Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Barbosa, Viviane Malheiro
Orientador(a): Meinerz, Carla Beatriz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/171226
Resumo: A dissertação objetiva registrar e analisar as experiências e singularidades vividas por seis mulheres capoeiristas, com foco analítico no potencial educativo da Capoeira Angola na vida das mesmas. Coloca-se no contexto do tempo presente, tendo como recorte temporal a iniciação dessas mulheres na Capoeira, entre 1986 e 2016, destacando suas passagens em práticas da arte na espacialidade da cidade de Porto Alegre. Trata da Capoeira Angola enquanto campo formativo e educacional, interseccionando aspectos dessa prática cultural com questões de gênero e de pertencimento étnico racial. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e traz uma abordagem qualitativa amparada pela metodologia da História Oral, através do uso da entrevista compreensiva. A escrita destaca como as seis mulheres pensam e vivem a presença feminina no espaço da Capoeira Angola, evidenciando a experiência de cada uma e a compreensão da diferença que se produz no tornar-se mulher praticando e ensinando a arte da Capoeira. Compreende a Capoeira Angola como espaço de múltiplas aprendizagens, tensões e resistências, destacando temas como: tornar-se mulher, reconhecer ancestralidades, ética, equidade nas relações étnico-raciais e de gênero, vínculos com a religiosidade e solidariedade. Utiliza autoras (es) como ARAÚJO (2016) LOURO (1997), PERROT (1998), CHAUI (2011) CERTEAU (2012), SCOTT (1992; 2015) ERRANTE (2000) OLIVEIRA (2012), LAROSSA (2002; 2016). Analisa-se as mudanças ocorridas na vida das capoeiristas, com base em suas experiências vividas na Capoeira, utilizando-se a metáfora - da “pequena” para a “grande roda” (ARAÚJO, 2015) – a roda da vida.
id URGS_7fb98d9fb0f17eee244baef299b3158e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171226
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Viviane MalheiroMeinerz, Carla Beatriz2017-12-15T02:23:59Z2017http://hdl.handle.net/10183/171226001054133A dissertação objetiva registrar e analisar as experiências e singularidades vividas por seis mulheres capoeiristas, com foco analítico no potencial educativo da Capoeira Angola na vida das mesmas. Coloca-se no contexto do tempo presente, tendo como recorte temporal a iniciação dessas mulheres na Capoeira, entre 1986 e 2016, destacando suas passagens em práticas da arte na espacialidade da cidade de Porto Alegre. Trata da Capoeira Angola enquanto campo formativo e educacional, interseccionando aspectos dessa prática cultural com questões de gênero e de pertencimento étnico racial. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e traz uma abordagem qualitativa amparada pela metodologia da História Oral, através do uso da entrevista compreensiva. A escrita destaca como as seis mulheres pensam e vivem a presença feminina no espaço da Capoeira Angola, evidenciando a experiência de cada uma e a compreensão da diferença que se produz no tornar-se mulher praticando e ensinando a arte da Capoeira. Compreende a Capoeira Angola como espaço de múltiplas aprendizagens, tensões e resistências, destacando temas como: tornar-se mulher, reconhecer ancestralidades, ética, equidade nas relações étnico-raciais e de gênero, vínculos com a religiosidade e solidariedade. Utiliza autoras (es) como ARAÚJO (2016) LOURO (1997), PERROT (1998), CHAUI (2011) CERTEAU (2012), SCOTT (1992; 2015) ERRANTE (2000) OLIVEIRA (2012), LAROSSA (2002; 2016). Analisa-se as mudanças ocorridas na vida das capoeiristas, com base em suas experiências vividas na Capoeira, utilizando-se a metáfora - da “pequena” para a “grande roda” (ARAÚJO, 2015) – a roda da vida.The dissertation aims to record and analyze the experiences and singularities experienced by six women capoeiristas, with an analytical focus on the educational potential of Capoeira Angola in their lives. It is placed in the context of the present time, taking as a temporal cut the initiation of these women in Capoeira, between 1986 and 2016, highlighting their passages in art practices in the city of Porto Alegre. It treats Capoeira Angola as a formative and educational field, intersecting aspects of this cultural practice with issues of gender and ethnicity. The research is inserted in the field of History of Education and brings a qualitative approach supported by Oral History methodology through the use of comprehensive interview. The writing emphasizes how the six women think and live the feminine presence in the space of Capoeira Angola, evidencing the experience of each one and the understanding of the