O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Carossi, Michele
Orientador(a): Silveira, Rosa Maria Hessel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/21383
Resumo: A Dissertação de Mestrado utiliza tanto as teorizações vinculadas aos Estudos Culturais quanto os estudos desenvolvidos a partir da ótica foucaultiana, com o objetivo de investigar como a docência é representada nos discursos circulantes em questões dos concursos públicos para o magistério brasileiro. Pretende, também, analisar como devem ser o professor e a professora – características, atitudes e ações – conforme os regimes de verdade embutidos nesses concursos. Para tanto, foram analisadas 226 questões de concursos para o magistério da Educação Básica, perfazendo o total de 106 diferentes concursos, nos âmbitos federal (3), estadual (21) e municipal (82) de todo o Brasil, no período de 2004 a 2008. As análises voltadas para a articulação entre os discursos impressos nas questões e os objetivos propostos pela Dissertação evidenciaram: 1) a presença de determinado conjunto de expressões e verbos que designam ações que devem ou não devem fazer parte da prática docente, regrando a conduta de professores e professoras; 2) a recorrência dos discursos pedagógicos produzidos pelo Construtivismo, pela Teoria Crítica e pela noção de Competências, constituindo saberes necessários ao trabalho docente e ao regularem o comportamento de educadores e educadoras; 3) a frequente utilização de alguns autores brasileiros e estrangeiros na composição das questões, como Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky, Paulo Freire e Philippe Perrenoud, articulados aos discursos pedagógicos dominantes, ao lado de uma grande dispersão de alusão a outros autores; 4) a predominância do uso do masculino gramatical genérico em relação ao gênero feminino na formulação das questões dos concursos.
id URGS_63d6f4391b4128b1503a672bac0ada04
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21383
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Carossi, MicheleSilveira, Rosa Maria Hessel2010-04-30T04:16:18Z2009http://hdl.handle.net/10183/21383000737054A Dissertação de Mestrado utiliza tanto as teorizações vinculadas aos Estudos Culturais quanto os estudos desenvolvidos a partir da ótica foucaultiana, com o objetivo de investigar como a docência é representada nos discursos circulantes em questões dos concursos públicos para o magistério brasileiro. Pretende, também, analisar como devem ser o professor e a professora – características, atitudes e ações – conforme os regimes de verdade embutidos nesses concursos. Para tanto, foram analisadas 226 questões de concursos para o magistério da Educação Básica, perfazendo o total de 106 diferentes concursos, nos âmbitos federal (3), estadual (21) e municipal (82) de todo o Brasil, no período de 2004 a 2008. As análises voltadas para a articulação entre os discursos impressos nas questões e os objetivos propostos pela Dissertação evidenciaram: 1) a presença de determinado conjunto de expressões e verbos que designam ações que devem ou não devem fazer parte da prática docente, regrando a conduta de professores e professoras; 2) a recorrência dos discursos pedagógicos produzidos pelo Construtivismo, pela Teoria Crítica e pela noção de Competências, constituindo saberes necessários ao trabalho docente e ao regularem o comportamento de educadores e educadoras; 3) a frequente utilização de alguns autores brasileiros e estrangeiros na composição das questões, como Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky, Paulo Freire e Philippe Perrenoud, articulados aos discursos pedagógicos dominantes, ao lado de uma grande dispersão de alusão a outros autores; 4) a predominância do uso do masculino gramatical genérico em relação ao gênero feminino na formulação das questões dos concursos.This thesis uses both theories related to Cultural Studies and studies developed from Foucaults perspective, and its aim is to investigate how teaching is represented in current discourses in matters of public competition exam for Brazilian teaching. It also intends to analyze how teachers should be characteristics, attitudes and actions according to truth regimes present in these exams. In order to do this, 226 questions of Brazilian Elementary Education exam were analyzed, totaling 126 different competition exams at federal (3), state (21) and municipal (82) levels from all over Brazil from 2004 to 2008. The analyses focused on the relation between the speeches present in the questions and the goals proposed by this thesis showed: 1) the presence of a particular set of expressions and verbs that describe actions that should or not be part f the teaching practice and that rule teachers conduct; 2) the recurrence of pedagogical discourses produced by Construtivism, Critical