Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pergher, Bruno Spanevello
Orientador(a): Aymone, Jose Luis Farinatti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/255149
Resumo: Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).
id URGS_8790a1648f2d29c6b28d8cf4f370866f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255149
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pergher, Bruno SpanevelloAymone, Jose Luis Farinatti2023-02-28T03:22:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/255149001163068Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).Economic indicators on default and misallocation of financial resources confirm the difficulty of Brazilian youth and adults in dealing with their personal finances. In view of this, this research aims to relate knowledge from different areas to propose an artifact in Interactive 3D Virtual Environment (AV3D) format, which is useful as a Financial Education (FE) instrument aimed mainly at this target audience. Thus, to guide the development of this research, the Design Science Research research methodology and a project method (Iterative Integrating Methodology for the Development of Serious Training and Assessment Games - DevJSTA) are used, which together align with the objective of development of an artifact with educational and training characteristics. Based on theoretical learning and persuasion, associated with practical content on Financial Education, it is expected that the artifact will serve as an instructional tool for decision-making that will lead the learner to a more prosperous path in relation to Personal Finance. As a result, a Serious Game was obtained, considered relevant and useful as a dissemination tool for Financial Education content by members of the target audience and experts in the area. The Game is available for free access via the internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).application/pdfporDesign virtualAmbiente virtualFinancial educationVirtual designInteractive 3D virtual environmentSerious gameProposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileirosProposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163068.pdf.txt001163068.pdf.txtExtracted Texttext/plain438673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/2/001163068.pdf.txt5c3693a9badb788107e6d238124b1396MD52ORIGINAL001163068.pdfTexto completoapplication/pdf12582779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/1/001163068.pdf2ce3d8ed0a79be7d99738ec617f2c7bfMD5110183/2551492023-03-01 03:30:34.225564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-01T06:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults
title Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
spellingShingle Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
Pergher, Bruno Spanevello
Design virtual
Ambiente virtual
Financial education
Virtual design
Interactive 3D virtual environment
Serious game
title_short Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_full Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_fullStr Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_full_unstemmed Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_sort Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
author Pergher, Bruno Spanevello
author_facet Pergher, Bruno Spanevello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pergher, Bruno Spanevello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aymone, Jose Luis Farinatti
contributor_str_mv Aymone, Jose Luis Farinatti
dc.subject.por.fl_str_mv Design virtual
Ambiente virtual
topic Design virtual
Ambiente virtual
Financial education
Virtual design
Interactive 3D virtual environment
Serious game
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial education
Virtual design
Interactive 3D virtual environment
Serious game
description Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163068
url http://hdl.handle.net/10183/255149
identifier_str_mv 001163068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/2/001163068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255149/1/001163068.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c3693a9badb788107e6d238124b1396
2ce3d8ed0a79be7d99738ec617f2c7bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810089059324788736