Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Machado, Letícia Sophia Rocha
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/70608
Resumo: A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens.
id URGS_6299236c2077c3adb350a1b484e31123
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70608
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia AlejandraDoll, Johannes2013-04-25T01:49:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/70608000878317A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens.This thesis focuses on the Distance Education and the development of teaching strategies, techniques and methodology in order to address the biopsychosocial needs and include the elderly in virtual courses. Thus, the objective of this research was to build a pedagogical architecture for Distance Education facing cyberseniors. This need arose from the prospect of a long life for a large part of the population, representing new challenges, where the distance can become a form of social inclusion for its numerous possibilities. Thus the pedagogical architectures, organizational structures and planning, can assist in the discussion and reflection on the topic. To meet the proposed objective, the study was conducted in a qualitative and quantitative approach, consisting of seven stages of development. During the steps were offered extension courses for people aged 60 or more. After construction of the first two mappings of pedagogical architecture, virtual workshops were offered six (Spanish Physiotherapy, Colors, Photography, Soundtracks and History and Memory) with the aim of mapping indicators for the construction of architecture pedagogical end. Data collection was conducted from participant observations, interviews, questionnaires and technological productions of older participants in virtual learning environments. These indicators allowed the construction of pedagogical end architecture where one realizes the need for gerontological and educational aspects as resilience and reminiscence with the elderly. In the study it was revealed that the elderly have the potential to learn through distance learning, which will involve cultural changes through new learning.application/pdfporEnsino a distânciaIdosoElderlyDistance educationPedagogical architectureConstrução de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000878317.pdf.txt000878317.pdf.txtExtracted Texttext/plain327045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/2/000878317.pdf.txtac2d9dda624479648b4eb3d5778c5e21MD52ORIGINAL000878317.pdf000878317.pdfTexto completoapplication/pdf6988993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/1/000878317.pdf00f0fcd8fdb790d5c2f65d342e7067ecMD51THUMBNAIL000878317.pdf.jpg000878317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/3/000878317.pdf.jpg7f3ebf578af263cf5a5dc3ad224b3c5eMD5310183/706082024-01-27 06:00:55.024009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-27T08:00:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
title Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
spellingShingle Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
Machado, Letícia Sophia Rocha
Ensino a distância
Idoso
Elderly
Distance education
Pedagogical architecture
title_short Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
title_full Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
title_fullStr Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
title_full_unstemmed Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
title_sort Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
author Machado, Letícia Sophia Rocha
author_facet Machado, Letícia Sophia Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Idoso
topic Ensino a distância
Idoso
Elderly
Distance education
Pedagogical architecture
dc.subject.eng.fl_str_mv Elderly
Distance education
Pedagogical architecture
description A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-25T01:49:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70608
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000878317
url http://hdl.handle.net/10183/70608
identifier_str_mv 000878317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/2/000878317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/1/000878317.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/3/000878317.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac2d9dda624479648b4eb3d5778c5e21
00f0fcd8fdb790d5c2f65d342e7067ec
7f3ebf578af263cf5a5dc3ad224b3c5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088820134117376