Estimação cognitiva e processamento executivo : adaptação do Cognitive Estimation Test (CET) ao português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Wagner, Gabriela Peretti
Orientador(a): Trentini, Clarissa Marceli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194157
Resumo: Efetuar estimativas cognitivas é uma habilidade que envolve encontrar respostas não imediatamente disponíveis, requerendo processos de raciocínio e resolução de problemas para se chegar a uma alternativa de solução. Esses processos estão relacionados às funções executivas, associadas ao processamento frontal. A estimação cognitiva é alocada no intuito de solucionar problemas cuja resposta não está prontamente disponível, podendo ser investigada através do uso do Cognitive Estimation Test (CET). Este trabalho é dividido em três estudos: o primeiro objetivo fornecer subsídios que reforcem a relação da estimação cognitiva às funções executivas. Este argumento é baseado em dois aspectos: o desempenho no CET se correlaciona com outras medidas de funções executivas, e pacientes com lesões frontais apresentam déficits de desempenho no CET. Pesquisas relativas à adaptação e normatização de instrumentos envolvendo o CET também são discutidas, inclusive de outras medidas de estimativas. Finalmente, relatos envolvendo o uso do CET em amostras clínicas são apresentados. O segundo estudo objetiva adaptar o CET ao Português Brasileiro. O CET foi traduzido da versão original, em inglês britânico (duas listas contendo 30 perguntas cada), e então as questões foram submetidas à análise teórica e empírica de itens. Duas novas listas de 30 perguntas foram geradas e submetidas à aplicação piloto, da qual participaram 37 participantes jovens universitários. Como resultado destas, uma escala de 28 perguntas foi produzida, atingindo níveis de consistência interna de 0,502 (Alpha de Cronbach), 0,584 (split-half), e 0,730 (Guttman). A tarefa definida no estudo piloto foi então testada em uma nova amostra, de 30 idosos saudáveis, obtendo índices de fidedignidade de 0,574 (Alpha de Cronbach), 0,606 (split-half), e 0,747 (Guttman). Como resultado, uma versão final do CET foi produzida e disponibilizada em Português Brasileiro. Finalmente, o terceiro estudo foi efetuado, objetivando investigar quais as relações entre uma série de processos cognitivos, incluindo habilidades intelectuais (através do uso de alguns subtestes do WASI-III) e funções executivas (medidas pelo FAS e o Stroop), e o desempenho no CET. Trinta participantes idosos saudáveis foram testados. O desempenho dos mesmos no CET foi correlacionado a variáveis sociodemográficas e alguns testes neuropsicológicos. Os resultados apontam para uma correlação significativa entre o desempenho no CET com a variável escolaridade e uma pontuação elevada no subteste Vocabulário. Tal achado sinaliza a importância do conhecimento formal para a realização da estimativa cognitiva.
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Este argumento é baseado em dois aspectos: o desempenho no CET se correlaciona com outras medidas de funções executivas, e pacientes com lesões frontais apresentam déficits de desempenho no CET. Pesquisas relativas à adaptação e normatização de instrumentos envolvendo o CET também são discutidas, inclusive de outras medidas de estimativas. Finalmente, relatos envolvendo o uso do CET em amostras clínicas são apresentados. O segundo estudo objetiva adaptar o CET ao Português Brasileiro. O CET foi traduzido da versão original, em inglês britânico (duas listas contendo 30 perguntas cada), e então as questões foram submetidas à análise teórica e empírica de itens. Duas novas listas de 30 perguntas foram geradas e submetidas à aplicação piloto, da qual participaram 37 participantes jovens universitários. Como resultado destas, uma escala de 28 perguntas foi produzida, atingindo níveis de consistência interna de 0,502 (Alpha de Cronbach), 0,584 (split-half), e 0,730 (Guttman). A tarefa definida no estudo piloto foi então testada em uma nova amostra, de 30 idosos saudáveis, obtendo índices de fidedignidade de 0,574 (Alpha de Cronbach), 0,606 (split-half), e 0,747 (Guttman). Como resultado, uma versão final do CET foi produzida e disponibilizada em Português Brasileiro. Finalmente, o terceiro estudo foi efetuado, objetivando investigar quais as relações entre uma série de processos cognitivos, incluindo habilidades intelectuais (através do uso de alguns subtestes do WASI-III) e funções executivas (medidas pelo FAS e o Stroop), e o desempenho no CET. Trinta participantes idosos saudáveis foram testados. O desempenho dos mesmos no CET foi correlacionado a variáveis sociodemográficas e alguns testes neuropsicológicos. Os resultados apontam para uma correlação significativa entre o desempenho no CET com a variável escolaridade e uma pontuação elevada no subteste Vocabulário. Tal achado sinaliza a importância do conhecimento formal para a realização da estimativa cognitiva.Estimation abilities are a group of processes that involve functions as planning, attention and abstract reasoning. They are allocated in order to solve problems which the answers are not readily available. These processes are related to executive frontal functions. Estimation abilities can be measured using the Cognitive Estimation Test (CET). This report is divided in three studies: the first one aims to provide data proving that executive functions (EF) and estimation abilities are related processes. We base our argument on two assumptions: CET correlates to other measures of EF and patients with frontal lobe lesions are impaired on CET. We also discuss the importance of the standardization of measures that assess estimation abilities and we show other measures of estimation abilities. Finally, studies with clinical samples are presented to prove our assumption. The second study aims to adapt the CET to the Brazilian Portuguese. The CET was translated from the original version in British English (two lists of 30 questions each), then its items were submitted to theoretical and empirical analysis. Two lists of 30 questions each were generated. Then the pilot study was conducted, and a 28-item scale was produced. This scale reached levels of internal consistency of 0.502 (Cronbach’s Alpha), 0.584 (split-half), and 0.730 (Guttmann) when tested in a young sample of 37 participants. Then the task defined during the pilot study was tested in a new sample with 30 elderly individuals, producing values of 0.574 (Cronbach’s Alpha), 0.606 (split-half), and 0.747 (Guttman) for the internal consistency. A final version of the CET was produced and is now available in Brazilian Portuguese. Finally, the third study was conducted in order to explore the relations between this final version of the CET and other cognitive functions in a sample of older adults. The aim of this study was to investigate the relations among several cognitive abilities, including intellectual ones (some subtests from WAIS-III), other executive functions (measured by FAS and Stroop), and the performance on the CET. Thirty healthy elderly were assessed. Their performance on the CET was correlated to sociodemographic variables and some neuropsychological tests. Results suggest that CET performance can be significantly correlated to the variable years of education and to higher scores on Vocabulary subtest. This finding suggests that the formal knowledge can be important to effective estimation abilities.application/pdfporHabilidade cognitivaFunção executivaValidade dos testesTestes neuropsicológicosCognitive Estimation Test (CET)Estimation abilitiesExecutive functionsCognitive processesEstimação cognitiva e processamento executivo : adaptação do Cognitive Estimation Test (CET) ao português brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000756544.pdf.txt000756544.pdf.txtExtracted Texttext/plain254228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194157/2/000756544.pdf.txta132d88e0c9290b16825c2516bfdf512MD52ORIGINAL000756544.pdfTexto completoapplication/pdf680913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194157/1/000756544.pdfc141533f63c3660c269cee00aa5e28b5MD5110183/1941572019-05-12 02:36:23.474459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-12T05:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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