Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Sosnowski, Katyúscia
Orientador(a): Biazus, Maria Cristina Villanova
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/131347
Resumo: Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, situados em contextos culturais diferentes, comunicam-se e produzem colaborativamente objetos estéticos com a linguagem videográfica. Promovemos um diálogo intercultural entre esses sujeitos (estudantes brasileiros e norte-americanos) por meio do Projeto AprenDi 2.0 em conexão com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, um projeto de extensão concomitante ao currículo universitário. O objetivo foi aproximar estudantes de licenciatura para um diálogo sobre a cultura local e sobre arte contemporânea, bem como experimentar modos de trabalhar colaborativamente à distância. O projeto foi organizado em três modos de dialogar: a) Diálogos sobre cada um de nós, que teve o objetivo de promover o primeiro contato entre os participantes do projeto, através da produção e compartilhamento de videocartas. b) Diálogos sobre arte contemporânea, que objetivava o compartilhamento das experiências estéticas e a compreensão mútua da arte contemporânea vigente, nos dois contextos, por meio da troca de vídeos autorais produzidos pelos estudantes; e c) Diálogos com a 9ª Bienal do Mercosul, que teve como objetivo a criação coletiva à distância de um vídeo e a participação, propriamente dita, na 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, submetendo este vídeo à chamada pública "Invenções Caseiras". Construído o campo, o objetivo principal da pesquisa foi investigar como ocorrem as negociações ético-estéticas de autoria nessa experiência de trocas e produções colaborativas presencialmente e à distância. Na intenção de contribuir para a compreensão do discurso na linguagem videográfica, buscamos explorar o potencial analítico dos conceitos e da metodologia de Mikhail Bakhtin e sua teoria do dialogismo. Numa escuta ética e responsiva, demos atenção especial aos enunciados produzidos por esses dois grupos de estudantes, em relações comunicativas e estéticas por meio de videocartas e vídeos colaborativos. A partir das análises, foi possível inferir que o vídeo pode ser visto como um enunciado verbo-áudio-visual e como elo da cadeia dialógica. O vídeo como um objeto estético híbrido que se constitui como uma voz construída a partir de outros enunciados, um disparador da discussão, um estado, um processo no intercâmbio contínuo de vozes.
id URGS_872819eefc8834a70a15e13763738e98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131347
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Sosnowski, KatyúsciaBiazus, Maria Cristina VillanovaAxt, Margarete2015-12-24T02:39:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/131347000981612Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, situados em contextos culturais diferentes, comunicam-se e produzem colaborativamente objetos estéticos com a linguagem videográfica. Promovemos um diálogo intercultural entre esses sujeitos (estudantes brasileiros e norte-americanos) por meio do Projeto AprenDi 2.0 em conexão com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, um projeto de extensão concomitante ao currículo universitário. O objetivo foi aproximar estudantes de licenciatura para um diálogo sobre a cultura local e sobre arte contemporânea, bem como experimentar modos de trabalhar colaborativamente à distância. O projeto foi organizado em três modos de dialogar: a) Diálogos sobre cada um de nós, que teve o objetivo de promover o primeiro contato entre os participantes do projeto, através da produção e compartilhamento de videocartas. b) Diálogos sobre arte contemporânea, que objetivava o compartilhamento das experiências estéticas e a compreensão mútua da arte contemporânea vigente, nos dois contextos, por meio da troca de vídeos autorais produzidos pelos estudantes; e c) Diálogos com a 9ª Bienal do Mercosul, que teve como objetivo a criação coletiva à distância de um vídeo e a participação, propriamente dita, na 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, submetendo este vídeo à chamada pública "Invenções Caseiras". Construído o campo, o objetivo principal da pesquisa foi investigar como ocorrem as negociações ético-estéticas de autoria nessa experiência de trocas e produções colaborativas presencialmente e à distância. Na intenção de contribuir para a compreensão do discurso na linguagem videográfica, buscamos explorar o potencial analítico dos conceitos e da metodologia de Mikhail Bakhtin e sua teoria do dialogismo. Numa escuta ética e responsiva, demos atenção especial aos enunciados produzidos por esses dois grupos de estudantes, em relações comunicativas e estéticas por meio de videocartas e vídeos colaborativos. A partir das análises, foi possível inferir que o vídeo pode ser visto como um enunciado verbo-áudio-visual e como elo da cadeia dialógica. O vídeo como um objeto estético híbrido que se constitui como uma voz construída a partir de outros enunciados, um disparador da discussão, um estado, um processo no intercâmbio contínuo de vozes.From a dialogical foundation, under the light of a Bakhtinian ethical-aesthetic theoretical/methodological perspective, we present in this thesis a study made with two participant groups of the Project AprenDi 2.0 connected to the 9th Mercosul Biennial | Porto Alegre. These students are situated in different cultural contexts, and comunicate with each other and create aesthetic objects in a collaborative fashion using videographic language. We launched an intercultural dialogue among the participants of these study, through a learning project concurrent to the curriculum of their classes. The aim was to bring together preservice art teacher students, in order to foster dialogue about local culture and contemporary art, as well as to experiment with ways of collaborative remote group working. The project was planned in three dialogue modes; a) Dialogues about each of us, which aimed to promote the first contact between project participants, through the production and sharing of videoletters. b) Dialogues about 9th Mercosul and contemporary art, which aimed mutual understanding of contemporary art on display at that moment, in both contexts, through the sharing of copyright videos