5891cd77d2109dc1c8c4605ed8c4a9b4
20f88152e87a6a94c9eb4c8b2e74c395
4c49ace39719a017d952e439c9db6536
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064927130681344