Um estudo das formas de trabalho, durante e após a pandemia de COVID-19, nas universidades federais brasileiras a partir das perspectivas de docentes e técnico-administrativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Anjos, Elaine dos
Orientador(a): Ribeiro, Jose Luis Duarte
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/254245
Resumo: Em março de 2020, o mundo foi acometido pela pandemia de COVID-19, que causou mudanças repentinas e profundas na maneira de viver e conviver da humanidade. A forma de trabalho sofreu um impacto significativo, uma vez que o isolamento social necessário ao controle do contágio impediu que trabalhadores frequentassem presencialmente seus locais de trabalho. No Brasil, as Universidades Federais sofreram grande impacto com o isolamento social imposto pela pandemia. Visando mitigar esse impacto, foi instituído o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o trabalho remoto compulsório. Diante desse cenário, esta dissertação tem por objetivo: a) estudar as formas de trabalho mais apropriadas para Universidades Federais, considerando as percepções de docentes e técnico-administrativos sobre a realização das suas atividades durante o período de trabalho remoto compulsório, e como entendem que seria o ideal após o fim da pandemia de convid-19; b) identificar a percepção dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos (TAs) em relação à forma ideal de trabalho após a pandemia de COVID-19 para ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão administrativas e de gestão das Universidades; para atividades Administrativas Rotineiras e atividades em Novos Projetos; e c) analisar como as questões de expressão de gênero, atuação em cargos de chefia e idade impactam na percepção dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAs) referentes à forma ideal de trabalho pós-pandemia. Para alcançar esses objetivos foram realizadas duas pesquisas, apresentadas nos artigos desta dissertação. O primeiro artigo apresenta a pesquisa realizada com os Docentes da Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados demonstra que as docentes Mulheres têm maior preferência pelo trabalho remoto do que os docentes Homens. A maioria dos docentes concorda que o trabalho remoto não é uma boa modalidade para o ensino de graduação e pós-graduação, mas concordam que é uma boa modalidade para a gestão universitária. Sob o aspecto de ter ou não cargo de chefia, os docentes que não têm cargo de chefia manifestam maior flexibilidade e menos esforço com o trabalho remoto. No que tange à idade, percebeu-se que a idade tem impacto na percepção de esforço e piora na saúde física e mental dos docentes. O segundo artigo apresenta a pesquisa realizada com os Técnico-Administrativos em Educação (TAs) da UFRGS. A análise dos dados demonstra que a maioria dos Técnico-Administrativos manifestou adaptabilidade, flexibilidade e melhor aproveitamento do tempo com o trabalho remoto. Não foi possível observar diferença significativa nos percentuais de respostas de Homens e Mulheres em relação a esses aspectos. As Chefias perceberam que o trabalho remoto exige mais esforço do que o trabalho presencial em relação às Não Chefias. Sob o aspecto da idade, os mais jovens manifestaram maior percentual de concordância sobre modalidade de trabalho remoto ser uma boa modalidade para atividades Administrativas em Novos Projetos.
