Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Reis, Juliani Menezes dos
Orientador(a): Backes, Luciana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/259387
Resumo: Esta tese apresenta compreensões sobre as potencialidades da literaturalização das ciências para a construção do conhecimento, articuladas com práticas pedagógicas, no contexto da educação on-line. Assim, emerge a problemática: Como a literaturalização das ciências, articulada com práticas pedagógicas para a educação on-line pode potencializar a construção do conhecimento? Para tanto, explora a metáfora da viagem, construindo o mapa que contempla o detalhamento da pesquisa, a bagagem como referencial teórico e o álbum da viagem para discutir sobre as análises dos dados produzidos. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratória, articulando aspectos de duas pesquisas da Educação: pesquisa nos/dos/com os cotidianos e pesquisa-formação na cibercultura. A fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo, legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio. Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação. A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas, colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias, associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início de novas aventuras.
id URGS_788bcf681d1aa8723c7a6df5c8493b7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259387
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Juliani Menezes dosBackes, Luciana2023-06-24T03:37:29Z2022http://hdl.handle.net/10183/259387001171848Esta tese apresenta compreensões sobre as potencialidades da literaturalização das ciências para a construção do conhecimento, articuladas com práticas pedagógicas, no contexto da educação on-line. Assim, emerge a problemática: Como a literaturalização das ciências, articulada com práticas pedagógicas para a educação on-line pode potencializar a construção do conhecimento? Para tanto, explora a metáfora da viagem, construindo o mapa que contempla o detalhamento da pesquisa, a bagagem como referencial teórico e o álbum da viagem para discutir sobre as análises dos dados produzidos. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratória, articulando aspectos de duas pesquisas da Educação: pesquisa nos/dos/com os cotidianos e pesquisa-formação na cibercultura. A fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo, legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio. Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação. A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas, colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias, associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início de novas aventuras.This thesis presents understanding on the potentialities of the literaturalization of science for the construction of knowledge, articulated with pedagogical practices, in the context of online education. Thus, the problem emerges: how can the literaturalization of science, articulated with pedagogical practices for online education, enhance the construction of knowledge? It explores the metaphor of the journey, defining the map that contemplates the details of the research, its baggage as a theoretical reference, and the album of the journey to discuss the analysis of the data produced. A qualitative methodological approach is presented here, of exploratory nature, articulating aspects of three types of research in Education: the research in/with the everyday, participant research, and cyberculture formation research. The theoretical foundation contemplates the construction of knowledge, from the concepts of the Biology of Knowing (disturbance, interaction, mutual respect, legitimation of the other, structural coupling, cooperation, compensation of disturbance, autopoiesis, authorship), considering that it is in the knowing and living of human beings in interaction that the space for coexistence is configured, in congruence with the environment. In the cyberculture context, coexistence is modified by the insertion of digital technologies in people's daily lives, tensing massive and transmissive models in education. In this scenario, online education presents new possibilities for learning and teaching, in the reflection and action on interactive, hypertextual, ubiquitous, and collaborative communicational practices, based on dialog, sharing, participation, and authorship. In the emerging context, it explores the literaturalization of science, which occurs in the intertwining of literature and scientific knowledge, from research and reflection to explore the hybridity of languages and establish analogies, associations, metaphors, and epistemic metaphors. It reflects on the literaturalization of science in the re-signification of the production of academic texts, materials, and textbooks, and on the scientific discourse itself, in congruence with everyday life, in the development of pedagogical practices in different contexts that provide interaction, cooperation, and authorship. To build new knowledge through the literaturalization of science, the formation of teachers was developed in the extension course ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, held in 2021, in the pandemic context, in synchronous and asynchronous online meetings, at Canoas’ La Salle University. The research participants were 15 public basic education teachers and graduate students from different Brazilian cities, who created five scientific-literary stories, articulating knowledge from the Base Nacional Comum Curricular (Brazilian National Curricular Common Base) in an authorial narrative, with characters, plot, and dialogues, exploring analogies, language hybridism, digital technological hybridism and developing pedagogical practices. The participants were instigated to do-think-do, knowing and living the literaturalization of science in their teaching practice. Thus, the 'I, the author' of the teachers emerged, understanding and affirming the potentialities of the literaturalization of science in the many and plural school routines, producing knowledge and meanings. At the end of this journey, it considers that the potentialities of science literaturalization enable the construction of knowledge and contribute to