O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pulido Cordoba, Pablo Arturo
Orientador(a): Carvalho, Any Raquel Souza de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/141344
Resumo: O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ou seja, para três instrumentos de cordas. O gênero bambuco é o maior representante da música andina colombiana. Para esta pesquisa apresento dados sobre a forma e a estrutura do bambuco e, analisei e comparei a versão original com a de violão solo. Dois artigos escritos pelo próprio compositor, assim como uma entrevista serviram de base para o trabalho. Para auxiliar na interpretação deste bambuco, criei exercícios e micro estudos para confrontar as dificuldades técnicas que encontrei, incluindo digitações, e dificuldades expressivas desta obra. Este material pretende não só ajudar o intérprete ao se deparar com bambucos, como divulgar o gênero da música andina colombiana.
id URGS_82bcf6370e6bd8595e16e0251ede389c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141344
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pulido Cordoba, Pablo ArturoCarvalho, Any Raquel Souza de2016-05-19T02:10:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/141344000992047O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ou seja, para três instrumentos de cordas. O gênero bambuco é o maior representante da música andina colombiana. Para esta pesquisa apresento dados sobre a forma e a estrutura do bambuco e, analisei e comparei a versão original com a de violão solo. Dois artigos escritos pelo próprio compositor, assim como uma entrevista serviram de base para o trabalho. Para auxiliar na interpretação deste bambuco, criei exercícios e micro estudos para confrontar as dificuldades técnicas que encontrei, incluindo digitações, e dificuldades expressivas desta obra. Este material pretende não só ajudar o intérprete ao se deparar com bambucos, como divulgar o gênero da música andina colombiana.The purpose of this study is to investigate the interpretation of the bambuco Florecita del camino by the Columbian composer Jaime Romero (b. 1966) for solo guitar. It was originally composed for the Columbian trío típico, by the same composer, for three stringed instruments. The bambuco is the most representative of Columbian music of the Andes. Information about the form and structure of the bambuco were presented, as well as an analysis and comparison of the original version with the guitar solo version. Two articles by the composer and an interview served as the basis of this work. As for the interpretation of the bambuco, I created exercises and microstudies to overcome the technical difficulties I encountered, including fingering, as well as expressive difficulties in the piece. This material may be used to help those learning to perform the bambuco, making this genre of Columbian music of the Andes more accessible to listeners, as well.application/pdfporViolãoInterpretação musicalColômbiaColumbian guitarBambucoInterpretationRomero, JaimeO bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992047.pdf000992047.pdfTexto completoapplication/pdf5230285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/1/000992047.pdfd40efacaab0b355d4277799fa2d4832fMD51TEXT000992047.pdf.txt000992047.pdf.txtExtracted Texttext/plain98305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/2/000992047.pdf.txtaed06119a82e24926695c65766036ad4MD52THUMBNAIL000992047.pdf.jpg000992047.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/3/000992047.pdf.jpg18edd0c3a38c57d37f56288d817e11ceMD5310183/1413442018-10-25 09:56:26.036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:56:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
title O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
spellingShingle O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
Pulido Cordoba, Pablo Arturo
Violão
Interpretação musical
Colômbia
Columbian guitar
Bambuco
Interpretation
Romero, Jaime
title_short O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
title_full O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
title_fullStr O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
title_full_unstemmed O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
title_sort O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano
author Pulido Cordoba, Pablo Arturo
author_facet Pulido Cordoba, Pablo Arturo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulido Cordoba, Pablo Arturo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Any Raquel Souza de
contributor_str_mv Carvalho, Any Raquel Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Interpretação musical
Colômbia
topic Violão
Interpretação musical
Colômbia
Columbian guitar
Bambuco
Interpretation
Romero, Jaime
dc.subject.eng.fl_str_mv Columbian guitar
Bambuco
Interpretation
Romero, Jaime
description O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ou seja, para três instrumentos de cordas. O gênero bambuco é o maior representante da música andina colombiana. Para esta pesquisa apresento dados sobre a forma e a estrutura do bambuco e, analisei e comparei a versão original com a de violão solo. Dois artigos escritos pelo próprio compositor, assim como uma entrevista serviram de base para o trabalho. Para auxiliar na interpretação deste bambuco, criei exercícios e micro estudos para confrontar as dificuldades técnicas que encontrei, incluindo digitações, e dificuldades expressivas desta obra. Este material pretende não só ajudar o intérprete ao se deparar com bambucos, como divulgar o gênero da música andina colombiana.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-19T02:10:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141344
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992047
url http://hdl.handle.net/10183/141344
identifier_str_mv 000992047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/1/000992047.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/2/000992047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141344/3/000992047.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d40efacaab0b355d4277799fa2d4832f
aed06119a82e24926695c65766036ad4
18edd0c3a38c57d37f56288d817e11ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065055924125696