Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/78479 |
Resumo: | Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica. |
id |
URGS_7ab736c5354d6e38c5043ef56c1bce4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78479 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Latosinski, E.S.Ostermann, Fernanda2013-10-01T01:46:51Z2013http://hdl.handle.net/10183/78479000899491Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica.In this dissertation we present the report of the implementation of a teaching project in a class of vocational technical education in the field of Computation of the Farroupilha Federal Institute, in the city of São Borja/RS. This work is based on the socio-interacionist theory of Lev Semenovich Vygotsky, as well as in the theory of pedagogical moments of Delizoicov and Angotti which is supported on the educational perspective of Paulo Freire. During the project application classes we have always sought to stimulate debate, since the theoretical references consider this as a fundamental point for learning. Main activity of the project the students have worked on residential electrical installations. Each group has built, during the meetings, an electrical blueprint of a house in which they have approached all the concepts studied during the project application. The results obtained with the main activity as well as the questionnaires applied before and after the implementation of the project, showed an adequate appropriation of knowledge by the students, on the structuring subject discussed. A Java simulator of electrical circuits available on the internet has been used as a tool. Addressing the themes always relating them to applications present in the students’ realities has also been sought. This approach of Physics has aroused the students’ interest leading them to participate more on the classes and to make relations between the studied contents and their technical applications.application/pdfporEnsino de físicaEnsino técnicoAprendizagemPhysics teachingStructuring themesProfessional educationUma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899491.pdf000899491.pdfTexto completoapplication/pdf3287678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/1/000899491.pdff9cb78b8068fd92dbcf832559d7eefc1MD51TEXT000899491.pdf.txt000899491.pdf.txtExtracted Texttext/plain153106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/2/000899491.pdf.txt71ebbf4fc5d8023893e47f56d1fc8e0fMD52THUMBNAIL000899491.pdf.jpg000899491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/3/000899491.pdf.jpgdfe50ff89e6e6b6a68b58ba71c474338MD5310183/784792018-10-16 08:52:59.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
title |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
spellingShingle |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica Latosinski, E.S. Ensino de física Ensino técnico Aprendizagem Physics teaching Structuring themes Professional education |
title_short |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
title_full |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
title_fullStr |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
title_sort |
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica |
author |
Latosinski, E.S. |
author_facet |
Latosinski, E.S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Latosinski, E.S. |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
contributor_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino técnico Aprendizagem |
topic |
Ensino de física Ensino técnico Aprendizagem Physics teaching Structuring themes Professional education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Structuring themes Professional education |
description |
Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-01T01:46:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000899491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78479 |
identifier_str_mv |
000899491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/1/000899491.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/2/000899491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/3/000899491.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9cb78b8068fd92dbcf832559d7eefc1 71ebbf4fc5d8023893e47f56d1fc8e0f dfe50ff89e6e6b6a68b58ba71c474338 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088829807230976 |