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Diante desse cenário, esta dissertação tem por objetivo: a) estudar as formas de trabalho mais apropriadas para Universidades Federais, considerando as percepções de docentes e técnico-administrativos sobre a realização das suas atividades durante o período de trabalho remoto compulsório, e como entendem que seria o ideal após o fim da pandemia de convid-19; b) identificar a percepção dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos (TAs) em relação à forma ideal de trabalho após a pandemia de COVID-19 para ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão administrativas e de gestão das Universidades; para atividades Administrativas Rotineiras e atividades em Novos Projetos; e c) analisar como as questões de expressão de gênero, atuação em cargos de chefia e idade impactam na percepção dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAs) referentes à forma ideal de trabalho pós-pandemia. Para alcançar esses objetivos foram realizadas duas pesquisas, apresentadas nos artigos desta dissertação. O primeiro artigo apresenta a pesquisa realizada com os Docentes da Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados demonstra que as docentes Mulheres têm maior preferência pelo trabalho remoto do que os docentes Homens. A maioria dos docentes concorda que o trabalho remoto não é uma boa modalidade para o ensino de graduação e pós-graduação, mas concordam que é uma boa modalidade para a gestão universitária. Sob o aspecto de ter ou não cargo de chefia, os docentes que não têm cargo de chefia manifestam maior flexibilidade e menos esforço com o trabalho remoto. No que tange à idade, percebeu-se que a idade tem impacto na percepção de esforço e piora na saúde física e mental dos docentes. O segundo artigo apresenta a pesquisa realizada com os Técnico-Administrativos em Educação (TAs) da UFRGS. A análise dos dados demonstra que a maioria dos Técnico-Administrativos manifestou adaptabilidade, flexibilidade e melhor aproveitamento do tempo com o trabalho remoto. Não foi possível observar diferença significativa nos percentuais de respostas de Homens e Mulheres em relação a esses aspectos. As Chefias perceberam que o trabalho remoto exige mais esforço do que o trabalho presencial em relação às Não Chefias. Sob o aspecto da idade, os mais jovens manifestaram maior percentual de concordância sobre modalidade de trabalho remoto ser uma boa modalidade para atividades Administrativas em Novos Projetos.In March 2020, the world was affected by the COVID-19 pandemic, which caused sudden and profound changes in the way humanity lives and lives. The way of working suffered a significant impact, since the social isolation necessary for contagion control prevented workers from attending their workplaces in person. In Brazil, federal universities have suffered great impact with the social isolation imposed by the pandemic. In order to mitigate this impact, emergency remote education (ErS) and compulsory remote work were instituted. In view of this scenario, this dissertation aims to: a) study the most appropriate forms of work for Federal Universities, considering the perceptions of professors and technicaladministrative about carrying out their activities during the compulsory remote work period, and how they understand that it would be ideal after the end of the inviting pandemic-19; b) to identify the perception of teaching and technical-administrative (TAs) servers in relation to the ideal form of work after the COVID-19 pandemic for undergraduate teaching, graduate teaching, research, administrative extension and management and management of universities; for Routine Administrative activities and activities in New Projects; and c) to analyze how issues of gender expression, performance in leadership positions and age impact on the perception of teaching and technical-administrative servants in Education (TAs) regarding the ideal form of post-pandemic work. To achieve these objectives, two studies were carried out, presented in the articles of this dissertation. The first article presents the research conducted with professors from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Data analysis shows that women professors have a greater preference for remote work than male professors. Most professors agree that remote work is not a good modality for undergraduate and graduate education, but agree that it is a good modality for university management. In the aspect of having or not as a leader, professors who do not have a leadership position manifest greater flexibility and less effort with remote work. With regard to age, it was noticed that age has an impact on the perception of effort and worsening in the physical and mental health of professors. The second article presents the research conducted with the Technical-Administrative in Education (TAs) of UFRGS. Data analysis shows that most Technician-Administrative technicians showed adaptability, flexibility and better use of time with remote work. It was not possible to observe a significant difference in the percentages of responses of Men and Women in relation to these aspects. The Leaders realized that remote work requires more effort than face-to-face work than non-managers. From the age aspect, the younger ones expressed a higher percentage of agreement on remote work modality being a good modality for Administrative activities in New Projects.application/pdfporTeletrabalhoEnsino Remoto Emergencial (ERE)Servidores públicos federaisPercepçãoTeleworkCOVID-19ProfessorsTechnical-administrative in educationBrazilian universitiesUm estudo das formas de trabalho, durante e após a pandemia de COVID-19, nas universidades federais brasileiras a partir das perspectivas de docentes e técnico-administrativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160652.pdf.txt001160652.pdf.txtExtracted Texttext/plain194564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254245/2/001160652.pdf.txtf318d34a1bfc750e6dfca643a73ff309MD52ORIGINAL001160652.pdfTexto completoapplication/pdf4035117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254245/1/001160652.pdfef0d041010cb1a62753829983ce21083MD5110183/2542452023-02-08 06:02:33.975826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-08T08:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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