'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/202061 |
Resumo: | A tese tem como objetivo analisar e discutir práticas de leitura de jovens leitores dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na cultura digital, problematizando os modos como tem se ampliado a cena literária contemporânea, atentando para os significados de uma leitura articulada, ou não, a sons, imagens e movimentos, presentes nas vivências de conectividade. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com estudos sobre literatura, leitura juvenil e juventude, além de estudos sobre comunicação e informação a partir das tecnologias digitais, considerando pressupostos teóricos acerca das transformações culturais na contemporaneidade, destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Paula Sibília, entre outros. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton e Sibília foram alguns dos autores cujo pensamento – nos diversos campos temáticos - inspirou a realização deste estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Porto Alegre-RS, focalizando especificamente alunos/as de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, no total de 69 participantes. A metodologia, de caráter qualitativo, mas com aportes de dados quantitativos, envolveu questionamentos relativos às práticas e referências de leitura em suportes impressos e digitais, uso das tecnologias, conectividade, lazer, sociabilidade, estudo, e entrelaçamentos entre livros, filmes, seriados televisivos, games, música, HQs. Os instrumentos investigativos foram: dois questionários, quatro grupos focais, gravação de vídeos como booktubers e, posteriormente, em um grupo de WhatsApp com alunos do 9º ano de uma das escolas. Os resultados obtidos foram devidamente tabulados e categorizados, permitindo diversas análises culturais, a partir de conceitos como identidade, representação, leitura e conexão. Tais análises incidiram sobre narrativas referentes a práticas de leitura nos artefatos impresso e digital, práticas de acesso e compartilhamento de informações e impressões ligadas a literatura e a leitura, em especial associadas a outras manifestações culturais, como filmes, seriados televisivos, games, música. Os dados construídos a partir dos instrumentos citados mostraram a ocorrência de um tipo de leitura que se direciona a textos ficcionais como best-sellers, trilogias, séries fantásticas, preferencialmente no suporte impresso. Além disso, registrou-se uma prática de leitura fragmentada, instantânea e não linear, em suportes digitais móveis, relativa a mensagens nas redes sociais e conectadas a um universo produzido pelas corporações culturais contemporâneas e propagado pela indústria cultural. Observou-se uma forte vinculação cotidiana desses jovens aos artefatos digitais móveis, através de acessos as redes sociais, propiciando os relacionamentos e a sociabilidade e buscas por informações para trabalhos escolares, estudos e práticas de lazer. A apropriação de conteúdos das redes digitais parece produtiva para a atribuição de significado à existência desses jovens, participando na formação dos seus gostos e interesses de leitura, bem como na sua constituição identitária. |
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Machado, Patrícia AparecidaSilveira, Rosa Maria Hessel2019-11-26T03:54:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/202061001106384A tese tem como objetivo analisar e discutir práticas de leitura de jovens leitores dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na cultura digital, problematizando os modos como tem se ampliado a cena literária contemporânea, atentando para os significados de uma leitura articulada, ou não, a sons, imagens e movimentos, presentes nas vivências de conectividade. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com estudos sobre literatura, leitura juvenil e juventude, além de estudos sobre comunicação e informação a partir das tecnologias digitais, considerando pressupostos teóricos acerca das transformações culturais na contemporaneidade, destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Paula Sibília, entre outros. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton e Sibília foram alguns dos autores cujo pensamento – nos diversos campos temáticos - inspirou a realização deste estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Porto Alegre-RS, focalizando especificamente alunos/as de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, no total de 69 participantes. A metodologia, de caráter qualitativo, mas com aportes de dados quantitativos, envolveu questionamentos relativos às práticas e referências de leitura em suportes impressos e digitais, uso das tecnologias, conectividade, lazer, sociabilidade, estudo, e entrelaçamentos entre livros, filmes, seriados televisivos, games, música, HQs. Os instrumentos investigativos foram: dois questionários, quatro grupos focais, gravação de vídeos como booktubers e, posteriormente, em um grupo de WhatsApp com alunos do 9º ano de uma das escolas. Os resultados obtidos foram devidamente tabulados e categorizados, permitindo diversas análises culturais, a partir de conceitos