'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Machado, Patrícia Aparecida
Orientador(a): Silveira, Rosa Maria Hessel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202061
Resumo: A tese tem como objetivo analisar e discutir práticas de leitura de jovens leitores dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na cultura digital, problematizando os modos como tem se ampliado a cena literária contemporânea, atentando para os significados de uma leitura articulada, ou não, a sons, imagens e movimentos, presentes nas vivências de conectividade. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com estudos sobre literatura, leitura juvenil e juventude, além de estudos sobre comunicação e informação a partir das tecnologias digitais, considerando pressupostos teóricos acerca das transformações culturais na contemporaneidade, destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Paula Sibília, entre outros. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton e Sibília foram alguns dos autores cujo pensamento – nos diversos campos temáticos - inspirou a realização deste estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Porto Alegre-RS, focalizando especificamente alunos/as de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, no total de 69 participantes. A metodologia, de caráter qualitativo, mas com aportes de dados quantitativos, envolveu questionamentos relativos às práticas e referências de leitura em suportes impressos e digitais, uso das tecnologias, conectividade, lazer, sociabilidade, estudo, e entrelaçamentos entre livros, filmes, seriados televisivos, games, música, HQs. Os instrumentos investigativos foram: dois questionários, quatro grupos focais, gravação de vídeos como booktubers e, posteriormente, em um grupo de WhatsApp com alunos do 9º ano de uma das escolas. Os resultados obtidos foram devidamente tabulados e categorizados, permitindo diversas análises culturais, a partir de conceitos como identidade, representação, leitura e conexão. Tais análises incidiram sobre narrativas referentes a práticas de leitura nos artefatos impresso e digital, práticas de acesso e compartilhamento de informações e impressões ligadas a literatura e a leitura, em especial associadas a outras manifestações culturais, como filmes, seriados televisivos, games, música. Os dados construídos a partir dos instrumentos citados mostraram a ocorrência de um tipo de leitura que se direciona a textos ficcionais como best-sellers, trilogias, séries fantásticas, preferencialmente no suporte impresso. Além disso, registrou-se uma prática de leitura fragmentada, instantânea e não linear, em suportes digitais móveis, relativa a mensagens nas redes sociais e conectadas a um universo produzido pelas corporações culturais contemporâneas e propagado pela indústria cultural. Observou-se uma forte vinculação cotidiana desses jovens aos artefatos digitais móveis, através de acessos as redes sociais, propiciando os relacionamentos e a sociabilidade e buscas por informações para trabalhos escolares, estudos e práticas de lazer. A apropriação de conteúdos das redes digitais parece produtiva para a atribuição de significado à existência desses jovens, participando na formação dos seus gostos e interesses de leitura, bem como na sua constituição identitária.
id URGS_65ed4a0862e23971e0d42dc4086c9dde
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202061
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Patrícia AparecidaSilveira, Rosa Maria Hessel2019-11-26T03:54:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/202061001106384A tese tem como objetivo analisar e discutir práticas de leitura de jovens leitores dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na cultura digital, problematizando os modos como tem se ampliado a cena literária contemporânea, atentando para os significados de uma leitura articulada, ou não, a sons, imagens e movimentos, presentes nas vivências de conectividade. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com estudos sobre literatura, leitura juvenil e juventude, além de estudos sobre comunicação e informação a partir das tecnologias digitais, considerando pressupostos teóricos acerca das transformações culturais na contemporaneidade, destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Paula Sibília, entre outros. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton e Sibília foram alguns dos autores cujo pensamento – nos diversos campos temáticos - inspirou a realização deste estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Porto Alegre-RS, focalizando especificamente alunos/as de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, no total de 69 participantes. A metodologia, de caráter qualitativo, mas com aportes de dados quantitativos, envolveu questionamentos relativos às práticas e referências de leitura em suportes impressos e digitais, uso das tecnologias, conectividade, lazer, sociabilidade, estudo, e entrelaçamentos entre livros, filmes, seriados televisivos, games, música, HQs. Os instrumentos investigativos foram: dois questionários, quatro grupos