A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Basso, Liliane
Orientador(a): Batista, Vilson Joao
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/62048
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção colaborativa do designer no processo de desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva (TA). A intenção dessa proposta foi sugerir uma forma de atuação colaborativa e integrada do designer, que considere o usuário como protagonista de todo o processo e contribua para com os demais profissionais que hoje atuam no desenvolvimento de TA. A proposta objetivou favorecer ainda, o desenvolvimento de produtos mais adequados aos contextos reais e sociais do usuário e que assim potencializem a pessoa com deficiência nas tarefas das atividades diárias com vistas a inclusão social e escolar. Para atingir o objetivo principal da pesquisa, a estratégia adotada foi a realização de uma pesquisa de campo exploratória através da análise de um caso – criança com deficiência, com sete anos de idade, que estava no início da terapia no centro de reabilitação e que frequentava uma escola de ensino regular. Este estudo considerou que as demandas específicas de pessoas com deficiência, sobretudo as crianças, devem merecer a devida atenção para indicarem os atributos a serem considerados com vistas aos requisitos de projeto de produtos assistivos.
id URGS_5eac8a3b5cc792834df766576d76acf2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62048
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Basso, LilianeBatista, Vilson Joao2012-12-28T01:35:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/62048000867041Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção colaborativa do designer no processo de desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva (TA). A intenção dessa proposta foi sugerir uma forma de atuação colaborativa e integrada do designer, que considere o usuário como protagonista de todo o processo e contribua para com os demais profissionais que hoje atuam no desenvolvimento de TA. A proposta objetivou favorecer ainda, o desenvolvimento de produtos mais adequados aos contextos reais e sociais do usuário e que assim potencializem a pessoa com deficiência nas tarefas das atividades diárias com vistas a inclusão social e escolar. Para atingir o objetivo principal da pesquisa, a estratégia adotada foi a realização de uma pesquisa de campo exploratória através da análise de um caso – criança com deficiência, com sete anos de idade, que estava no início da terapia no centro de reabilitação e que frequentava uma escola de ensino regular. Este estudo considerou que as demandas específicas de pessoas com deficiência, sobretudo as crianças, devem merecer a devida atenção para indicarem os atributos a serem considerados com vistas aos requisitos de projeto de produtos assistivos.The development of the social inclusion process, which is built from policies, laws, projects and services, configures a new scenario that demands collective actions from society as a whole. Universities, companies, associations and professionals must think, research and act to create opportunities to effectively enable all individuals to use the built environment, and all products and services integrated within it, with safety and comfort. These collective actions require the participation of several professionals at the places attended by the users, where real demands can be identified and where strategies can be operationalized. The key to achieve this is an integrated and collaborative development process for Assistive technology (AT) products, reinforced through an interdisciplinary work in which the user - a disabled child - is the protagonist of the whole process. Therefore, this study presents a proposal for a collaborative designer's intervention in the Assistive Technology development process. The proposal intends to suggest a form of integrated and collaborative action, which considers the user as the protagonist of the whole process, and also to contribute with other professionals that currently work on the development of new AT products. Additionally, the proposal seeks to favor the creation of products that are more appropriate for the user's social and daily reality, and that because that, are able to potentiate the disabled people on their daily activities in order to accomplish social and educational inclusion. To fulfill this research's main objective, the chosen strategy was to do an exploratory field research through case analysis: disabled child, seven years old, who was starting his treatment at the rehabilitation center and that was at the same time going to regular school. This study considers that the specific demands of disabled people, especially children, deserve a fair amount of attention because they can indicate attributes that should be taken into consideration on the development of assistive technology products.application/pdfporTecnologia assistivaDesenvolvimento de produtoDesign socialInclusão socialSocial inclusionDesign participationSocial designAssistive technologyA contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867041.pdf000867041.pdfTexto completoapplication/pdf7946432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/1/000867041.pdf30b854562fe60edeaa0604f5c5cd26c5MD51TEXT000867041.pdf.txt000867041.pdf.txtExtracted Texttext/plain340796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/2/000867041.pdf.txtca67f230d63e52474f26b003d5da59f0MD52THUMBNAIL000867041.pdf.jpg000867041.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/3/000867041.pdf.jpg5fa3a0e0883a6c35c0110a032d449048MD5310183/620482018-10-16 08:48:06.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:48:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
title A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
spellingShingle A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
Basso, Liliane
Tecnologia assistiva
Desenvolvimento de produto
Design social
Inclusão social
Social inclusion
Design participation
Social design
Assistive technology
title_short A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
title_full A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
title_fullStr A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
title_full_unstemmed A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
title_sort A contribuição do designer no projeto de recursos de tecnologia assistiva : proposta de intervenção colaborativa
author Basso, Liliane
author_facet Basso, Liliane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Liliane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Vilson Joao
contributor_str_mv Batista, Vilson Joao
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Desenvolvimento de produto
Design social
Inclusão social
topic Tecnologia assistiva
Desenvolvimento de produto
Design social
Inclusão social
Social inclusion
Design participation
Social design
Assistive technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Social inclusion
Design participation
Social design
Assistive technology
description Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção colaborativa do designer no processo de desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva (TA). A intenção dessa proposta foi sugerir uma forma de atuação colaborativa e integrada do designer, que considere o usuário como protagonista de todo o processo e contribua para com os demais profissionais que hoje atuam no desenvolvimento de TA. A proposta objetivou favorecer ainda, o desenvolvimento de produtos mais adequados aos contextos reais e sociais do usuário e que assim potencializem a pessoa com deficiência nas tarefas das atividades diárias com vistas a inclusão social e escolar. Para atingir o objetivo principal da pesquisa, a estratégia adotada foi a realização de uma pesquisa de campo exploratória através da análise de um caso – criança com deficiência, com sete anos de idade, que estava no início da terapia no centro de reabilitação e que frequentava uma escola de ensino regular. Este estudo considerou que as demandas específicas de pessoas com deficiência, sobretudo as crianças, devem merecer a devida atenção para indicarem os atributos a serem considerados com vistas aos requisitos de projeto de produtos assistivos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-28T01:35:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/62048
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867041
url http://hdl.handle.net/10183/62048
identifier_str_mv 000867041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/1/000867041.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/2/000867041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62048/3/000867041.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30b854562fe60edeaa0604f5c5cd26c5
ca67f230d63e52474f26b003d5da59f0
5fa3a0e0883a6c35c0110a032d449048
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064987700625408