Brincadeiras práticas culturais de governo da criança
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/2360 |
Resumo: | Neste trabalho de Dissertação, analiso as brincadeiras como práticas de governo da criança. Procuro mostrar como os mecanismos de disciplinamento, apontados por Michel Foucault (2000), operam, de forma articulada, nas práticas lúdico-culturais infantis, constituindo as subjetividades das crianças. No primeiro e no segundo capítulos, faço uma releitura da invenção da infância no processo histórico, social e cultural na Modernidade, e de como as brincadeiras passaram a fazer parte, mais marcadamente, do mundo infantil, já que antes desse período eram uma prática da qual adultos e crianças participavam de forma integrada. No terceiro e no quarto capítulos, procuro mostrar como os instrumentos disciplinares de vigilância e de sanção normalizadora, articulados entre si e com as funções disciplinares de controle do tempo, controle do espaço, e dos gestos em correlação operam, de forma associada, durante as brincadeiras, na produção das subjetividades das crianças, constituindo-as em seu modo de pensar, de sentir e de agir. Ao finalizar, procuro mostrar que as brincadeiras fazem parte de um amplo contexto de captura da infância. É na rede de poder que permeia as brincadeiras que as crianças vão se constituindo como sujeitos infantis. Isso ocorre de forma lúdica dado o caráter produtivo do poder que, entre outros atributos, induz ao prazer. |
id |
URGS_6b4641c0199d9ba8a990d36fcd9910e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2360 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Straub, José LuizCosta, Marisa Cristina Vorraber2007-06-06T17:21:35Z2002http://hdl.handle.net/10183/2360000318215Neste trabalho de Dissertação, analiso as brincadeiras como práticas de governo da criança. Procuro mostrar como os mecanismos de disciplinamento, apontados por Michel Foucault (2000), operam, de forma articulada, nas práticas lúdico-culturais infantis, constituindo as subjetividades das crianças. No primeiro e no segundo capítulos, faço uma releitura da invenção da infância no processo histórico, social e cultural na Modernidade, e de como as brincadeiras passaram a fazer parte, mais marcadamente, do mundo infantil, já que antes desse período eram uma prática da qual adultos e crianças participavam de forma integrada. No terceiro e no quarto capítulos, procuro mostrar como os instrumentos disciplinares de vigilância e de sanção normalizadora, articulados entre si e com as funções disciplinares de controle do tempo, controle do espaço, e dos gestos em correlação operam, de forma associada, durante as brincadeiras, na produção das subjetividades das crianças, constituindo-as em seu modo de pensar, de sentir e de agir. Ao finalizar, procuro mostrar que as brincadeiras fazem parte de um amplo contexto de captura da infância. É na rede de poder que permeia as brincadeiras que as crianças vão se constituindo como sujeitos infantis. Isso ocorre de forma lúdica dado o caráter produtivo do poder que, entre outros atributos, induz ao prazer.application/pdfporBrinquedoCriançaSubjetividadePoderInfânciaPoderModernidadeVigilânciaCastigoTempoEspaçoBrasilBrincadeiras práticas culturais de governo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000318215.pdf000318215.pdfTexto completoapplication/pdf959779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/1/000318215.pdf48d053ffb6378970860fc812bac7e8fdMD51TEXT000318215.pdf.txt000318215.pdf.txtExtracted Texttext/plain307441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/2/000318215.pdf.txt443d0be4f5bb5324df189be35e1757e5MD52THUMBNAIL000318215.pdf.jpg000318215.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/3/000318215.pdf.jpgc7bbba6fc45be85dcdeea39397eb8f08MD5310183/23602018-10-16 08:00:02.522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
title |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
spellingShingle |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança Straub, José Luiz Brinquedo Criança Subjetividade Poder Infância Poder Modernidade Vigilância Castigo Tempo Espaço Brasil |
title_short |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
title_full |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
title_fullStr |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
title_sort |
Brincadeiras práticas culturais de governo da criança |
author |
Straub, José Luiz |
author_facet |
Straub, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Straub, José Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
contributor_str_mv |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedo Criança Subjetividade Poder Infância Poder Modernidade Vigilância Castigo Tempo Espaço Brasil |
topic |
Brinquedo Criança Subjetividade Poder Infância Poder Modernidade Vigilância Castigo Tempo Espaço Brasil |
description |
Neste trabalho de Dissertação, analiso as brincadeiras como práticas de governo da criança. Procuro mostrar como os mecanismos de disciplinamento, apontados por Michel Foucault (2000), operam, de forma articulada, nas práticas lúdico-culturais infantis, constituindo as subjetividades das crianças. No primeiro e no segundo capítulos, faço uma releitura da invenção da infância no processo histórico, social e cultural na Modernidade, e de como as brincadeiras passaram a fazer parte, mais marcadamente, do mundo infantil, já que antes desse período eram uma prática da qual adultos e crianças participavam de forma integrada. No terceiro e no quarto capítulos, procuro mostrar como os instrumentos disciplinares de vigilância e de sanção normalizadora, articulados entre si e com as funções disciplinares de controle do tempo, controle do espaço, e dos gestos em correlação operam, de forma associada, durante as brincadeiras, na produção das subjetividades das crianças, constituindo-as em seu modo de pensar, de sentir e de agir. Ao finalizar, procuro mostrar que as brincadeiras fazem parte de um amplo contexto de captura da infância. É na rede de poder que permeia as brincadeiras que as crianças vão se constituindo como sujeitos infantis. Isso ocorre de forma lúdica dado o caráter produtivo do poder que, entre outros atributos, induz ao prazer. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2360 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000318215 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2360 |
identifier_str_mv |
000318215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/1/000318215.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/2/000318215.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2360/3/000318215.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48d053ffb6378970860fc812bac7e8fd 443d0be4f5bb5324df189be35e1757e5 c7bbba6fc45be85dcdeea39397eb8f08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064855235067904 |