Os ritmos biológicos e as atividades complementares de contraturno de estudantes de escolas públicas de ensino fundamental do município de Farroupilha/RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Portela, Priscila
Orientador(a): Nobile, Marcia Finimundi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/214557
Resumo: A presente tese tem como foco apresentar a importância dos ritmos biológicos e as preferências de atividades complementares de contraturno de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Farroupilha/RS. No decorrer da pesquisa buscou-se identificar os cronotipos de estudantes, bem como suas preferências em relação às atividades complementares, que gerou ao longo dos capítulos a relação entre o cronotipo e as escolhas dos educandos. Além disso, buscou-se relacionar os ritmos biológicos aos fatores presentes no cotidiano dos estudantes, tal como o uso da internet e a influência do ciclo sono/vigília e demais estudos relacionados aos ritmos biológicos e a aprendizagem escolar. Optou-se pela realização de uma pesquisa mista, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e cunho exploratório. A abordagem qualitativa obteve-se a partir do levantamento de dados através de revisão bibliográfica, a partir de autores da área da cronobiologia e da educação integral e de tempo integral, além de legislações e políticas públicas acerca do atendimento integral e educação, tais como Plano Nacional (2014), Estadual (2015) e Municipal de Educação (2015), LDBEN (1996), BNCC (2017) e o Referencial Curricular do Município de Farroupilha/RS (2020). O campo de pesquisa foi composto por 885 estudantes de oito escolas públicas municipais do município de Farroupilha/RS. A abordagem quantitativa ocorreu a partir da Escala Matutino/Vespertino para a identificação dos cronotipos e a aplicação de um questionário de múltipla escolha referente às atividades complementares de contraturno e atividades do cotidiano dos educandos, sendo a aplicação de ambos no mesmo período. Os resultados indicaram que não há distinção em relação à preferência de atividades de estudantes matutinos e vespertinos, mas ambos cronotipos preferem realizar as atividades pelo turno da tarde. Os resultados apontaram também, que os estudantes de 12 a 16 anos de idade são os que acessam a internet todos os dias. Ao comparar os matutinos e vespertinos, destaca-se os estudantes vespertinos com maior número de horas de acesso, além de, acessar a internet todos os dias. Referente ao acesso destacou-se às redes sociais (Facebook, Whatsapp, Twitter, dentre outros) e os jogos. Os demais estudos da pesquisa apresentaram o quanto a privação do sono é prejudicial no cotidiano das crianças e adolescentes, especialmente no processo de aprendizagem, acarretando em consequências diversas tanto a curto quanto em longo prazo, devido à importância do sono na consolidação da memória e na aprendizagem. Portanto, a análise dos resultados coletados indica a importância do conhecimento dos cronotipos e das atividades complementares, para adequação das mesmas como política pública, a fim de promover uma melhor qualidade de vida e maior eficácia na aprendizagem, em prol dos educandos.
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A abordagem qualitativa obteve-se a partir do levantamento de dados através de revisão bibliográfica, a partir de autores da área da cronobiologia e da educação integral e de tempo integral, além de legislações e políticas públicas acerca do atendimento integral e educação, tais como Plano Nacional (2014), Estadual (2015) e Municipal de Educação (2015), LDBEN (1996), BNCC (2017) e o Referencial Curricular do Município de Farroupilha/RS (2020). O campo de pesquisa foi composto por 885 estudantes de oito escolas públicas municipais do município de Farroupilha/RS. A abordagem quantitativa ocorreu a partir da Escala Matutino/Vespertino para a identificação dos cronotipos e a aplicação de um questionário de múltipla escolha referente às atividades complementares de contraturno e atividades do cotidiano dos educandos, sendo a aplicação de ambos no mesmo período. Os resultados indicaram que não há distinção em relação à preferência de atividades de estudantes matutinos e vespertinos, mas ambos cronotipos preferem realizar as atividades pelo turno da tarde. Os resultados apontaram também, que os estudantes de 12 a 16 anos de idade são os que acessam a internet todos os dias. Ao comparar os matutinos e vespertinos, destaca-se os estudantes vespertinos com maior número de horas de acesso, além de, acessar a internet todos os dias. Referente ao acesso destacou-se às redes sociais (Facebook, Whatsapp, Twitter, dentre outros) e os jogos. Os demais estudos da pesquisa apresentaram o quanto a privação do sono é prejudicial no cotidiano das crianças e adolescentes, especialmente no processo de aprendizagem, acarretando em consequências diversas tanto a curto quanto em longo prazo, devido à importância do sono na consolidação da memória e na aprendizagem. Portanto, a análise dos resultados coletados indica a importância do conhecimento dos cronotipos e das atividades complementares, para adequação das mesmas como política pública, a fim de promover uma melhor qualidade de vida e maior eficácia na aprendizagem, em prol dos educandos.This thesis focuses on presenting the importance of biological rhythms and the preferences of complementary evening activities for elementary school students in public schools in the municipality of Farroupilha / RS. In the course of the research, we sought to identify the chronotypes of students, as well as their preferences in relation to complementary activities, which generated throughout the chapters the relationship between the chronotype and the students' choices. In addition, we sought to relate biological rhythms to factors present in students' daily lives, such as the use of the internet and the influence of the sleep / wake cycle and other studies related to biological rhythms and school learning. We opted for conducting a mixed research, with a qualitative and quantitative approach, of an applied nature and exploratory nature. The qualitative approach was obtained from data collection through bibliographic review, from authors in the area of chronobiology and full-time education, in addition to laws and public policies on comprehensive care and education, such as Plano National (2014), State (2015) and Municipal Education (2015), LDBEN (1996), BNCC (2017) and the Curriculum Reference of the Municipality of Farroupilha / RS (2020). The research field was composed of 885 students from eight municipal public schools in the municipality of Farroupilha / RS. The quantitative approach was based on the Morning / Evening Scale (FINIMUNDI, et al, 2012) for the identification of chronotypes and the application of a multiple choice questionnaire referring to complementary activities and daily activities of students, being the application of both in the same period. The results indicated that there is no distinction regarding the preference of activities of morning and afternoon students, but both chronotypes prefer to carry out the activities in the afternoon shift. The results also pointed out that students from 12 to 16 years old are those who access the internet every day. When comparing morning and afternoon hours, afternoon students with the highest number of hours of access stand out, in addition to accessing the internet every day. Regarding access, social media (Facebook, Whatsapp, Twitter, among others) and games stood out. The other research studies showed how harmful sleep deprivation is in the daily lives of children and adolescents, especially in the learning process, resulting in different consequences both in the short and long term, due to the importance of sleep in energy conservation, in consolidation of memory and learning. Therefore, the analysis of the collected results indicates the importance of knowledge of chronotypes and complementary activities, for their adequacy as public policy, in order to promote a better quality of life and greater efficiency in learning, for the benefit of students.application/pdfporEnsino e aprendizagemEducação integralEnsino fundamentalRitmo circadianoBiological rhythmsChronotypesAdditional activitiesLearningOs ritmos biológicos e as atividades complementares de contraturno de estudantes de escolas públicas de ensino fundamental do município de Farroupilha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118970.pdf.txt001118970.pdf.txtExtracted Texttext/plain259514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214557/2/001118970.pdf.txt8e3a20954502e765837c4375d75836b5MD52ORIGINAL001118970.pdfTexto completoapplication/pdf2085374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214557/1/001118970.pdf028e342c1b7a026e23ab7df443d2b517MD5110183/2145572021-05-07 04:52:42.498693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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