Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/6105 |
Resumo: | Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias. |
id |
URGS_838096d9a4b126df8f93c9430d99a088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6105 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, MauroHoppen, Norberto2007-06-06T18:52:46Z2006http://hdl.handle.net/10183/6105000524996Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias.application/pdfporEstudo de casoAlinhamento estratégicoTecnologia da informaçãoComércio eletrônicoVantagem competitivaRelações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000524996.pdf000524996.pdfTexto completoapplication/pdf744382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/1/000524996.pdfb43a32338eaab8340609529b6a2d5af8MD51TEXT000524996.pdf.txt000524996.pdf.txtExtracted Texttext/plain466788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/2/000524996.pdf.txt7caecddac0c4c39a3cba6d77eb04c054MD52THUMBNAIL000524996.pdf.jpg000524996.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/3/000524996.pdf.jpg2c074af5a809f428a90c5c6c41818698MD5310183/61052018-10-16 09:07:15.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
title |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
spellingShingle |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business Borges, Mauro Estudo de caso Alinhamento estratégico Tecnologia da informação Comércio eletrônico Vantagem competitiva |
title_short |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
title_full |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
title_fullStr |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
title_full_unstemmed |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
title_sort |
Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business |
author |
Borges, Mauro |
author_facet |
Borges, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Mauro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Norberto |
contributor_str_mv |
Hoppen, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Alinhamento estratégico Tecnologia da informação Comércio eletrônico Vantagem competitiva |
topic |
Estudo de caso Alinhamento estratégico Tecnologia da informação Comércio eletrônico Vantagem competitiva |
description |
Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:52:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6105 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000524996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6105 |
identifier_str_mv |
000524996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/1/000524996.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/2/000524996.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/3/000524996.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b43a32338eaab8340609529b6a2d5af8 7caecddac0c4c39a3cba6d77eb04c054 2c074af5a809f428a90c5c6c41818698 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064879171960832 |