Avaliação das habilidades auditivas de crianças e adolescentes com diagnóstico de acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Berticelli, Amanda Zanatta
Orientador(a): Riesgo, Rudimar dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/199027
Resumo: INTRODUÇÃO: O processamento auditivo central (PAC) refere-se à eficiência e efetividade com que o sistema nervoso central utiliza a informação auditiva e pode encontrar-se alterado nos distúrbios neurológicos e lesões cerebrais, como o acidente vascular cerebral (AVC). Entretanto, apesar das evidências de prováveis alterações na população pediátrica, as habilidades funcionais e as limitações pós-AVC ainda estão pouco exploradas e documentadas na literatura. OBJETIVO: Analisar os achados das avaliações comportamentais do PAC e da avaliação eletrofisiológica de crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC provenientes de um ambulatório de referência, bem como pesquisar possíveis associações com tipo e local do AVC e faixa etária. MÉTODOS: O presente estudo caracteriza-se como transversal comparativo. A amostra, por conveniência, incluiu indivíduos de 7 a 18 anos divididos em: grupo estudo (GE), composto por crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC, e grupo controle (GC), composto por crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Foram realizadas anamnese, avaliação audiológica periférica básica, avaliação comportamental do PAC (Testes: Dicótico de Dígitos – DD, Dicótico Consoante Vogal – DCV, Synthetic Sentence Identification/Pediatric Speech Intelligibility – SSI/PSI, Gaps in noise – GIN, Pitch pattern Sequence – PPS, Masking Level Difference – MLD), e avaliação eletrofisiológica (P300 e MMN). RESULTADOS: Foram incluídos 19 crianças e adolescentes no GE e 20 crianças e adolescentes no GC. Na comparação entre os grupos, foi observado pior desempenho para o GE em todos os testes comportamentais e eletrofisiológicos. Na avaliação comportamental, houve diferença estatística para todos os testes, com exceção do MLD, GIN e DD, na etapa separação binaural à esquerda. Na avaliação eletrofisiológica, houve diferença estatística na latência do MMN e do P300. Não houve diferença estatística para amplitude. Não foram observadas associações entre os achados comportamentais e eletrofisiológicos e as variáveis local do AVC e faixa etária. Possíveis associações com o tipo do AVC não puderam ser pesquisadas, devido ao tamanho da amostra. CONCLUSÃO: Crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC apresentam pior desempenho nas avaliações eletrofisiológica e comportamental do PAC quando comparadas a um grupo controle.
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spelling Berticelli, Amanda ZanattaRiesgo, Rudimar dos SantosSleifer, Pricila2019-09-10T03:38:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/199027001098194INTRODUÇÃO: O processamento auditivo central (PAC) refere-se à eficiência e efetividade com que o sistema nervoso central utiliza a informação auditiva e pode encontrar-se alterado nos distúrbios neurológicos e lesões cerebrais, como o acidente vascular cerebral (AVC). Entretanto, apesar das evidências de prováveis alterações na população pediátrica, as habilidades funcionais e as limitações pós-AVC ainda estão pouco exploradas e documentadas na literatura. OBJETIVO: Analisar os achados das avaliações comportamentais do PAC e da avaliação eletrofisiológica de crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC provenientes de um ambulatório de referência, bem como pesquisar possíveis associações com tipo e local do AVC e faixa etária. MÉTODOS: O presente estudo caracteriza-se como transversal comparativo. A amostra, por conveniência, incluiu indivíduos de 7 a 18 anos divididos em: grupo estudo (GE), composto por crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC, e grupo controle (GC), composto por crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Foram realizadas anamnese, avaliação audiológica periférica básica, avaliação comportamental do PAC (Testes: Dicótico de Dígitos – DD, Dicótico Consoante Vogal – DCV, Synthetic Sentence Identification/Pediatric Speech Intelligibility – SSI/PSI, Gaps in noise – GIN, Pitch pattern Sequence – PPS, Masking Level Difference – MLD), e avaliação eletrofisiológica (P300 e MMN). RESULTADOS: Foram incluídos 19 crianças e adolescentes no GE e 20 crianças e adolescentes no GC. Na comparação entre os grupos, foi observado pior desempenho para o GE em todos os testes comportamentais e eletrofisiológicos. Na avaliação comportamental, houve diferença estatística para todos os testes, com exceção do MLD, GIN e DD, na etapa separação binaural à esquerda. Na avaliação eletrofisiológica, houve diferença estatística na latência do MMN e do P300. Não houve diferença estatística para amplitude. Não foram observadas associações entre os achados comportamentais e eletrofisiológicos e as variáveis local do AVC e faixa etária. Possíveis associações com o tipo do AVC não puderam ser pesquisadas, devido ao tamanho da amostra. CONCLUSÃO: Crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC apresentam pior desempenho nas avaliações eletrofisiológica e comportamental do PAC quando comparadas a um grupo controle.INTRODUCTION: Central auditory processing (CAP) refers to the efficiency and effectiveness with which the central nervous system uses auditory information and it may be altered in neurological disorders and brain injuries, such as strokes. However, despite evidence of probable alterations in the pediatric population, functional abilities and post-stroke limitations are still not well documented in the literature. OBJECTIVE: To analyze the findings of the behavioral evaluations of CAP and of the electrophysiological evaluation of children and adolescents diagnosed with stroke from a reference outpatient clinic, as well as to investigate possible associations with the variables: type and location of the stroke and age group. METHODS: The present study is characterized as comparative cross-sectional. The sample, for convenience, included individuals aged 7 to 18 years divided into two groups: study group (SG), composed of children and adolescents with a diagnosis of stroke, and control group (CG), composed of children and adolescents with typical development. The evaluation consisted of the following procedures: anamnesis, basic audiological evaluation, behavioral evaluation of the auditory processing disorder (Dichotic Digit Test – DD, Dichotic Consonant-vowel – CV, Synthetic Sentence Identification/Pediatric Speech Intelligibility – SSI/PSI, Gaps in noise – GIN, Pitch Pattern Sequence – PPS, Masking Level Difference – MLD), and electrophysiological evaluation (P300 and MMN). RESULTS: Nineteen children and adolescents were included in the SG. The CG was composed of 20 children and adolescents with typical development. In the comparison between the groups, a worse performance is observed for the SG in all the evaluated tests, behavioral and electrophysiological. In the behavioral evaluation of APD, there was statistical difference for all tests, except for MLD, GIN and DD, binaural separation step on the left. In the electrophysiological evaluation, there was statistical difference in the latency of MMN and P300. There was no statistical difference for amplitude. No associations were found between the behavioral and electrophysiological findings and the location of the stroke and age group variables. Possible associations with type of the stroke could not be investigated, due to the sample size. CONCLUSION: Children and adolescents diagnosed with stroke present a worse performance in the electrophysiological and behavioral evaluations of CAP when compared to a control group.application/pdfporAcidente vascular cerebralPotenciais evocados auditivosTranstornos da percepcao auditivaCriançaAdolescenteStrokeEvoked PotentialsAuditory Perceptual DisordersAuditory DiseasesChildAvaliação das habilidades auditivas de crianças e adolescentes com diagnóstico de acidente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescentePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098194.pdf.txt001098194.pdf.txtExtracted Texttext/plain239567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199027/2/001098194.pdf.txt20ec69520e7c6d4888eedf756765504aMD52ORIGINAL001098194.pdfTexto completoapplication/pdf2140238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199027/1/001098194.pdf780dd589448e9d20f299fe5c4092719aMD5110183/1990272022-09-01 05:02:02.701229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-01T08:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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