Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Borges, Mauro
Orientador(a): Hoppen, Norberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/6105
Resumo: Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias.
id URGS_838096d9a4b126df8f93c9430d99a088
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6105
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, MauroHoppen, Norberto2007-06-06T18:52:46Z2006http://hdl.handle.net/10183/6105000524996Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias.application/pdfporEstudo de casoAlinhamento estratégicoTecnologia da informaçãoComércio eletrônicoVantagem competitivaRelações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000524996.pdf000524996.pdfTexto completoapplication/pdf744382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/1/000524996.pdfb43a32338eaab8340609529b6a2d5af8MD51TEXT000524996.pdf.txt000524996.pdf.txtExtracted Texttext/plain466788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/2/000524996.pdf.txt7caecddac0c4c39a3cba6d77eb04c054MD52THUMBNAIL000524996.pdf.jpg000524996.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/3/000524996.pdf.jpg2c074af5a809f428a90c5c6c41818698MD5310183/61052018-10-16 09:07:15.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
title Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
spellingShingle Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
Borges, Mauro
Estudo de caso
Alinhamento estratégico
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
title_short Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
title_full Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
title_fullStr Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
title_full_unstemmed Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
title_sort Relações da orientação para o mercado com o alinhamento estratégico em e-business
author Borges, Mauro
author_facet Borges, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Mauro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Norberto
contributor_str_mv Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Alinhamento estratégico
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
topic Estudo de caso
Alinhamento estratégico
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
description Propõe-se que a Orientação para o Mercado, importante construto na área de Marketing, engloba o processo de Alinhamento Estratégico entre TI e negócios – e suas capacidades básicas de adequação estratégica e integração funcional. Portanto, o Alinhamento Estratégico seria um dos tipos de resposta ao mercado provenientes de uma Orientação para o Mercado. Este fenômeno seria mais evidente e significativo em negócios eletrônicos, que fazem uso intensivo da TI como recurso estratégico, competindo em um mercado global e dinâmico. A partir destas proposições, o estudo discute sobre como gerentes desejando promover as capacidades de um Alinhamento Estratégico em sua organização, podem ter sucesso, ao focar suas estratégias de negócio e TI no desenvolvimento de capacidades distintivas de Orientação para o Mercado. Os resultados da pesquisa empírica suportam estas proposições: indicando que o desenvolvimento de capacidades de Orientação para o Mercado, especialmente respostas coordenadas ao mercado, influenciam na promoção do Alinhamento Estratégico; e que investimentos em TI, principalmente em sistemas interorganizacionais, apóiam o desenvolvimento destas capacidades. Baseados nestes resultados apresenta-se: um modelo conceitual, recomendações práticas e sugestões para futuras pesquisas explanatórias.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6105
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000524996
url http://hdl.handle.net/10183/6105
identifier_str_mv 000524996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/1/000524996.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/2/000524996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6105/3/000524996.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b43a32338eaab8340609529b6a2d5af8
7caecddac0c4c39a3cba6d77eb04c054
2c074af5a809f428a90c5c6c41818698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064879171960832