Educação inclusiva e implicações no currículo escolar : a invenção de outros processos de ensinar e de aprender
Ano de defesa: | 2015 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/131029 |
Resumo: | Esta tese, intitulada EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR: a invenção de outros processos de ensinar e de aprender, tem como objetivo discutir as implicações que a proposta de Educação Inclusiva pode produzir nas formas de organização do currículo escolar. O estudo está inserido no campo dos Estudos Culturais em Educação, em uma perspectiva pós-estruturalista e utilizou uma abordagem qualitativa com estratégias metodológicas de inspiração etnográfica. A pesquisa visa analisar de que modo a proposta de Educação Inclusiva, defendida no Plano Político Pedagógico da escola investigada, uma escola pública municipal de Porto Alegre, vem operando mudanças na organização curricular das turmas dos diferentes Ciclos de Formação do Ensino Fundamental. A proposta investigada está fundamentada no trabalho com alunos com Deficiência Intelectual ou Autismo e também os considerados de vulnerabilidade social, enturmados em turmas regulares. Dessa forma é dado enfoque aos projetos desenvolvidos na escola, entre eles o da Docência Compartilhada, as diferenciadas metodologias empregadas nos processos de planejamento e avaliação e a implicação de tais estratégias na produção do que pode ser chamado de currículo inclusivo. Autores como Antônio Flavio Moreira, Michael Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, José Gimeno Sacristán e Maria Teresa Esteban, entre outros, foram referencias no trabalho desenvolvido. Conceitos como representação, identidade, diferença e relações de poder se articularam nas análises empreendidas. O estudo da proposta pedagógica investigada indica que a partir da presença de alunos ditos de inclusão, especialmente, daqueles com Deficiência Intelectual e ou com Autismo, foi possível produzir alterações curriculares. Tais alterações, efetivadas por meio dos modos de exercer a docência, centradas nas condições e possibilidades dos alunos e planejadas coletivamente, têm produzido o que se pode chamar de um currículo inclusivo. Tal currículo constitui-se através de um processo contínuo que tem por finalidade garantir o direito de todos a uma escolarização em que as formas de conviver com as diferenças produzam relações que se pautem no respeito, na igualdade de direito, no atendimento das necessidades individuais. Enfim, um currículo em que todos os alunos possam ser avaliados como sujeitos com diferentes possibilidades. O estudo também indicou que os alunos considerados de vulnerabilidade social continuam desafiando as formas de organização escolar no que se refere à inclusão escolar. |
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Monteiro, Maria Rosangela CarrascoXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2015-12-12T02:39:37Z2015http://hdl.handle.net/10183/131029000980260Esta tese, intitulada EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR: a invenção de outros processos de ensinar e de aprender, tem como objetivo discutir as implicações que a proposta de Educação Inclusiva pode produzir nas formas de organização do currículo escolar. O estudo está inserido no campo dos Estudos Culturais em Educação, em uma perspectiva pós-estruturalista e utilizou uma abordagem qualitativa com estratégias metodológicas de inspiração etnográfica. A pesquisa visa analisar de que modo a proposta de Educação Inclusiva, defendida no Plano Político Pedagógico da escola investigada, uma escola pública municipal de Porto Alegre, vem operando mudanças na organização curricular das turmas dos diferentes Ciclos de Formação do Ensino Fundamental. A proposta investigada está fundamentada no trabalho com alunos com Deficiência Intelectual ou Autismo e também os considerados de vulnerabilidade social, enturmados em turmas regulares. Dessa forma é dado enfoque aos projetos desenvolvidos na escola, entre eles o da Docência Compartilhada, as diferenciadas metodologias empregadas nos processos de planejamento e avaliação e a implicação de tais estratégias na produção do que pode ser chamado de currículo inclusivo. Autores como Antônio Flavio Moreira, Michael Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, José Gimeno Sacristán e Maria Teresa Esteban, entre outros, foram referencias no trabalho desenvolvido. Conceitos como representação, identidade, diferença e relações de poder se articularam nas análises empreendidas. O estudo da proposta pedagógica investigada indica que a partir da presença de alunos ditos de inclusão, especialmente, daqueles com Deficiência Intelectual e ou com Autismo, foi possível produzir alterações curriculares. Tais alterações, efetivadas por meio dos modos de exercer a docência, centradas nas condições e possibilidades dos alunos e planejadas coletivamente, têm produzido o que se pode chamar de um currículo inclusivo. Tal currículo constitui-se através de um processo contínuo que tem por finalidade garantir o direito de todos a uma escolarização em que as formas de conviver com as diferenças produzam relações que se pautem no respeito, na igualdade de direito, no atendimento das necessidades individuais. Enfim, um currículo em que todos os alunos possam ser avaliados como sujeitos com diferentes possibilidades. O estudo também indicou que os alunos considerados de vulnerabilidade social continuam desafiando as formas de organização escolar no que se refere à inclusão escolar.This thesis, entitled INLCLUSIVE EDUCATION AND ITS IMPLICATIONS ON SCHOOL PROGRAM: the invention of other learning and teaching processes, has as goal to discuss the implications that an Inclusive Education propose may produce in forms of organize a school program. This study is in the field of Cultural Studies in Education, under a poststructuralist perspective, and used a qualitative approach with methodological strategies of ethnographic inspiration. The research aims to analyze in which way the propose of an Inclusive Education defended on the Pedagogical Political Plan of the school studied, a public and municipal school in Porto Alegre, has been operating changes in the program organization of classes of different Training Cycles of Elementary School. The investigated propose is grounded on work with students with Intellectual Disability or Autism, and also those considered in social vulnerability situation, fitted in regular classes. This way, the focus are projects developed at school, among them the Shared Teaching project, the different methodologies used in the planning and evaluation processes, and the implication of those in what can be called inclusive program. Authors such as Antonio Flavio Moreira, Michael Foucault, Tomaz Tadeu Da Silva, Jose Gimeno Sacristán and Maria Teresa Esteban, among others, have been references to the developed work. Concepts like representation, identity, difference e power relations in the undertaken analysis. The study of the investigated pedagogical propose indicates that, from the presence of inclusion students, especially those with intellectual disability and or autism, it was possible to produce changes in the programs. These changes, done by the ways of exercise teaching, centered in conditions and possibilities of students and planned collectively, have been producing what can be called an inclusive program. Such program is constituted through a continuous process that has as goal to guarantee the right of all to schooling in a way that forms of living together with differences produce relations which are based on respect, equal rights, support of individual necessities. Ultimately, the program in which all students may be evaluated as individuals with different possibilities. The study also identified that students considered of social vulnerability keep challenging forms of school organization regarding to school inclusion.application/pdfporEducação inclusivaCurrículoEnsinoProcesso ensino-aprendizagemInclusive educationSchool programTeachingLearningPlanningEvaluationEducação inclusiva e implicações no currículo escolar : a invenção de outros processos de ensinar e de aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980260.pdf000980260.pdfTexto completoapplication/pdf1561247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131029/1/000980260.pdf954fcf9fc99bc144bceec3f1218064f5MD51TEXT000980260.pdf.txt000980260.pdf.txtExtracted Texttext/plain581452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131029/2/000980260.pdf.txt1e276f5072dcb4e70cc647eecb1c3dd3MD52THUMBNAIL000980260.pdf.jpg000980260.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131029/3/000980260.pdf.jpg1da76a905bc98ddea8dc5dcb4c1dcfbfMD5310183/1310292018-10-25 09:47:30.035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:47:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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