Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moreira, Patrícia Spceht
Orientador(a): Antoni, Edson
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202467
Resumo: Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, e através da construção de uma Caixa Pedagógica. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira a realização da Oficina, composta por visitas aos locais de guarda e pesquisa histórica disponíveis na PUCRS, e a segunda, a construção de uma Caixa Pedagógica composta de fontes disponíveis em tais acervos. A realização da segunda etapa derivou das observações dos estudantes que participaram da Oficina, além de outras sugestões de uso da Caixa Pedagógica. Buscou-se criar uma metodologia com fontes históricas para além de mera ilustração do conteúdo estudado em sala de aula, colocando o lugar da história ensinada mais próximo do lugar da história pesquisada.
id URGS_885f8df0483cfbaf509f6b687d1bedba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202467
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Patrícia SpcehtAntoni, Edson2019-12-11T03:58:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/202467001107530Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, e através da construção de uma Caixa Pedagógica. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira a realização da Oficina, composta por visitas aos locais de guarda e pesquisa histórica disponíveis na PUCRS, e a segunda, a construção de uma Caixa Pedagógica composta de fontes disponíveis em tais acervos. A realização da segunda etapa derivou das observações dos estudantes que participaram da Oficina, além de outras sugestões de uso da Caixa Pedagógica. Buscou-se criar uma metodologia com fontes históricas para além de mera ilustração do conteúdo estudado em sala de aula, colocando o lugar da história ensinada mais próximo do lugar da história pesquisada.Working in History classes in a unique and meaningful way is a great challenge, but much needed in the current educational scenario where traditional teaching still prevails despite the variety of spaces and techniques available. In this dissertation I present a new proposal of work with historical sources available in laboratories and collections of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, through the project "Oficina Jovem Historiador Marista”, developed with students of the final years of Elementary School of Colégio Marista Champagnat, and through the construction of a pedagogical box. The activities were divided into two stages, the first being the Workshop, which consisted of visits to the places of storage and historical research available at PUCRS, and the second, the construction of a pedagogical box composed of sources available in such collections. The second stage was based on the observations of the students who participated in the Workshop, as well as other suggestions for using the pedagogical box. We sought to create a methodology with historical sources as well as a mere illustration of the content studied in the classroom, placing the history taught closer to the researched history.application/pdfporEnsino de históriaFontes históricasJogos pedagógicosHistory teachingHistorical sourcesPedagogical boxOficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107530.pdf.txt001107530.pdf.txtExtracted Texttext/plain153696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202467/2/001107530.pdf.txtc2f24e8754bd7a086b31bb85b3e482aeMD52ORIGINAL001107530.pdfTexto completoapplication/pdf2922882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202467/1/001107530.pdfebecec93d57f07c0309501a02cc7f1cbMD5110183/2024672019-12-12 04:59:42.552251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-12T06:59:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
title Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
spellingShingle Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
Moreira, Patrícia Spceht
Ensino de história
Fontes históricas
Jogos pedagógicos
History teaching
Historical sources
Pedagogical box
title_short Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
title_full Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
title_fullStr Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
title_full_unstemmed Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
title_sort Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
author Moreira, Patrícia Spceht
author_facet Moreira, Patrícia Spceht
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Patrícia Spceht
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoni, Edson
contributor_str_mv Antoni, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Fontes históricas
Jogos pedagógicos
topic Ensino de história
Fontes históricas
Jogos pedagógicos
History teaching
Historical sources
Pedagogical box
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Historical sources
Pedagogical box
description Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, e através da construção de uma Caixa Pedagógica. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira a realização da Oficina, composta por visitas aos locais de guarda e pesquisa histórica disponíveis na PUCRS, e a segunda, a construção de uma Caixa Pedagógica composta de fontes disponíveis em tais acervos. A realização da segunda etapa derivou das observações dos estudantes que participaram da Oficina, além de outras sugestões de uso da Caixa Pedagógica. Buscou-se criar uma metodologia com fontes históricas para além de mera ilustração do conteúdo estudado em sala de aula, colocando o lugar da história ensinada mais próximo do lugar da história pesquisada.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T03:58:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202467
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107530
url http://hdl.handle.net/10183/202467
identifier_str_mv 001107530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202467/2/001107530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202467/1/001107530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2f24e8754bd7a086b31bb85b3e482ae
ebecec93d57f07c0309501a02cc7f1cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065140634386432