Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Quadros, Marta Campos de
Orientador(a): Silveira, Rosa Maria Hessel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/69923
Resumo: Esta tese – Tá Ligado?! Práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a Educação – tem como objetivo mostrar e compreender a produtividade das práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos a partir de artefatos sonoros portáteis na construção de identidades e culturas juvenis. Neste sentido busco caracterizar as práticas de escuta, mais do que a ação física de ouvir a partir de artefatos sonoros portáteis, praticada pelos garotos e garotas que circulam pelo espaço urbano, caracterizar a escuta como prática social, prática de significação, portanto, prática cultural. Este estudo está inscrito no campo dos Estudos Culturais, adotando a etnografia pós-moderna e fotoetnografia como instrumentos teórico-metodológicos, operacionalizados através de observação e registros de conversas, diários de campo, diários fotográficos e acompanhamento de produtos midiáticos em circulação durante o período da sua produção. O trabalho de observação no campo foi desenvolvido em Porto Alegre (RS), de julho de 2007 a julho de 2011. Também foram realizadas oito entrevistas etnográficas com garotos e garotas que permaneceram ao longo do processo de pesquisa como colaboradores mais constantes, considerando a pluralidade do universo investigado. A análise desenvolvida mostra a produtividade das práticas de escuta a partir de artefatos sonoros portáteis sobre a produção de determinadas identidades juvenis e de um estilo de vida que tem a conectividade como característica mais forte.
id URGS_7859c00735600d46797e2f245476e7cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69923
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Marta Campos deSilveira, Rosa Maria Hessel2013-04-03T01:42:40Z2011http://hdl.handle.net/10183/69923000875347Esta tese – Tá Ligado?! Práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a Educação – tem como objetivo mostrar e compreender a produtividade das práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos a partir de artefatos sonoros portáteis na construção de identidades e culturas juvenis. Neste sentido busco caracterizar as práticas de escuta, mais do que a ação física de ouvir a partir de artefatos sonoros portáteis, praticada pelos garotos e garotas que circulam pelo espaço urbano, caracterizar a escuta como prática social, prática de significação, portanto, prática cultural. Este estudo está inscrito no campo dos Estudos Culturais, adotando a etnografia pós-moderna e fotoetnografia como instrumentos teórico-metodológicos, operacionalizados através de observação e registros de conversas, diários de campo, diários fotográficos e acompanhamento de produtos midiáticos em circulação durante o período da sua produção. O trabalho de observação no campo foi desenvolvido em Porto Alegre (RS), de julho de 2007 a julho de 2011. Também foram realizadas oito entrevistas etnográficas com garotos e garotas que permaneceram ao longo do processo de pesquisa como colaboradores mais constantes, considerando a pluralidade do universo investigado. A análise desenvolvida mostra a produtividade das práticas de escuta a partir de artefatos sonoros portáteis sobre a produção de determinadas identidades juvenis e de um estilo de vida que tem a conectividade como característica mais forte.This thesis – Tá Ligado?! Práticas de Escuta de Jovens Urbanos Contemporâneos e Panoramas Sonoros na Metrópole, uma Pauta para a Educação – aims to show and to understand the productivity of the contemporary uban youth listening practices from portable sound devices i te construction of youth identities and cultures. In this sense I seek to characterize the listening practices in this research, rather than the physical act of listening from such portable sound devices, practiced by boys and girls moving through the Porto Alegre city spaces, I characterize the listening practices as social practice, practice of signification, therefore, a cultural practice. The theoretical support of this study is found in the field of Cultural Studies, adopting the postmodern ethnography and photoethnography as theoretical and methodological tools. It had been operacionalized through field observation and conversations records, field notes, photographic narratives, and monitoring of media products in circulation during th period of the research production. The field observation had taken place in Porto Alegre (RS) from July 2007 to July 2011. I had also conducted ethnographic interviews with eight boys and girls who stayed throughout the research process as more constant collaborators, considering the plurality of the universe investigated. The analyzes show the productivity of the listening practices from portable sound devices on certain youth identities and cultures, and e production of a lifestyle that has connectivity as he strongest characteristic.application/pdfporEstudos culturaisJovemPratica culturalCultural studiesEducationUrban youthCultural listening practicesSoundscapesTá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875347.pdf000875347.pdfTexto completoapplication/pdf10474123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/1/000875347.pdf0b8c3366d3c808e80795e703982366d1MD51TEXT000875347.pdf.txt000875347.pdf.txtExtracted Texttext/plain481777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/2/000875347.pdf.txt752aa1bf9e999400acc8770b7479e11aMD52THUMBNAIL000875347.pdf.jpg000875347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/3/000875347.pdf.jpgcd7ae4ebc0fbbd5881733e0266047be4MD5310183/699232018-10-15 08:11:53.59oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:11:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
title Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
spellingShingle Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
Quadros, Marta Campos de
Estudos culturais
Jovem
Pratica cultural
Cultural studies
Education
Urban youth
Cultural listening practices
Soundscapes
title_short Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
title_full Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
title_fullStr Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
title_full_unstemmed Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
title_sort Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação
author Quadros, Marta Campos de
author_facet Quadros, Marta Campos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Marta Campos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Jovem
Pratica cultural
topic Estudos culturais
Jovem
Pratica cultural
Cultural studies
Education
Urban youth
Cultural listening practices
Soundscapes
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies
Education
Urban youth
Cultural listening practices
Soundscapes
description Esta tese – Tá Ligado?! Práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a Educação – tem como objetivo mostrar e compreender a produtividade das práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos a partir de artefatos sonoros portáteis na construção de identidades e culturas juvenis. Neste sentido busco caracterizar as práticas de escuta, mais do que a ação física de ouvir a partir de artefatos sonoros portáteis, praticada pelos garotos e garotas que circulam pelo espaço urbano, caracterizar a escuta como prática social, prática de significação, portanto, prática cultural. Este estudo está inscrito no campo dos Estudos Culturais, adotando a etnografia pós-moderna e fotoetnografia como instrumentos teórico-metodológicos, operacionalizados através de observação e registros de conversas, diários de campo, diários fotográficos e acompanhamento de produtos midiáticos em circulação durante o período da sua produção. O trabalho de observação no campo foi desenvolvido em Porto Alegre (RS), de julho de 2007 a julho de 2011. Também foram realizadas oito entrevistas etnográficas com garotos e garotas que permaneceram ao longo do processo de pesquisa como colaboradores mais constantes, considerando a pluralidade do universo investigado. A análise desenvolvida mostra a produtividade das práticas de escuta a partir de artefatos sonoros portáteis sobre a produção de determinadas identidades juvenis e de um estilo de vida que tem a conectividade como característica mais forte.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69923
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875347
url http://hdl.handle.net/10183/69923
identifier_str_mv 000875347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/1/000875347.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/2/000875347.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69923/3/000875347.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b8c3366d3c808e80795e703982366d1
752aa1bf9e999400acc8770b7479e11a
cd7ae4ebc0fbbd5881733e0266047be4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064990495080448