Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Latosinski, E.S.
Orientador(a): Ostermann, Fernanda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/78479
Resumo: Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica.
id URGS_7ab736c5354d6e38c5043ef56c1bce4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78479
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Latosinski, E.S.Ostermann, Fernanda2013-10-01T01:46:51Z2013http://hdl.handle.net/10183/78479000899491Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica.In this dissertation we present the report of the implementation of a teaching project in a class of vocational technical education in the field of Computation of the Farroupilha Federal Institute, in the city of São Borja/RS. This work is based on the socio-interacionist theory of Lev Semenovich Vygotsky, as well as in the theory of pedagogical moments of Delizoicov and Angotti which is supported on the educational perspective of Paulo Freire. During the project application classes we have always sought to stimulate debate, since the theoretical references consider this as a fundamental point for learning. Main activity of the project the students have worked on residential electrical installations. Each group has built, during the meetings, an electrical blueprint of a house in which they have approached all the concepts studied during the project application. The results obtained with the main activity as well as the questionnaires applied before and after the implementation of the project, showed an adequate appropriation of knowledge by the students, on the structuring subject discussed. A Java simulator of electrical circuits available on the internet has been used as a tool. Addressing the themes always relating them to applications present in the students’ realities has also been sought. This approach of Physics has aroused the students’ interest leading them to participate more on the classes and to make relations between the studied contents and their technical applications.application/pdfporEnsino de físicaEnsino técnicoAprendizagemPhysics teachingStructuring themesProfessional educationUma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899491.pdf000899491.pdfTexto completoapplication/pdf3287678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/1/000899491.pdff9cb78b8068fd92dbcf832559d7eefc1MD51TEXT000899491.pdf.txt000899491.pdf.txtExtracted Texttext/plain153106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/2/000899491.pdf.txt71ebbf4fc5d8023893e47f56d1fc8e0fMD52THUMBNAIL000899491.pdf.jpg000899491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/3/000899491.pdf.jpgdfe50ff89e6e6b6a68b58ba71c474338MD5310183/784792018-10-16 08:52:59.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
title Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
spellingShingle Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
Latosinski, E.S.
Ensino de física
Ensino técnico
Aprendizagem
Physics teaching
Structuring themes
Professional education
title_short Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
title_full Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
title_fullStr Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
title_full_unstemmed Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
title_sort Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
author Latosinski, E.S.
author_facet Latosinski, E.S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Latosinski, E.S.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
contributor_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino técnico
Aprendizagem
topic Ensino de física
Ensino técnico
Aprendizagem
Physics teaching
Structuring themes
Professional education
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Structuring themes
Professional education
description Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São Borja/RS. O presente trabalho está referenciado na teoria sócio-interacionista de Lev Semenovich Vygotsky, bem como na teoria dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti que por sua vez se ampara na perspectiva educacional de Paulo Freire. Durante as aulas de aplicação do projeto sempre buscamos motivar o debate, visto que os referenciais teóricos consideram isto como ponto fundamental para a aprendizagem. Como atividade principal do projeto os alunos desenvolveram um trabalho sobre instalações elétricas residenciais. Cada grupo foi construindo, no decorrer dos encontros, uma planta elétrica de uma residência, em que abordaram todos os conceitos estudados durante a aplicação do projeto. Os resultados obtidos com a atividade principal desenvolvida bem como com os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação adequada do conhecimento por parte dos estudantes referentes ao tema estruturante abordado. Como ferramenta, foi utilizado no desenvolvimento das atividades um simulador Java disponível na internet sobre circuitos elétricos. Também se buscou abordar os temas sempre os relacionando a aplicações presentes na realidade dos estudantes. Essa abordagem da Física despertou o interesse dos alunos levando-os a participar mais das aulas e a fazerem relações dos conteúdos estudados em sala de aula com as suas aplicações junto a sua área técnica.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-01T01:46:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000899491
url http://hdl.handle.net/10183/78479
identifier_str_mv 000899491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/1/000899491.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/2/000899491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78479/3/000899491.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9cb78b8068fd92dbcf832559d7eefc1
71ebbf4fc5d8023893e47f56d1fc8e0f
dfe50ff89e6e6b6a68b58ba71c474338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088829807230976