Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pieretti, Jaqueline Barbieri
Orientador(a): Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/83823
Resumo: O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar.
id URGS_7d7cc61c54b269d2c73c2e07973cab2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83823
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pieretti, Jaqueline BarbieriMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2013-12-17T01:52:52Z2013http://hdl.handle.net/10183/83823000907387O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar.This thesis has investigated primary teachers' respect conceptions and how these concepts relate to building relations of mutual respect in the classroom and the development of child moral autonomy. Genetic Epistemology is the theoretical basis of this research, particularly Moral Development in the work of Jean Piaget. Data collection was conducted with thirteen teachers from diverse educational institutions and organized in two steps: first, written records about a situation narrated in the third person were made; second, a semi-structured interview, based on previously collected data and guided by Piagetian clinical method, was conducted. This collected data allowed the analysis from two main categories: the relations among teachers and students and the construction of a cooperative environment. In each of these categories, conceptions of respect related to the dimensions of unilateral and mutual respect were noted as well as their interference on the school routine was observed.application/pdfporRespeito mútuoAutoridadeProfessorEducação moralEpistemologia genéticaMutual respectTeaching authorityInterpersonal relationsMoral educationCooperative environmentGenetic epistemologyRespeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000907387.pdf000907387.pdfTexto completoapplication/pdf608419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/1/000907387.pdf3664b92f0983eb16fbaf24f334764471MD51TEXT000907387.pdf.txt000907387.pdf.txtExtracted Texttext/plain216091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/2/000907387.pdf.txt971d3b15904300e9a25c60fb7b869709MD52THUMBNAIL000907387.pdf.jpg000907387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/3/000907387.pdf.jpg4ca1ea00762e8a03b285b5c5cee078c4MD5310183/838232018-10-11 08:25:34.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
title Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
spellingShingle Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
Pieretti, Jaqueline Barbieri
Respeito mútuo
Autoridade
Professor
Educação moral
Epistemologia genética
Mutual respect
Teaching authority
Interpersonal relations
Moral education
Cooperative environment
Genetic epistemology
title_short Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
title_full Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
title_fullStr Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
title_sort Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
author Pieretti, Jaqueline Barbieri
author_facet Pieretti, Jaqueline Barbieri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieretti, Jaqueline Barbieri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Respeito mútuo
Autoridade
Professor
Educação moral
Epistemologia genética
topic Respeito mútuo
Autoridade
Professor
Educação moral
Epistemologia genética
Mutual respect
Teaching authority
Interpersonal relations
Moral education
Cooperative environment
Genetic epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Mutual respect
Teaching authority
Interpersonal relations
Moral education
Cooperative environment
Genetic epistemology
description O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-17T01:52:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83823
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000907387
url http://hdl.handle.net/10183/83823
identifier_str_mv 000907387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/1/000907387.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/2/000907387.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/3/000907387.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3664b92f0983eb16fbaf24f334764471
971d3b15904300e9a25c60fb7b869709
4ca1ea00762e8a03b285b5c5cee078c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065004100354048