Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/197053 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos de recuo democrático. Compõe esse estudo revisão bibliográfica sobre a consolidação da história do tempo presente como campo de pesquisa, sua presença dentro do currículo da educação básica nos últimos anos e o impacto das reformas educacionais em implantação para o ensino da história do tempo presente. A influência das narrativas sobre o imediato brasileiro, a partir da atuação do MBL em sua página no Facebook, insere na dissertação os debates sobre as disputas de memórias disseminadas na internet, com a propagação dos falseamentos históricos e das fake news que institui um ambiente de ataques à ciência e principalmente ao conhecimento histórico. |
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Domingues, Vanessa dos ReisCezar, Temistocles Americo Correa2019-07-18T02:38:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/197053001096397Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos de recuo democrático. Compõe esse estudo revisão bibliográfica sobre a consolidação da história do tempo presente como campo de pesquisa, sua presença dentro do currículo da educação básica nos últimos anos e o impacto das reformas educacionais em implantação para o ensino da história do tempo presente. A influência das narrativas sobre o imediato brasileiro, a partir da atuação do MBL em sua página no Facebook, insere na dissertação os debates sobre as disputas de memórias disseminadas na internet, com a propagação dos falseamentos históricos e das fake news que institui um ambiente de ataques à ciência e principalmente ao conhecimento histórico.This dissertation deals with the teaching of the history of the present time in the era of social networks. The analyzes presented here seek to articulate the historiographic field, the teaching of history and the Brazilian immediate in times of democratic retreat. This s tudy compares this bibliographical review about the consolidation of the history of the present time as a field of research, its presence within the curriculum of basic education in the last years and the impact of the educational reforms in implantation for the teaching of the history of the present time. The influence of the narratives on the Brazilian immediate, from the performance of the MBL in its page on Facebook, inserts in the dissertation the debates about the disputes of memories disseminated in the internet, with the propagation of the historical falsifications and the fake news that establishes an environment of attacks on science and especially on historical knowledge.application/pdfporMovimento Brasil Livre (MBL)Facebook (Site)Ensino de históriaBoatoHistoria novaRedes sociaisNarrativasMemória coletivaEducação básicaFake newsHistory teachingFake newsPresent time historySoci al networksMemory disputHistorical falsificationNarrativesEnsino de história do tempo presente na era das redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096397.pdf.txt001096397.pdf.txtExtracted Texttext/plain214727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/2/001096397.pdf.txtee7c529c7993e3e2a3f31c0aecfe4640MD52ORIGINAL001096397.pdfTexto completoapplication/pdf4832752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/1/001096397.pdf45fcfc596cb9df89bbd04960f8c67726MD5110183/1970532020-02-14 05:16:01.973415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-14T07:16:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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