Pela voz de Zulmira Portella de Menezes, pelas mãos de Manoel de Araújo Schell : histórias do Tope escritas por um professor
Ano de defesa: | 2022 |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/251779 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo narrar a trajetória de seu autor na busca por desvendar, inicialmente, a biografia de sua avó adotiva, Zulmira Portella de Menezes, ouvindo vozes de anciãos da comunidade na qual cresceu e ainda vive. Também, lançou-se à busca por conhecer um pouco a respeito da vida e do legado deixado por Manoel de Araújo Schell, primeiro professor de sua localidade. Além disso, buscou-se narrar histórias que denotam o processo de formação e ocupação do então povoado denominado Tope. Para tanto, utilizou-se de conversas e entrevistas informais, realizadas há mais de 10 anos, anotações, memórias coletivas e particulares, cadernos, livros, e diários fragmentados do referido professor, bem como fotografias e objetos antigos. Nesse processo, delineou-se a tese que apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo trata a respeito de como o autor, tendo em mãos uma caixa de memórias, que pertenceu a sua avó, passa a conversar com velhas senhoras, a fim de saber mais sobre a vida dela e do povoado. Do mesmo modo, apresenta o surgimento de um acervo de memórias e objetos que ajudam a contar histórias de vida dos habitantes do lugar onde reside. No segundo capítulo, além de narrativas de ordem ficcional, são tecidos comentários a respeito das primeiras famílias, construções, manifestações religiosas, como a passagem do monge João Maria de Agostini e o Combate ligado a Revolução Federalista de 1893. Já no terceiro capítulo enfatiza-se a vida e a escola do professor Manoel de Araújo Schell, bem como os seus diários e acervo bibliográfico. No que diz respeito ao quarto capítulo, traz-se narrativas sobrenaturais e de conhecimento dos moradores, envolvendo dois lugares estratégicos que são um capão de mato e um capão de jabuticaba. Ainda nesse mesmo capítulo, busca-se descrever a localidade do Tope, mais antigo núcleo populacional de Marau-RS, no que tange às suas transformações geográficas, sociais e culturais, explicitando a vida dos moradores que no local permanecem. Por fim, no quinto capítulo, são tecidas reflexões sobre o processo de pesquisa, a necessidade de registro das memórias ora colhidas, bem como a respeito da importância da memória coletiva, a fim de garantir que a história seja lembrada não só oralmente, mas também por meio da escrita. |
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Frizon, Josué RodriguesFischer, Luís Augusto2022-11-25T04:45:34Z2022http://hdl.handle.net/10183/251779001153977Este texto tem como objetivo narrar a trajetória de seu autor na busca por desvendar, inicialmente, a biografia de sua avó adotiva, Zulmira Portella de Menezes, ouvindo vozes de anciãos da comunidade na qual cresceu e ainda vive. Também, lançou-se à busca por conhecer um pouco a respeito da vida e do legado deixado por Manoel de Araújo Schell, primeiro professor de sua localidade. Além disso, buscou-se narrar histórias que denotam o processo de formação e ocupação do então povoado denominado Tope. Para tanto, utilizou-se de conversas e entrevistas informais, realizadas há mais de 10 anos, anotações, memórias coletivas e particulares, cadernos, livros, e diários fragmentados do referido professor, bem como fotografias e objetos antigos. Nesse processo, delineou-se a tese que apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo trata a respeito de como o autor, tendo em mãos uma caixa de memórias, que pertenceu a sua avó, passa a conversar com velhas senhoras, a fim de saber mais sobre a vida dela e do povoado. Do mesmo modo, apresenta o surgimento de um acervo de memórias e objetos que ajudam a contar histórias de vida dos habitantes do lugar onde reside. No segundo capítulo, além de narrativas de ordem ficcional, são tecidos comentários a respeito das primeiras famílias, construções, manifestações religiosas, como a passagem do monge João Maria de Agostini e o Combate ligado a Revolução Federalista de 1893. Já no terceiro capítulo enfatiza-se a vida e a escola do professor Manoel de Araújo Schell, bem como os seus diários e acervo bibliográfico. No que diz respeito ao quarto capítulo, traz-se narrativas sobrenaturais e de conhecimento dos moradores, envolvendo dois lugares estratégicos que são um capão de mato e um capão de jabuticaba. Ainda nesse mesmo capítulo, busca-se descrever a localidade do Tope, mais antigo núcleo populacional de Marau-RS, no que tange às suas transformações geográficas, sociais e culturais, explicitando a vida dos moradores que no local permanecem. Por fim, no quinto capítulo, são tecidas reflexões sobre o processo de pesquisa, a necessidade de registro das memórias ora colhidas, bem como a respeito da importância da memória coletiva, a fim de garantir que a história seja lembrada não só oralmente, mas também por meio da escrita.Este texto pretende narrar la trayectoria de su autor en la búsqueda por desentrañar, inicialmente, labiografía de su abuela adoptiva, Zulmira Portella de Menezes, escuchando las voces de los ancianos de la comunidad en la que creció y aún vive. Además, se embarcó en la búsqueda de conocer un poco sobre la vida y el legado dejado por Manoel de Araújo Schell, el primer profesor de su localidad. Además, se buscó narrar historias que denotaran el proceso de formación y ocupación del entonces pueblo denominado Tope. Para ello se utilizaron conversaciones informales y entrevistas realizadas hace más de 10 años, apuntes, memorias colectivas y privadas, cuadernos, libros y diarios fragmentados del mencionado maestro, así como fotografías y objetos antiguos. En este proceso se planteó la presente tesis, la cual tiene la siguiente estructura: el primer capítulo trata de cómo el autor, teniendo en sus manos una caja de recuerdos, que perteneció a su abuela, comienza a hablar con ancianas para saber más sobre su vida y la del pueblo. Asi mismo, presenta el surgimiento de una colección de recuerdos y objetos que ayudan a contar historias de vida de los habitantes del lugar donde vive. En el segundo capítulo, además de narraciones ficticias, se comentan las primeras familias, edificios, manifestaciones religiosas, como el paso del monje João Maria de Agostini y el Combate vinculado a la Revolución Federalista de 1893.El capítulo tercero destaca la vida y escuela del profesor Manoel de Araújo Schell, así como sus diarios y acervo bibliográfico. Con respecto al capítulo cuarto, se presentan narraciones sobrenaturales y saberes de los habitantes, involucrando dos lugares estratégicos que son un “capão” de mato y un “capão” de jabuticaba. Aún en el mismo capítulo, buscamos describir la localidad de Tope, el núcleo de población más antiguo de Marau-RS, en términos de sus transformaciones geográficas, sociales y culturales, explicando la vida de los habitantes que permanecen en el lugar. Finalmente, en el capítulo quinto, se hacen reflexiones sobre el proceso de investigación, la necesidad de registrar las memorias recolectadas, así como la importancia de la memoria colectiva, para lograr que la historia sea recordada no solo de forma oral, sino también por medio de la escritura.application/pdfporOralidadeMemóriasEscritaProfessorEscolaOralidadMemoriasEscrituraMaestroEscuelaPela voz de Zulmira Portella de Menezes, pelas mãos de Manoel de Araújo Schell : histórias do Tope escritas por um professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153977.pdf.txt001153977.pdf.txtExtracted Texttext/plain249670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251779/2/001153977.pdf.txtf4bed95304137e5706ac6634a0ec2805MD52ORIGINAL001153977.pdfTexto completoapplication/pdf9543814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251779/1/001153977.pdf205cb73af12520f2d7549ae3e2316004MD5110183/2517792024-03-29 06:17:11.175219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-29T09:17:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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