difference that occurs in becoming a woman practicing and teaching the art of Capoeira. Understanding Capoeira Angola as a space of multiple learning, tensions and resistance, highlighting themes such as: becoming a woman, recognizing ancestry, ethics, equity in ethnic-racial relations and gender, ties to religiosity and solidarity. It uses authors such as ARAÚJO (2016) LOURO (1997), PERROT (1998), CHAUI (2011) CERTEAU (2012), SCOTT (1992; 2015) ERRANTE (2000) OLIVEIRA (2012), LAROSSA (2002; 2016) . We analyze the changes in the life of capoeiristas, based on their experiences in Capoeira, using the metaphor - from "small" to "big wheel" (ARAÚJO, 2015) - the wheel of life.application/pdfporCapoeira AngolaFeminismoExperienceEducationWomanMulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054133.pdf001054133.pdfTexto completoapplication/pdf1141016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/1/001054133.pdf9d98c39fffd5ddd5bc04cbc9c0321bfeMD51TEXT001054133.pdf.txt001054133.pdf.txtExtracted Texttext/plain348502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/2/001054133.pdf.txt1c13ef24cbdfefceac09282f9bba874fMD52THUMBNAIL001054133.pdf.jpg001054133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/3/001054133.pdf.jpgd3baa084a49b107768a98d14759cb32eMD5310183/1712262018-10-09 09:07:49.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:07:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
title Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
spellingShingle Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
Barbosa, Viviane Malheiro
Capoeira Angola
Feminismo
Experience
Education
Woman
title_short Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
title_full Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
title_fullStr Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
title_full_unstemmed Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
title_sort Mulher na roda : experiências femininas na Capoeira Angola de Porto Alegre
author Barbosa, Viviane Malheiro
author_facet Barbosa, Viviane Malheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Viviane Malheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira Angola
Feminismo
topic Capoeira Angola
Feminismo
Experience
Education
Woman
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience
Education
Woman
description A dissertação objetiva registrar e analisar as experiências e singularidades vividas por seis mulheres capoeiristas, com foco analítico no potencial educativo da Capoeira Angola na vida das mesmas. Coloca-se no contexto do tempo presente, tendo como recorte temporal a iniciação dessas mulheres na Capoeira, entre 1986 e 2016, destacando suas passagens em práticas da arte na espacialidade da cidade de Porto Alegre. Trata da Capoeira Angola enquanto campo formativo e educacional, interseccionando aspectos dessa prática cultural com questões de gênero e de pertencimento étnico racial. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e traz uma abordagem qualitativa amparada pela metodologia da História Oral, através do uso da entrevista compreensiva. A escrita destaca como as seis mulheres pensam e vivem a presença feminina no espaço da Capoeira Angola, evidenciando a experiência de cada uma e a compreensão da diferença que se produz no tornar-se mulher praticando e ensinando a arte da Capoeira. Compreende a Capoeira Angola como espaço de múltiplas aprendizagens, tensões e resistências, destacando temas como: tornar-se mulher, reconhecer ancestralidades, ética, equidade nas relações étnico-raciais e de gênero, vínculos com a religiosidade e solidariedade. Utiliza autoras (es) como ARAÚJO (2016) LOURO (1997), PERROT (1998), CHAUI (2011) CERTEAU (2012), SCOTT (1992; 2015) ERRANTE (2000) OLIVEIRA (2012), LAROSSA (2002; 2016). Analisa-se as mudanças ocorridas na vida das capoeiristas, com base em suas experiências vividas na Capoeira, utilizando-se a metáfora - da “pequena” para a “grande roda” (ARAÚJO, 2015) – a roda da vida.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-15T02:23:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171226
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054133
url http://hdl.handle.net/10183/171226
identifier_str_mv 001054133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/1/001054133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/2/001054133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171226/3/001054133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d98c39fffd5ddd5bc04cbc9c0321bfe
1c13ef24cbdfefceac09282f9bba874f
d3baa084a49b107768a98d14759cb32e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088933715869696