A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/56365 |
Resumo: | A construção do campo pictórico: acúmulos e sobreposições baseia-se na pesquisa sobre uma prática plástica, na construção de um campo pictórico. Assim, é apresentada, nesta dissertação, uma série de pinturas, produzidas entre 2002 e 2004, que tiveram como conceitos norteadores as noções de acúmulos e sobreposições exploradas na elaboração de pinturas. A narrativa é construída em paralelo ao processo de pintar. Seguindo, preferencialmente, a mesma seqüência de construção, procura-se apresentar os elementos que dão condição à instauração desses trabalhos. A partir da análise dessa experiência, se propõe o levantamento de questões recorrentes nessa prática, desde a seleção de referenciais, passando pelas ações operatórias, bem como elementos de naturezas variadas que envolvem uma prática plástica particular e que encontram reverberações na produção. Assim, são abordados assuntos como: o uso do recurso fotográfico na pintura, a exploração da matéria pictórica, a importância da ação do tempo nesse processo, os registros de trabalho e os reflexos e os diálogos firmados com a obra de outros pintores. Essa pesquisa estrutura-se como uma documentação de um processo de trabalho. Nesse sentido, aqui são apresentadas as hesitações, os questionamentos, as hipóteses e as experimentações relativas ao pintar. |
id |
URGS_6cc11247952b43c9a7eda59bd876c075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56365 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruduit, Rene de MoraesCunha, Eduardo Figueiredo Vieira da2012-10-12T01:35:19Z2005http://hdl.handle.net/10183/56365000860373A construção do campo pictórico: acúmulos e sobreposições baseia-se na pesquisa sobre uma prática plástica, na construção de um campo pictórico. Assim, é apresentada, nesta dissertação, uma série de pinturas, produzidas entre 2002 e 2004, que tiveram como conceitos norteadores as noções de acúmulos e sobreposições exploradas na elaboração de pinturas. A narrativa é construída em paralelo ao processo de pintar. Seguindo, preferencialmente, a mesma seqüência de construção, procura-se apresentar os elementos que dão condição à instauração desses trabalhos. A partir da análise dessa experiência, se propõe o levantamento de questões recorrentes nessa prática, desde a seleção de referenciais, passando pelas ações operatórias, bem como elementos de naturezas variadas que envolvem uma prática plástica particular e que encontram reverberações na produção. Assim, são abordados assuntos como: o uso do recurso fotográfico na pintura, a exploração da matéria pictórica, a importância da ação do tempo nesse processo, os registros de trabalho e os reflexos e os diálogos firmados com a obra de outros pintores. Essa pesquisa estrutura-se como uma documentação de um processo de trabalho. Nesse sentido, aqui são apresentadas as hesitações, os questionamentos, as hipóteses e as experimentações relativas ao pintar.The construction of the pictorial field: accumulations and overlaps is based on research about the plastic practice, in the construction of a pictorial field. Hence, it is presented in this dissertation a series of paintings, produced between 2002 and 2004, which had as guiding concepts the notions of accumulations and overlaps explored in the elaboration of paintings. The narrative is built in parallel to the process of painting. Proceeding, preferentially, the same construction sequence, trying to present the elements that allow the instauration of these works. Starting from the analysis of this experience, one intends the rising of appealing subjects in such practice, from reference selection, considering the operative actions, as well as elements varied in nature that involve a particular plastic practice and that find reverberations in the production. Hence, the approached subjects are: the use of the photographic resources in painting, the exploration of the pictorial matter, the importance of time effect in this process, the work recordings and the reflexes and dialogues with the other painters' work. This research is structured as a documentation of a work process. In that sense, here, the hesitations, the questionings, the hypotheses and the experimentations related to painting are presented.application/pdfporPinturaMaterialidadePintura : Acúmulo : SobreposiçãoPaintingAccumulationMaterialityOverlayLayersA construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860373.pdf000860373.pdfTexto completoapplication/pdf8337218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/1/000860373.pdfc10a84bb0c07585cbbc824deef2cafb0MD51TEXT000860373.pdf.txt000860373.pdf.txtExtracted Texttext/plain138929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/2/000860373.pdf.txt5762ebc9420156fcdd08bc711b1a09d1MD52THUMBNAIL000860373.pdf.jpg000860373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/3/000860373.pdf.jpg7e2840a5bd3c1ab115ae2f2bca163349MD5310183/563652018-10-08 08:12:46.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:12:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
title |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
spellingShingle |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições Ruduit, Rene de Moraes Pintura Materialidade Pintura : Acúmulo : Sobreposição Painting Accumulation Materiality Overlay Layers |
title_short |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
title_full |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
title_fullStr |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
title_full_unstemmed |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
title_sort |
A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições |
author |
Ruduit, Rene de Moraes |
author_facet |
Ruduit, Rene de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruduit, Rene de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da |
contributor_str_mv |
Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura Materialidade Pintura : Acúmulo : Sobreposição |
topic |
Pintura Materialidade Pintura : Acúmulo : Sobreposição Painting Accumulation Materiality Overlay Layers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Painting Accumulation Materiality Overlay Layers |
description |
A construção do campo pictórico: acúmulos e sobreposições baseia-se na pesquisa sobre uma prática plástica, na construção de um campo pictórico. Assim, é apresentada, nesta dissertação, uma série de pinturas, produzidas entre 2002 e 2004, que tiveram como conceitos norteadores as noções de acúmulos e sobreposições exploradas na elaboração de pinturas. A narrativa é construída em paralelo ao processo de pintar. Seguindo, preferencialmente, a mesma seqüência de construção, procura-se apresentar os elementos que dão condição à instauração desses trabalhos. A partir da análise dessa experiência, se propõe o levantamento de questões recorrentes nessa prática, desde a seleção de referenciais, passando pelas ações operatórias, bem como elementos de naturezas variadas que envolvem uma prática plástica particular e que encontram reverberações na produção. Assim, são abordados assuntos como: o uso do recurso fotográfico na pintura, a exploração da matéria pictórica, a importância da ação do tempo nesse processo, os registros de trabalho e os reflexos e os diálogos firmados com a obra de outros pintores. Essa pesquisa estrutura-se como uma documentação de um processo de trabalho. Nesse sentido, aqui são apresentadas as hesitações, os questionamentos, as hipóteses e as experimentações relativas ao pintar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56365 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000860373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56365 |
identifier_str_mv |
000860373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/1/000860373.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/2/000860373.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56365/3/000860373.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c10a84bb0c07585cbbc824deef2cafb0 5762ebc9420156fcdd08bc711b1a09d1 7e2840a5bd3c1ab115ae2f2bca163349 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064982006857728 |