produced by the participants; and c) Dialogues with 9th Biennalle of Mercosul, with the aim of create, in a collective process, a video, and after that, to participate in the 9th Mercosul Biennial | Porto Alegre, uploading this video to the public call "Home Inventions". In order to contribute with the comprehension of the discourse in the videographic language, we discuss the concept of verbal-audio-visual utterance, that we developed after Mikhail Bakhtin’s perspective. All the data presented are part of a research that was done with undergraduate students of in Visual Arts, concerning the identification of how the authorship processes occur in collaborative experiences either personally or at a distance. Listening from an ethical and responsive position, we pay attention to the utterances produced by these two groups of students (Brazilian and North American students), that consist in communicative and aesthetic relationships through video letters and colaborative videos. From the analysis we can infer that the video can be seen as a voice built from other utterances, a trigger point of the discussion and an enabler of the communication. The video as an hybrid aesthetic object is constituted as a voice from other utterances, a trigger of discussion, a state, a process in a continuous interchange of voices.application/pdfporFormação de professoresEducação artísticaEnsino a distânciaBakhtin, MikhailAutoriaVideoAuthorship processBakhtinTeachers trainningDistance educationTelecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtinianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981612.pdf000981612.pdfTexto completoapplication/pdf3946070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/1/000981612.pdfc23e80768f1799563ebfbfb3591d9e01MD51TEXT000981612.pdf.txt000981612.pdf.txtExtracted Texttext/plain550362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/2/000981612.pdf.txtd3e2c838aafae44ef7866e31fc4fd8faMD52THUMBNAIL000981612.pdf.jpg000981612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/3/000981612.pdf.jpg151c5e0ce2236e292be72bb20b4a8d7bMD5310183/1313472021-12-06 05:43:05.574569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
title Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
spellingShingle Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
Sosnowski, Katyúscia
Formação de professores
Educação artística
Ensino a distância
Bakhtin, Mikhail
Autoria
Video
Authorship process
Bakhtin
Teachers trainning
Distance education
title_short Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
title_full Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
title_fullStr Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
title_full_unstemmed Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
title_sort Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
author Sosnowski, Katyúscia
author_facet Sosnowski, Katyúscia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sosnowski, Katyúscia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação artística
Ensino a distância
Bakhtin, Mikhail
Autoria
topic Formação de professores
Educação artística
Ensino a distância
Bakhtin, Mikhail
Autoria
Video
Authorship process
Bakhtin
Teachers trainning
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Video
Authorship process
Bakhtin
Teachers trainning
Distance education
description Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, situados em contextos culturais diferentes, comunicam-se e produzem colaborativamente objetos estéticos com a linguagem videográfica. Promovemos um diálogo intercultural entre esses sujeitos (estudantes brasileiros e norte-americanos) por meio do Projeto AprenDi 2.0 em conexão com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, um projeto de extensão concomitante ao currículo universitário. O objetivo foi aproximar estudantes de licenciatura para um diálogo sobre a cultura local e sobre arte contemporânea, bem como experimentar modos de trabalhar colaborativamente à distância. O projeto foi organizado em três modos de dialogar: a) Diálogos sobre cada um de nós, que teve o objetivo de promover o primeiro contato entre os participantes do projeto, através da produção e compartilhamento de videocartas. b) Diálogos sobre arte contemporânea, que objetivava o compartilhamento das experiências estéticas e a compreensão mútua da arte contemporânea vigente, nos dois contextos, por meio da troca de vídeos autorais produzidos pelos estudantes; e c) Diálogos com a 9ª Bienal do Mercosul, que teve como objetivo a criação coletiva à distância de um vídeo e a participação, propriamente dita, na 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, submetendo este vídeo à chamada pública "Invenções Caseiras". Construído o campo, o objetivo principal da pesquisa foi investigar como ocorrem as negociações ético-estéticas de autoria nessa experiência de trocas e produções colaborativas presencialmente e à distância. Na intenção de contribuir para a compreensão do discurso na linguagem videográfica, buscamos explorar o potencial analítico dos conceitos e da metodologia de Mikhail Bakhtin e sua teoria do dialogismo. Numa escuta ética e responsiva, demos atenção especial aos enunciados produzidos por esses dois grupos de estudantes, em relações comunicativas e estéticas por meio de videocartas e vídeos colaborativos. A partir das análises, foi possível inferir que o vídeo pode ser visto como um enunciado verbo-áudio-visual e como elo da cadeia dialógica. O vídeo como um objeto estético híbrido que se constitui como uma voz construída a partir de outros enunciados, um disparador da discussão, um estado, um processo no intercâmbio contínuo de vozes.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-24T02:39:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131347
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981612
url http://hdl.handle.net/10183/131347
identifier_str_mv 000981612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/1/000981612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/2/000981612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131347/3/000981612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c23e80768f1799563ebfbfb3591d9e01
d3e2c838aafae44ef7866e31fc4fd8fa
151c5e0ce2236e292be72bb20b4a8d7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088879482470400