O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lopez, Danusa Mansur
Orientador(a): Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/27684
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo descrever e analisar atividades do Projeto de Extensão “Repensando o UNIALFAS: propostas alternativas para séries iniciais - o que pode ser mais interessante na escola que a hora do recreio?” Atividades essas propostas sob a forma de oficinas inseridas no Projeto dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, denominado UNIALFAS. Tal prática configura-se como uma proposta pedagógica que inclui em seus objetivos, ações que visam desenvolver aprendizagens diferenciadas, de forma mais lúdica, entre crianças de diferentes faixas etárias reunidas em um mesmo espaço. Para tanto, esta investigação centrou-se no estudo das oficinas o qual resultou nas seguintes considerações possíveis: o espaço do prazer na aprendizagem; a proposição de temáticas diversificadas, vistas como saberes “não escolares”; e o agrupamento de crianças reunidas por interesse e não por faixa etária, forma de organização diferente da habitual presente nos processos escolares modernos. O estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, apoiando-se, para suas reflexões, nas observações realizadas nas oficinas, nas análises de materiais produzidos nas referidas oficinas e nos depoimentos de professores e de alunos sobre o referido projeto. Utiliza-se dos aportes teóricos ligados aos Estudos Culturais em Educação e busca tecer reflexões acerca da instituição escolar que ainda demonstra estar centrada nos moldes concebidos na Modernidade conflitando com as necessidades e os interesses dos alunos da Contemporaneidade.
id URGS_5f54fb5ef88098d6b38c22d895d7a807
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27684
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopez, Danusa MansurXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2011-02-04T05:59:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/27684000766298A presente dissertação tem como objetivo descrever e analisar atividades do Projeto de Extensão “Repensando o UNIALFAS: propostas alternativas para séries iniciais - o que pode ser mais interessante na escola que a hora do recreio?” Atividades essas propostas sob a forma de oficinas inseridas no Projeto dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, denominado UNIALFAS. Tal prática configura-se como uma proposta pedagógica que inclui em seus objetivos, ações que visam desenvolver aprendizagens diferenciadas, de forma mais lúdica, entre crianças de diferentes faixas etárias reunidas em um mesmo espaço. Para tanto, esta investigação centrou-se no estudo das oficinas o qual resultou nas seguintes considerações possíveis: o espaço do prazer na aprendizagem; a proposição de temáticas diversificadas, vistas como saberes “não escolares”; e o agrupamento de crianças reunidas por interesse e não por faixa etária, forma de organização diferente da habitual presente nos processos escolares modernos. O estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, apoiando-se, para suas reflexões, nas observações realizadas nas oficinas, nas análises de materiais produzidos nas referidas oficinas e nos depoimentos de professores e de alunos sobre o referido projeto. Utiliza-se dos aportes teóricos ligados aos Estudos Culturais em Educação e busca tecer reflexões acerca da instituição escolar que ainda demonstra estar centrada nos moldes concebidos na Modernidade conflitando com as necessidades e os interesses dos alunos da Contemporaneidade.This dissertation aims at describing and analyzing the activities promoted by the Extension Project Rethinking UNIALFAS: Alternative Proposals for Initial Grades – what can be more interesting in school than break time?, which were performed in the form of workshops during UNIALFAS, a project involving the initial grades of Colégio de Aplicação, a school associated to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This practice consists of a teaching proposal whose goals include actions aimed at developing distinct learning processes, in a more playful manner, among children in different age brackets gathered in the same place. To this end, this investigation focused on studying said workshops and arrived at the following possible considerations: the importance of joy in the learning process; the proposition of distinct themes known as “non-school” knowledge; and the grouping of children according to interest, not age bracket, an organization form that goes against the methods employed in modern schooling. This study adopts a qualitative ethnographic approach, and its reflections are based on the observations made during the workshops, analyses of material produced in said workshops, and the opinion of teachers and students about the project in question. It also uses the Cultural Studies in Education theoretical framework and seeks to discuss the school establishment which remains centered on Modern models, thus denying the needs and interests of Contemporary students.application/pdfporRecreioAlunoLudicidadePrática pedagógicaRecretionStudentPlayful learningCurriculumTeaching practiceFederal University of Rio Grande do SulSchool of applicationO que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766298.pdf000766298.pdfTexto completoapplication/pdf1388138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/1/000766298.pdf88cf682b25603847555c1fd6f9940fa9MD51TEXT000766298.pdf.txt000766298.pdf.txtExtracted Texttext/plain254571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/2/000766298.pdf.txtc062e5a416798b98b5b42ff32e431fefMD52THUMBNAIL000766298.pdf.jpg000766298.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/3/000766298.pdf.jpg68b7b57bcfe52e8ecea9ab29652cf118MD5310183/276842018-10-11 08:53:30.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:53:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
title O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
spellingShingle O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
Lopez, Danusa Mansur
Recreio
Aluno
Ludicidade
Prática pedagógica
Recretion
Student
Playful learning
Curriculum
Teaching practice
Federal University of Rio Grande do Sul
School of application
title_short O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
title_full O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
title_fullStr O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
title_full_unstemmed O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
title_sort O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
author Lopez, Danusa Mansur
author_facet Lopez, Danusa Mansur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Danusa Mansur
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
contributor_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Recreio
Aluno
Ludicidade
Prática pedagógica
topic Recreio
Aluno
Ludicidade
Prática pedagógica
Recretion
Student
Playful learning
Curriculum
Teaching practice
Federal University of Rio Grande do Sul
School of application
dc.subject.eng.fl_str_mv Recretion
Student
Playful learning
Curriculum
Teaching practice
Federal University of Rio Grande do Sul
School of application
description A presente dissertação tem como objetivo descrever e analisar atividades do Projeto de Extensão “Repensando o UNIALFAS: propostas alternativas para séries iniciais - o que pode ser mais interessante na escola que a hora do recreio?” Atividades essas propostas sob a forma de oficinas inseridas no Projeto dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, denominado UNIALFAS. Tal prática configura-se como uma proposta pedagógica que inclui em seus objetivos, ações que visam desenvolver aprendizagens diferenciadas, de forma mais lúdica, entre crianças de diferentes faixas etárias reunidas em um mesmo espaço. Para tanto, esta investigação centrou-se no estudo das oficinas o qual resultou nas seguintes considerações possíveis: o espaço do prazer na aprendizagem; a proposição de temáticas diversificadas, vistas como saberes “não escolares”; e o agrupamento de crianças reunidas por interesse e não por faixa etária, forma de organização diferente da habitual presente nos processos escolares modernos. O estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, apoiando-se, para suas reflexões, nas observações realizadas nas oficinas, nas análises de materiais produzidos nas referidas oficinas e nos depoimentos de professores e de alunos sobre o referido projeto. Utiliza-se dos aportes teóricos ligados aos Estudos Culturais em Educação e busca tecer reflexões acerca da instituição escolar que ainda demonstra estar centrada nos moldes concebidos na Modernidade conflitando com as necessidades e os interesses dos alunos da Contemporaneidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-04T05:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766298
url http://hdl.handle.net/10183/27684
identifier_str_mv 000766298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/1/000766298.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/2/000766298.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27684/3/000766298.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88cf682b25603847555c1fd6f9940fa9
c062e5a416798b98b5b42ff32e431fef
68b7b57bcfe52e8ecea9ab29652cf118
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064954583449600