Aprender a língua inglesa : um imperativo para o sujeito empreendedor de si

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Thomaz, Rafaela Silva
Orientador(a): Wanderer, Fernanda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/185962
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de examinar sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa na contemporaneidade. Para isso, foram analisadas enunciações sobre a aprendizagem da Língua Inglesa presentes em redações de professores dessa área do conhecimento. O material de pesquisa é formado por um conjunto de 70 redações de candidatos à vaga de docente de inglês em uma instituição de ensino profissionalizante no Rio Grande do Sul, no período de 2016 a 2018. Como aportes teóricos, a investigação sustentou-se, basicamente, na produção de autores como Michel Foucault (2008a, 2008b), Sylvio Gadelha (2009a, 2009b), López-Ruiz (2004, 2009) e Zygmunt Bauman (1999; 2001; 2005), operando com conceitos como empreendedorismo de si, Capital Humano e Globalização. Os resultados encontrados pela pesquisa foram agrupados em três eixos principais, os quais apontaram que 1) os professores percebem a aprendizagem da língua inglesa como forma de transformarem seus futuros, serem melhores pessoas e tornarem-se partícipes de uma nação desenvolvida; 2) a língua inglesa não é vista como uma habilidade de capital humano qualquer, ela completa o sujeito aprendiz com aquilo que ele necessita para ser, estar e agir em uma sociedade notoriamente marcada pelos impactos da globalização e do fenômeno da revolução tecnológica; 3) em um contexto que não aceita outras formas de sobrevivência a não ser a inclusão no mundo dos “negócios”, saber inglês é considerado indispensável para a obtenção de um emprego nos moldes das “grandes empresas” e dos “melhores” e “mais altos” cargos. Assim, a pesquisa concluiu que a aprendizagem da língua inglesa é posicionada em um lugar privilegiado em nossa sociedade e vista como elemento primordial para o sucesso do indivíduo contemporâneo. Ao mesmo tempo em que serve como ferramenta para legitimar o emprego dos sujeitos falantes de inglês, marcando-os como úteis e produtivos, a falta dessa habilidade resulta na exclusão em um mundo que se mostra repleto de oportunidades. Nesse sentido, o trabalho demonstrou que a Língua Inglesa é uma ferramenta que se alinha ao sucesso profissional, sendo, ao mesmo tempo, uma forma de governamento da população.
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Os resultados encontrados pela pesquisa foram agrupados em três eixos principais, os quais apontaram que 1) os professores percebem a aprendizagem da língua inglesa como forma de transformarem seus futuros, serem melhores pessoas e tornarem-se partícipes de uma nação desenvolvida; 2) a língua inglesa não é vista como uma habilidade de capital humano qualquer, ela completa o sujeito aprendiz com aquilo que ele necessita para ser, estar e agir em uma sociedade notoriamente marcada pelos impactos da globalização e do fenômeno da revolução tecnológica; 3) em um contexto que não aceita outras formas de sobrevivência a não ser a inclusão no mundo dos “negócios”, saber inglês é considerado indispensável para a obtenção de um emprego nos moldes das “grandes empresas” e dos “melhores” e “mais altos” cargos. Assim, a pesquisa concluiu que a aprendizagem da língua inglesa é posicionada em um lugar privilegiado em nossa sociedade e vista como elemento primordial para o sucesso do indivíduo contemporâneo. Ao mesmo tempo em que serve como ferramenta para legitimar o emprego dos sujeitos falantes de inglês, marcando-os como úteis e produtivos, a falta dessa habilidade resulta na exclusão em um mundo que se mostra repleto de oportunidades. Nesse sentido, o trabalho demonstrou que a Língua Inglesa é uma ferramenta que se alinha ao sucesso profissional, sendo, ao mesmo tempo, uma forma de governamento da população.This work aims to examine the meanings attributed to the learning of the English Language in contemporary times. In order to do so, we have analyzed statements about English language learning written by teachers of this area of knowledge. The research material is formed by a set of 70 essays from candidates for the position of English teacher in a vocational education institution in Rio Grande do Sul, from 2016 to 2018. As theoretical contributions, the research was basically based on the production of authors such as Michel Foucault (2008a, 2008b), Sylvio Gadelha (2009a, 2009b), López-Ruiz (2004, 2009) and Zygmunt Bauman (1999, 2001, 2005), working with concepts such as entrepreneurship, Human Capital and Globalization. The results found by the research were grouped into three main axes, which pointed out that 1) teachers perceive English language learning as a way to transform their futures, become better people and become participants in a developed nation; 2) the English language is not seen as a skill of any human capital, it completes the learner with what he needs to be and act in a society strongly characterized by the impacts of globalization and the phenomenon of technological revolution; 3) in a context that does not accept other forms of survival other than inclusion in the world of "business", knowing English is considered indispensable for obtaining a job in the standard of the "big companies" and "the best" and "the highest " positions. Thus, the research concluded that the learning of the English language is positioned in a privileged place in our society and seen as a primordial element for the success of the contemporary individual. While serving as a tool to legitimize the employment of English-speaking subjects, marking them as useful and productive, the lack of this ability results in exclusion in a world that is full of opportunities. In this sense, the work demonstrated that the English Language is a tool that aligns with professional success, being, at the same time, a tool for the government of the population.application/pdfporLíngua inglesaCapital humanoEducationEntrepreneurshipHuman capitalEnglish LanguageAprender a língua inglesa : um imperativo para o sujeito empreendedor de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082462.pdf.txt001082462.pdf.txtExtracted Texttext/plain265648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185962/2/001082462.pdf.txtc2264ebb6917a94767eb71f85f9f2ebdMD52ORIGINAL001082462.pdfTexto completoapplication/pdf8111874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185962/1/001082462.pdf3ce78b8e90481fe22a6dd3fe1f912e98MD5110183/1859622021-05-07 04:42:43.514634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:42:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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