focais, gravação de vídeos como booktubers e, posteriormente, em um grupo de WhatsApp com alunos do 9º ano de uma das escolas. Os resultados obtidos foram devidamente tabulados e categorizados, permitindo diversas análises culturais, a partir de conceitos como identidade, representação, leitura e conexão. Tais análises incidiram sobre narrativas referentes a práticas de leitura nos artefatos impresso e digital, práticas de acesso e compartilhamento de informações e impressões ligadas a literatura e a leitura, em especial associadas a outras manifestações culturais, como filmes, seriados televisivos, games, música. Os dados construídos a partir dos instrumentos citados mostraram a ocorrência de um tipo de leitura que se direciona a textos ficcionais como best-sellers, trilogias, séries fantásticas, preferencialmente no suporte impresso. Além disso, registrou-se uma prática de leitura fragmentada, instantânea e não linear, em suportes digitais móveis, relativa a mensagens nas redes sociais e conectadas a um universo produzido pelas corporações culturais contemporâneas e propagado pela indústria cultural. Observou-se uma forte vinculação cotidiana desses jovens aos artefatos digitais móveis, através de acessos as redes sociais, propiciando os relacionamentos e a sociabilidade e buscas por informações para trabalhos escolares, estudos e práticas de lazer. A apropriação de conteúdos das redes digitais parece produtiva para a atribuição de significado à existência desses jovens, participando na formação dos seus gostos e interesses de leitura, bem como na sua constituição identitária.This thesis aims to analyze and discuss reading practices of young readers of the final years of elementary school, inserted in the digital culture, problematizing the ways in which the contemporary literary scene has expanded, paying attention to the meanings of an articulated reading, or not, the sounds, images and movements, present in the connectivity experiences. The study wasdeveloped under the inspiration of Cultural Studies in Education, in conjunction with studies on literature, youth reading and youth, and studies on communication and information from digital technologies, considering theoretical assumptions about contemporary cultural transformations, highlighted by Stuart Hall, Zigmunt Bauman and Paula Sibilia, among others. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton and Sibilia were some of the authors whose thinking - in the various thematic fields - inspired this study. The research was conducted in two public schools of Porto Alegre-RS, focusing specifically students from 6th and 9th grade, with 69 participants. The main methodology was qualitative, but with quantitative data input, involved questions regarding reading practices and references in print and digital media, uses of technologies, connectivity, leisure, sociability, study, and the interlace between books, films, television series, games, music, comics. The investigative instruments were: two questionnaires, four focus groups, video recording as booktubers and, later, in a WhatsApp group with 9th grade students from one of the schools. The results obtained were properly tabulated and categorized, allowing various cultural analyzes, based on concepts such as identity, representation, reading and connection. These analyzes focused on narratives referring to reading practices in printed and digital artifacts, practices of access and sharing information and impressions linked to literature and reading, especially associated with other cultural manifestations, such as films, television series, games, music. The data built from the instruments mentioned showed the occurrence of a type of reading that is orienteded to fictional texts such as bestsellers, trilogies, fantastic series, preferably print. In addition, there was a fragmented, instantaneous, nonlinear reading practice on mobile digital media, related to messages on social networks and connected to a universe produced by contemporary cultural corporations and propagated by the cultural industry. There was a strong daily connection of these young people to mobile digital artifacts, through access to social networks, providing relationships and sociability and search for information for school work, studies and leisure practices. The appropriation of content from digital networks seems productive to give meaning to the existence of these young people, participating in the formation of their interest in reading, as well as in their identity constitution.application/pdfporLiteratura juvenilCultura digitalRedes sociaisEstudos culturaisYouth readingLiterary readingYouth literatureMedia connectivityDigital cultureSocial networksCultural Studies'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106384.pdf.txt001106384.pdf.txtExtracted Texttext/plain496555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/2/001106384.pdf.txt3c6a3916d55c9a15b264eb1f6ce79deeMD52ORIGINAL001106384.pdfTexto completoapplication/pdf3173510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/1/001106384.pdf7d797e26538a42696994b3dbe32c3ba4MD5110183/2020612019-11-27 05:02:31.635396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-27T07:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
