Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fuão, Anna Schumacher Eder
Orientador(a): Icle, Gilberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/115953
Resumo: Esta dissertação trata sobre o modo como o currículo, o tempo, o espaço e a relação entre professor e aluno estão presentes na escola pública hoje e como as aulas de teatro se inserem nesse contexto. O trabalho parte dos estudos de Michel Foucault a respeito da constituição do sistema escolar como um sistema fechado e problematiza as suas possibilidades de escape, por intermédio do trabalho teatral. A partir disso, são utilizadas as práticas de quatro professoras para refletir a respeito da busca pelo rompimento dessa lógica fechada e estagnada em direção a um trabalho que é de outra ordem, que parte do coletivo, e que procura outras formas de utilização do espaço e do tempo escolar, ao mesmo tempo em que propõe uma relação diferenciada entre professor e aluno. Baseia-se nos Estudos da Performance para identificar a repetição e a ruptura dos elementos presentes no sistema escolar e para visualizar os espaços e os tempos intermediários capazes de criar com os alunos experiências subjetivas. Por intermédio de entrevistas e observações de aulas, apresentam-se os caminhos encontrados pelas entrevistadas para solucionar os impasses do cotidiano escolar no que diz respeito às limitações impostas pelo tempo e pelo espaço designado ao teatro na escola.
id URGS_77a7c2c2cf795be8ba40855536bdf0e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115953
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Fuão, Anna Schumacher EderIcle, Gilberto2015-05-08T01:58:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/115953000964891Esta dissertação trata sobre o modo como o currículo, o tempo, o espaço e a relação entre professor e aluno estão presentes na escola pública hoje e como as aulas de teatro se inserem nesse contexto. O trabalho parte dos estudos de Michel Foucault a respeito da constituição do sistema escolar como um sistema fechado e problematiza as suas possibilidades de escape, por intermédio do trabalho teatral. A partir disso, são utilizadas as práticas de quatro professoras para refletir a respeito da busca pelo rompimento dessa lógica fechada e estagnada em direção a um trabalho que é de outra ordem, que parte do coletivo, e que procura outras formas de utilização do espaço e do tempo escolar, ao mesmo tempo em que propõe uma relação diferenciada entre professor e aluno. Baseia-se nos Estudos da Performance para identificar a repetição e a ruptura dos elementos presentes no sistema escolar e para visualizar os espaços e os tempos intermediários capazes de criar com os alunos experiências subjetivas. Por intermédio de entrevistas e observações de aulas, apresentam-se os caminhos encontrados pelas entrevistadas para solucionar os impasses do cotidiano escolar no que diz respeito às limitações impostas pelo tempo e pelo espaço designado ao teatro na escola.This dissertation deals with the way the curriculum, time, space, and the relationship between teacher and student are present in public schools today and how theatre lessons fit in this context. The work draws on Michel Foucault's studies on the constitution of the school system as a closed system, questioning the possibilities of escape through theatrical practice. From this, the practices of four teachers are used to reflect on the attempt to break with this closed and stagnant logic towards a work of another order, fundamented in the collective, seeking other ways to use the school space and time, and proposing a different relationship between teacher and student. This text is based on Performance Studies in order to identify the repetition of and break with elements present in the school system and to visualise the intermediate spaces and times which create subjective experiences with the students. Through interviews and classroom observations, we present the ways found by the interviewees to solve the dilemmas of school life with regard to restrictions imposed by the time and space assigned to theatre in schools.application/pdfporTeatroPedagogiaCurrículoPerformanceTheatreTheatre pedagogyPerformanceSchoolCurriculumTeacher and studentPerformances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964891.pdf000964891.pdfTexto completoapplication/pdf739974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/1/000964891.pdf2dca03e7653cd8e65f32e34baee69635MD51TEXT000964891.pdf.txt000964891.pdf.txtExtracted Texttext/plain268968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/2/000964891.pdf.txt76454f3dc46401acd6cc8e70639bf2d1MD52THUMBNAIL000964891.pdf.jpg000964891.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/3/000964891.pdf.jpg7c5389ae407a6fdab7bcbdbc5651b601MD5310183/1159532018-10-22 07:44:53.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:44:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
title Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
spellingShingle Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
Fuão, Anna Schumacher Eder
Teatro
Pedagogia
Currículo
Performance
Theatre
Theatre pedagogy
Performance
School
Curriculum
Teacher and student
title_short Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
title_full Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
title_fullStr Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
title_full_unstemmed Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
title_sort Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
author Fuão, Anna Schumacher Eder
author_facet Fuão, Anna Schumacher Eder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuão, Anna Schumacher Eder
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Pedagogia
Currículo
Performance
topic Teatro
Pedagogia
Currículo
Performance
Theatre
Theatre pedagogy
Performance
School
Curriculum
Teacher and student
dc.subject.eng.fl_str_mv Theatre
Theatre pedagogy
Performance
School
Curriculum
Teacher and student
description Esta dissertação trata sobre o modo como o currículo, o tempo, o espaço e a relação entre professor e aluno estão presentes na escola pública hoje e como as aulas de teatro se inserem nesse contexto. O trabalho parte dos estudos de Michel Foucault a respeito da constituição do sistema escolar como um sistema fechado e problematiza as suas possibilidades de escape, por intermédio do trabalho teatral. A partir disso, são utilizadas as práticas de quatro professoras para refletir a respeito da busca pelo rompimento dessa lógica fechada e estagnada em direção a um trabalho que é de outra ordem, que parte do coletivo, e que procura outras formas de utilização do espaço e do tempo escolar, ao mesmo tempo em que propõe uma relação diferenciada entre professor e aluno. Baseia-se nos Estudos da Performance para identificar a repetição e a ruptura dos elementos presentes no sistema escolar e para visualizar os espaços e os tempos intermediários capazes de criar com os alunos experiências subjetivas. Por intermédio de entrevistas e observações de aulas, apresentam-se os caminhos encontrados pelas entrevistadas para solucionar os impasses do cotidiano escolar no que diz respeito às limitações impostas pelo tempo e pelo espaço designado ao teatro na escola.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T01:58:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115953
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964891
url http://hdl.handle.net/10183/115953
identifier_str_mv 000964891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/1/000964891.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/2/000964891.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115953/3/000964891.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dca03e7653cd8e65f32e34baee69635
76454f3dc46401acd6cc8e70639bf2d1
7c5389ae407a6fdab7bcbdbc5651b601
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065030158516224