Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Domingues, Vanessa dos Reis
Orientador(a): Cezar, Temistocles Americo Correa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/197053
Resumo: Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos de recuo democrático. Compõe esse estudo revisão bibliográfica sobre a consolidação da história do tempo presente como campo de pesquisa, sua presença dentro do currículo da educação básica nos últimos anos e o impacto das reformas educacionais em implantação para o ensino da história do tempo presente. A influência das narrativas sobre o imediato brasileiro, a partir da atuação do MBL em sua página no Facebook, insere na dissertação os debates sobre as disputas de memórias disseminadas na internet, com a propagação dos falseamentos históricos e das fake news que institui um ambiente de ataques à ciência e principalmente ao conhecimento histórico.
id URGS_6883765b360d581f1320afeeb440c9d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197053
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Domingues, Vanessa dos ReisCezar, Temistocles Americo Correa2019-07-18T02:38:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/197053001096397Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos de recuo democrático. Compõe esse estudo revisão bibliográfica sobre a consolidação da história do tempo presente como campo de pesquisa, sua presença dentro do currículo da educação básica nos últimos anos e o impacto das reformas educacionais em implantação para o ensino da história do tempo presente. A influência das narrativas sobre o imediato brasileiro, a partir da atuação do MBL em sua página no Facebook, insere na dissertação os debates sobre as disputas de memórias disseminadas na internet, com a propagação dos falseamentos históricos e das fake news que institui um ambiente de ataques à ciência e principalmente ao conhecimento histórico.This dissertation deals with the teaching of the history of the present time in the era of social networks. The analyzes presented here seek to articulate the historiographic field, the teaching of history and the Brazilian immediate in times of democratic retreat. This s tudy compares this bibliographical review about the consolidation of the history of the present time as a field of research, its presence within the curriculum of basic education in the last years and the impact of the educational reforms in implantation for the teaching of the history of the present time. The influence of the narratives on the Brazilian immediate, from the performance of the MBL in its page on Facebook, inserts in the dissertation the debates about the disputes of memories disseminated in the internet, with the propagation of the historical falsifications and the fake news that establishes an environment of attacks on science and especially on historical knowledge.application/pdfporMovimento Brasil Livre (MBL)Facebook (Site)Ensino de históriaBoatoHistoria novaRedes sociaisNarrativasMemória coletivaEducação básicaFake newsHistory teachingFake newsPresent time historySoci al networksMemory disputHistorical falsificationNarrativesEnsino de história do tempo presente na era das redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096397.pdf.txt001096397.pdf.txtExtracted Texttext/plain214727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/2/001096397.pdf.txtee7c529c7993e3e2a3f31c0aecfe4640MD52ORIGINAL001096397.pdfTexto completoapplication/pdf4832752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/1/001096397.pdf45fcfc596cb9df89bbd04960f8c67726MD5110183/1970532020-02-14 05:16:01.973415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-14T07:16:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
title Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
spellingShingle Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
Domingues, Vanessa dos Reis
Movimento Brasil Livre (MBL)
Facebook (Site)
Ensino de história
Boato
Historia nova
Redes sociais
Narrativas
Memória coletiva
Educação básica
Fake news
History teaching
Fake news
Present time history
Soci al networks
Memory disput
Historical falsification
Narratives
title_short Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
title_full Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
title_fullStr Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
title_full_unstemmed Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
title_sort Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais
author Domingues, Vanessa dos Reis
author_facet Domingues, Vanessa dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Vanessa dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cezar, Temistocles Americo Correa
contributor_str_mv Cezar, Temistocles Americo Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento Brasil Livre (MBL)
Facebook (Site)
Ensino de história
Boato
Historia nova
Redes sociais
Narrativas
Memória coletiva
Educação básica
Fake news
topic Movimento Brasil Livre (MBL)
Facebook (Site)
Ensino de história
Boato
Historia nova
Redes sociais
Narrativas
Memória coletiva
Educação básica
Fake news
History teaching
Fake news
Present time history
Soci al networks
Memory disput
Historical falsification
Narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Fake news
Present time history
Soci al networks
Memory disput
Historical falsification
Narratives
description Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos de recuo democrático. Compõe esse estudo revisão bibliográfica sobre a consolidação da história do tempo presente como campo de pesquisa, sua presença dentro do currículo da educação básica nos últimos anos e o impacto das reformas educacionais em implantação para o ensino da história do tempo presente. A influência das narrativas sobre o imediato brasileiro, a partir da atuação do MBL em sua página no Facebook, insere na dissertação os debates sobre as disputas de memórias disseminadas na internet, com a propagação dos falseamentos históricos e das fake news que institui um ambiente de ataques à ciência e principalmente ao conhecimento histórico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197053
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096397
url http://hdl.handle.net/10183/197053
identifier_str_mv 001096397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/2/001096397.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197053/1/001096397.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee7c529c7993e3e2a3f31c0aecfe4640
45fcfc596cb9df89bbd04960f8c67726
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065129202810880