title 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
spellingShingle 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
Machado, Patrícia Aparecida
Literatura juvenil
Cultura digital
Redes sociais
Estudos culturais
Youth reading
Literary reading
Youth literature
Media connectivity
Digital culture
Social networks
Cultural Studies
title_short 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
title_full 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
title_fullStr 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
title_full_unstemmed 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
title_sort 'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
author Machado, Patrícia Aparecida
author_facet Machado, Patrícia Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Patrícia Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura juvenil
Cultura digital
Redes sociais
Estudos culturais
topic Literatura juvenil
Cultura digital
Redes sociais
Estudos culturais
Youth reading
Literary reading
Youth literature
Media connectivity
Digital culture
Social networks
Cultural Studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth reading
Literary reading
Youth literature
Media connectivity
Digital culture
Social networks
Cultural Studies
description A tese tem como objetivo analisar e discutir práticas de leitura de jovens leitores dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na cultura digital, problematizando os modos como tem se ampliado a cena literária contemporânea, atentando para os significados de uma leitura articulada, ou não, a sons, imagens e movimentos, presentes nas vivências de conectividade. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com estudos sobre literatura, leitura juvenil e juventude, além de estudos sobre comunicação e informação a partir das tecnologias digitais, considerando pressupostos teóricos acerca das transformações culturais na contemporaneidade, destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Paula Sibília, entre outros. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton e Sibília foram alguns dos autores cujo pensamento – nos diversos campos temáticos - inspirou a realização deste estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Porto Alegre-RS, focalizando especificamente alunos/as de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, no total de 69 participantes. A metodologia, de caráter qualitativo, mas com aportes de dados quantitativos, envolveu questionamentos relativos às práticas e referências de leitura em suportes impressos e digitais, uso das tecnologias, conectividade, lazer, sociabilidade, estudo, e entrelaçamentos entre livros, filmes, seriados televisivos, games, música, HQs. Os instrumentos investigativos foram: dois questionários, quatro grupos focais, gravação de vídeos como booktubers e, posteriormente, em um grupo de WhatsApp com alunos do 9º ano de uma das escolas. Os resultados obtidos foram devidamente tabulados e categorizados, permitindo diversas análises culturais, a partir de conceitos como identidade, representação, leitura e conexão. Tais análises incidiram sobre narrativas referentes a práticas de leitura nos artefatos impresso e digital, práticas de acesso e compartilhamento de informações e impressões ligadas a literatura e a leitura, em especial associadas a outras manifestações culturais, como filmes, seriados televisivos, games, música. Os dados construídos a partir dos instrumentos citados mostraram a ocorrência de um tipo de leitura que se direciona a textos ficcionais como best-sellers, trilogias, séries fantásticas, preferencialmente no suporte impresso. Além disso, registrou-se uma prática de leitura fragmentada, instantânea e não linear, em suportes digitais móveis, relativa a mensagens nas redes sociais e conectadas a um universo produzido pelas corporações culturais contemporâneas e propagado pela indústria cultural. Observou-se uma forte vinculação cotidiana desses jovens aos artefatos digitais móveis, através de acessos as redes sociais, propiciando os relacionamentos e a sociabilidade e buscas por informações para trabalhos escolares, estudos e práticas de lazer. A apropriação de conteúdos das redes digitais parece produtiva para a atribuição de significado à existência desses jovens, participando na formação dos seus gostos e interesses de leitura, bem como na sua constituição identitária.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-26T03:54:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202061
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106384
url http://hdl.handle.net/10183/202061
identifier_str_mv 001106384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/2/001106384.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/1/001106384.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c6a3916d55c9a15b264eb1f6ce79dee
7d797e26538a42696994b3dbe32c3ba4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065139173720064