theory and the notion of competence, which produces the knowledge required in a teaching practice and which regulate educators behavior; 3) the frequent use of some Brazilian and foreign authors for elaborating theses questions, such as Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky, Paulo Freire and Philippe Perrenoud, articulated to the dominant pedagogical discourses, along with a large dispersion of allusion to other authors; 4) the prevalence of masculine generic grammatical use in relation to the feminin one in the formulation of exam questions.application/pdfporProfessorConcurso públicoDiscurso pedagógicoEstudos culturaisTeacherCompetition examsPedagogical discourseCultural studiesO bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737054.pdf000737054.pdfTexto completoapplication/pdf1024895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/1/000737054.pdf220db1811fa98ba7abf8166fdb8efe12MD51TEXT000737054.pdf.txt000737054.pdf.txtExtracted Texttext/plain215480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/2/000737054.pdf.txtad959a09e7e4ec06ab0e90fbcf9ea9bfMD52THUMBNAIL000737054.pdf.jpg000737054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/3/000737054.pdf.jpg7127fa7d9bde74c1561fc9a5afa1b047MD5310183/213832018-10-17 07:47:44.576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
title O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
spellingShingle O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
Carossi, Michele
Professor
Concurso público
Discurso pedagógico
Estudos culturais
Teacher
Competition exams
Pedagogical discourse
Cultural studies
title_short O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
title_full O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
title_fullStr O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
title_full_unstemmed O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
title_sort O bom professor deve... : os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica
author Carossi, Michele
author_facet Carossi, Michele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carossi, Michele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Concurso público
Discurso pedagógico
Estudos culturais
topic Professor
Concurso público
Discurso pedagógico
Estudos culturais
Teacher
Competition exams
Pedagogical discourse
Cultural studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Competition exams
Pedagogical discourse
Cultural studies
description A Dissertação de Mestrado utiliza tanto as teorizações vinculadas aos Estudos Culturais quanto os estudos desenvolvidos a partir da ótica foucaultiana, com o objetivo de investigar como a docência é representada nos discursos circulantes em questões dos concursos públicos para o magistério brasileiro. Pretende, também, analisar como devem ser o professor e a professora – características, atitudes e ações – conforme os regimes de verdade embutidos nesses concursos. Para tanto, foram analisadas 226 questões de concursos para o magistério da Educação Básica, perfazendo o total de 106 diferentes concursos, nos âmbitos federal (3), estadual (21) e municipal (82) de todo o Brasil, no período de 2004 a 2008. As análises voltadas para a articulação entre os discursos impressos nas questões e os objetivos propostos pela Dissertação evidenciaram: 1) a presença de determinado conjunto de expressões e verbos que designam ações que devem ou não devem fazer parte da prática docente, regrando a conduta de professores e professoras; 2) a recorrência dos discursos pedagógicos produzidos pelo Construtivismo, pela Teoria Crítica e pela noção de Competências, constituindo saberes necessários ao trabalho docente e ao regularem o comportamento de educadores e educadoras; 3) a frequente utilização de alguns autores brasileiros e estrangeiros na composição das questões, como Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky, Paulo Freire e Philippe Perrenoud, articulados aos discursos pedagógicos dominantes, ao lado de uma grande dispersão de alusão a outros autores; 4) a predominância do uso do masculino gramatical genérico em relação ao gênero feminino na formulação das questões dos concursos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-30T04:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21383
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737054
url http://hdl.handle.net/10183/21383
identifier_str_mv 000737054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/1/000737054.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/2/000737054.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21383/3/000737054.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 220db1811fa98ba7abf8166fdb8efe12
ad959a09e7e4ec06ab0e90fbcf9ea9bf
7127fa7d9bde74c1561fc9a5afa1b047
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064940804112384