A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Nunes, Flávio Luis Barbosa
Orientador(a): Nevado, Rosane Aragón de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/56368
Resumo: Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes.
id URGS_8353ab726b44e11852e103042fa9d1e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56368
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Flávio Luis BarbosaNevado, Rosane Aragón de2012-10-12T01:35:20Z2012http://hdl.handle.net/10183/56368000860546Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes.This work studies the use of interaction and communication tools in the perspective of the construction of the virtual learning communities at the Undergraduate Pedagogy course – Distance modality at UFRGS. Out of the course development were found data about the influence of use of information and communication technologies on the settlement of virtual learning communities with the students. There were established several indicators of students’ interaction at their attendance centers, especially the ones occurred at the virtual learning environment and other technologies used that were utilized as a base to create a pump instrument to the creation of a data base able to generalize some questions approached. The questionnaire was applied at the course’s first semester evaluation in every attendance centers. Analysis of results was carried out with help of descriptive statistics and on paths generated by the CHIC software. At the end of analysis it was possible to state that, among the main challenges for the students to overtake, initially had been the technological appropriation, from which most of those were distant. During the semester it was possible to detect that their information and communication technologies’ management developed significantly, enabling more active participation in the pedagogical proposition offered by the course. The use of technologic tools also propitiated the establishment of the main characteristics that identify the virtual learning communities, as interaction, co-operation and sharing of the resources among the participants.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Comunidade virtualA construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860546.pdf000860546.pdfTexto completoapplication/pdf2181236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/1/000860546.pdf36ee05893a8e4d3fd33b38e913f6c8acMD51TEXT000860546.pdf.txt000860546.pdf.txtExtracted Texttext/plain318347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/2/000860546.pdf.txte51b0055da0c65eee706c2af5db1b256MD52THUMBNAIL000860546.pdf.jpg000860546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/3/000860546.pdf.jpgbab4f5ea9abc100f69b123ce90bb970cMD5310183/563682021-12-06 05:35:02.065351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
title A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
spellingShingle A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
Nunes, Flávio Luis Barbosa
Ensino a distância
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade virtual
title_short A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
title_full A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
title_fullStr A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
title_full_unstemmed A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
title_sort A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
author Nunes, Flávio Luis Barbosa
author_facet Nunes, Flávio Luis Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flávio Luis Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nevado, Rosane Aragón de
contributor_str_mv Nevado, Rosane Aragón de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade virtual
topic Ensino a distância
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade virtual
description Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56368
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860546
url http://hdl.handle.net/10183/56368
identifier_str_mv 000860546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/1/000860546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/2/000860546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/3/000860546.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36ee05893a8e4d3fd33b38e913f6c8ac
e51b0055da0c65eee706c2af5db1b256
bab4f5ea9abc100f69b123ce90bb970c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064982011052032