the learning process in different contexts, understanding that the end is also the beginning of new adventures.application/pdfporConstrução do conhecimentoPrática pedagógicaEducação a distância (EaD)Literaturalization of scienceOnline educationConstruction of knowledgePedagogical practicesBiology of knowingLiteraturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCentro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCanoas, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171848.pdf.txt001171848.pdf.txtExtracted Texttext/plain377940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/2/001171848.pdf.txta90abe2f8a3db6ce949c9efee0e7e6edMD52ORIGINAL001171848.pdfTexto completoapplication/pdf34636125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/1/001171848.pdf5e3cbc04f9d84c49ac2c7409ccd6f622MD5110183/2593872023-07-25 03:38:06.341163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-25T06:38:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
title Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
spellingShingle Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
Reis, Juliani Menezes dos
Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Educação a distância (EaD)
Literaturalization of science
Online education
Construction of knowledge
Pedagogical practices
Biology of knowing
title_short Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
title_full Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
title_fullStr Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
title_full_unstemmed Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
title_sort Literaturalização das ciências e educação on-line : a aventura de construir conhecimentos
author Reis, Juliani Menezes dos
author_facet Reis, Juliani Menezes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Juliani Menezes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Luciana
contributor_str_mv Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Educação a distância (EaD)
topic Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Educação a distância (EaD)
Literaturalization of science
Online education
Construction of knowledge
Pedagogical practices
Biology of knowing
dc.subject.eng.fl_str_mv Literaturalization of science
Online education
Construction of knowledge
Pedagogical practices
Biology of knowing
description Esta tese apresenta compreensões sobre as potencialidades da literaturalização das ciências para a construção do conhecimento, articuladas com práticas pedagógicas, no contexto da educação on-line. Assim, emerge a problemática: Como a literaturalização das ciências, articulada com práticas pedagógicas para a educação on-line pode potencializar a construção do conhecimento? Para tanto, explora a metáfora da viagem, construindo o mapa que contempla o detalhamento da pesquisa, a bagagem como referencial teórico e o álbum da viagem para discutir sobre as análises dos dados produzidos. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratória, articulando aspectos de duas pesquisas da Educação: pesquisa nos/dos/com os cotidianos e pesquisa-formação na cibercultura. A fundamentação teórica contempla a construção do conhecimento, a partir dos conceitos da Biologia do Conhecer (perturbação, interação, respeito mútuo, legitimação do outro, acoplamento estrutural, cooperação, compensação da perturbação, autopoiese, autoria), isto é, no conhecer e no viver dos seres humanos em interação, configuramos o espaço de convivência, em congruência com o meio. Na cibercultura, a convivência é modificada pela inserção de tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, tensionando modelos massivos e transmissivos na educação. A educação on-line apresenta outras possibilidades para aprender e ensinar, na reflexão e ação sobre práticas comunicacionais interativas, hipertextuais, ubíquas, colaborativas, baseadas no diálogo, compartilhamento, participação e autoria. No contexto emergente, explora a literaturalização das ciências, que ocorre no entrelaçamento entre literatura e conhecimento científico, a partir de pesquisa e reflexão para explorar o hibridismo das linguagens e estabelecer analogias, associações, metáforas e metáforas epistêmicas. A literaturalização das ciências ressignifica a produção de textos acadêmicos, materiais e livros didáticos e o próprio discurso científico, em congruência com cotidiano, no desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Para construir conhecimentos, por meio da literaturalização das ciências, foi desenvolvida a formação de professores no curso de extensão ‘Eu, autor? criando narrativas e construindo novos conhecimentos para a prática docente’, realizado em 2021, no contexto pandêmico, em encontros on-line síncronos e assíncronos, na Universidade La Salle - Canoas. Os participantes da pesquisa foram 15 professores da educação básica da rede pública de ensino e estudantes de pós-graduação, de diferentes cidades brasileiras, os quais criaram cinco histórias científico-literárias, articulando conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma narrativa autoral, com personagens, enredo e diálogos, explorando analogias, hibridismo das linguagens, hibridismo tecnológico digital e desenvolvendo práticas pedagógicas. Os participantes foram instigados a fazer-pensar-fazer, conhecendo e vivendo a literaturalização das ciências em sua prática docente. Assim, emergiu o ‘eu, autor’ dos professores, compreendendo e afirmando as potencialidades da literaturalização das ciências nos tantos e plurais cotidianos escolares, produzindo conhecimentos e significações. No final dessa viagem, consideramos que as potencialidades da literaturalização das ciências possibilitam a construção do conhecimento e contribuem para o processo de aprendizagem em diferentes contextos, compreendendo que o fim é também o início de novas aventuras.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171848
url http://hdl.handle.net/10183/259387
identifier_str_mv 001171848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/2/001171848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259387/1/001171848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a90abe2f8a3db6ce949c9efee0e7e6ed
5e3cbc04f9d84c49ac2c7409ccd6f622
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810089068664455168