como identidade, representação, leitura e conexão. Tais análises incidiram sobre narrativas referentes a práticas de leitura nos artefatos impresso e digital, práticas de acesso e compartilhamento de informações e impressões ligadas a literatura e a leitura, em especial associadas a outras manifestações culturais, como filmes, seriados televisivos, games, música. Os dados construídos a partir dos instrumentos citados mostraram a ocorrência de um tipo de leitura que se direciona a textos ficcionais como best-sellers, trilogias, séries fantásticas, preferencialmente no suporte impresso. Além disso, registrou-se uma prática de leitura fragmentada, instantânea e não linear, em suportes digitais móveis, relativa a mensagens nas redes sociais e conectadas a um universo produzido pelas corporações culturais contemporâneas e propagado pela indústria cultural. Observou-se uma forte vinculação cotidiana desses jovens aos artefatos digitais móveis, através de acessos as redes sociais, propiciando os relacionamentos e a sociabilidade e buscas por informações para trabalhos escolares, estudos e práticas de lazer. A apropriação de conteúdos das redes digitais parece produtiva para a atribuição de significado à existência desses jovens, participando na formação dos seus gostos e interesses de leitura, bem como na sua constituição identitária.This thesis aims to analyze and discuss reading practices of young readers of the final years of elementary school, inserted in the digital culture, problematizing the ways in which the contemporary literary scene has expanded, paying attention to the meanings of an articulated reading, or not, the sounds, images and movements, present in the connectivity experiences. The study wasdeveloped under the inspiration of Cultural Studies in Education, in conjunction with studies on literature, youth reading and youth, and studies on communication and information from digital technologies, considering theoretical assumptions about contemporary cultural transformations, highlighted by Stuart Hall, Zigmunt Bauman and Paula Sibilia, among others. Colomer, Gemma Lluch, Chartier, Manguel, Cosson, Canclini, Martin-Barbero, Jenkins, Le Breton and Sibilia were some of the authors whose thinking - in the various thematic fields - inspired this study. The research was conducted in two public schools of Porto Alegre-RS, focusing specifically students from 6th and 9th grade, with 69 participants. The main methodology was qualitative, but with quantitative data input, involved questions regarding reading practices and references in print and digital media, uses of technologies, connectivity, leisure, sociability, study, and the interlace between books, films, television series, games, music, comics. The investigative instruments were: two questionnaires, four focus groups, video recording as booktubers and, later, in a WhatsApp group with 9th grade students from one of the schools. The results obtained were properly tabulated and categorized, allowing various cultural analyzes, based on concepts such as identity, representation, reading and connection. These analyzes focused on narratives referring to reading practices in printed and digital artifacts, practices of access and sharing information and impressions linked to literature and reading, especially associated with other cultural manifestations, such as films, television series, games, music. The data built from the instruments mentioned showed the occurrence of a type of reading that is orienteded to fictional texts such as bestsellers, trilogies, fantastic series, preferably print. In addition, there was a fragmented, instantaneous, nonlinear reading practice on mobile digital media, related to messages on social networks and connected to a universe produced by contemporary cultural corporations and propagated by the cultural industry. There was a strong daily connection of these young people to mobile digital artifacts, through access to social networks, providing relationships and sociability and search for information for school work, studies and leisure practices. The appropriation of content from digital networks seems productive to give meaning to the existence of these young people, participating in the formation of their interest in reading, as well as in their identity constitution.application/pdfporLiteratura juvenilCultura digitalRedes sociaisEstudos culturaisYouth readingLiterary readingYouth literatureMedia connectivityDigital cultureSocial networksCultural Studies'Conecto-me; logo, existo' : narrativas e práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106384.pdf.txt001106384.pdf.txtExtracted Texttext/plain496555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/2/001106384.pdf.txt3c6a3916d55c9a15b264eb1f6ce79deeMD52ORIGINAL001106384.pdfTexto completoapplication/pdf3173510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202061/1/001106384.pdf7d797e26538a42696994b3dbe32c3ba4MD5110183/2020612019-11-27 05:02:31.635396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-27T07:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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