Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/211240 |
Resumo: | Uma das iniciativas mais interessantes para as empresas se manterem atualizadas é a aproximação de outras empresas para trocar conhecimentos, experiências e informações com o objetivo de gerar melhorias e inovações em suas operações. Complementar a estas relações entre empresas, a tecnologia vem apresentando um impacto significativo na área de comunicações corporativas, principalmente através da criação de ambientes digitais que favorecem os contatos e diálogos entre os participantes. Por estas razões, o presente tem como objetivo avaliar o interesse de uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas. A plataforma digital utilizada foi elaborada pelo autor e possuía características específicas para facilitar a interação entre empresas, além disso foi elaborado uma estrutura de funil para mensurar seus níveis de interesse na sua utilização. O trabalho foi estruturado em três artigos, sendo o primeiro focado na avaliação do interesse no uso da plataforma digital de redes de empresas com perfil inovador. Foram analisados 113 ambientes de Parques Científicos, Incubadoras, Aceleradoras e outros agentes de inovação. Os resultados apontaram que houve uma baixa adesão do uso da plataforma, porém uma maior aceitabilidade nas que possuíam o tema do compartilhamento de conhecimento entre empresas em suas declarações de missão. O segundo estudo analisou o nível de interesse de aplicação da plataforma em redes de empresas mais tradicionais (Associações, Câmaras e Sindicatos), onde foram mapeadas 2.476 redes e analisadas 1.704 delas. Como resultado, houve um maior interesse em redes de empresa do tipo Associação e as maiores dificuldades de implementação foram em decorrência da demora na tomada de decisão dos seus gestores. Por fim, o terceiro estudo contemplou a análise do perfil de 849 empresas que utilizaram a plataforma digital como mecanismo para troca de conhecimentos com outras empresas. O resultado desta análise apresentou que as empresas que mais aderiram a plataforma digital eram de pequeno porte, situadas em grandes centros urbanos, do setor de tecnologia e marketing, sendo mais fechadas para compartilhar temas sobre criação de produto e finanças, porém mais abertas sobre as áreas de comercial, tecnologia e marketing. Posto isto, o presente trabalho contribuiu para as recentes demandas da literatura sobre o interesse do uso de tecnologias nas interações entre empresas. |
id |
URGS_99cd5a86ecf3f69d2623c23c768748de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211240 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peruchi, Diego FalcãoTen Caten, Carla Schwengber2020-07-02T03:36:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/211240001115536Uma das iniciativas mais interessantes para as empresas se manterem atualizadas é a aproximação de outras empresas para trocar conhecimentos, experiências e informações com o objetivo de gerar melhorias e inovações em suas operações. Complementar a estas relações entre empresas, a tecnologia vem apresentando um impacto significativo na área de comunicações corporativas, principalmente através da criação de ambientes digitais que favorecem os contatos e diálogos entre os participantes. Por estas razões, o presente tem como objetivo avaliar o interesse de uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas. A plataforma digital utilizada foi elaborada pelo autor e possuía características específicas para facilitar a interação entre empresas, além disso foi elaborado uma estrutura de funil para mensurar seus níveis de interesse na sua utilização. O trabalho foi estruturado em três artigos, sendo o primeiro focado na avaliação do interesse no uso da plataforma digital de redes de empresas com perfil inovador. Foram analisados 113 ambientes de Parques Científicos, Incubadoras, Aceleradoras e outros agentes de inovação. Os resultados apontaram que houve uma baixa adesão do uso da plataforma, porém uma maior aceitabilidade nas que possuíam o tema do compartilhamento de conhecimento entre empresas em suas declarações de missão. O segundo estudo analisou o nível de interesse de aplicação da plataforma em redes de empresas mais tradicionais (Associações, Câmaras e Sindicatos), onde foram mapeadas 2.476 redes e analisadas 1.704 delas. Como resultado, houve um maior interesse em redes de empresa do tipo Associação e as maiores dificuldades de implementação foram em decorrência da demora na tomada de decisão dos seus gestores. Por fim, o terceiro estudo contemplou a análise do perfil de 849 empresas que utilizaram a plataforma digital como mecanismo para troca de conhecimentos com outras empresas. O resultado desta análise apresentou que as empresas que mais aderiram a plataforma digital eram de pequeno porte, situadas em grandes centros urbanos, do setor de tecnologia e marketing, sendo mais fechadas para compartilhar temas sobre criação de produto e finanças, porém mais abertas sobre as áreas de comercial, tecnologia e marketing. Posto isto, o presente trabalho contribuiu para as recentes demandas da literatura sobre o interesse do uso de tecnologias nas interações entre empresas.One of the most interesting initiatives for companies to keep up to date is the approach of other companies to exchange knowledge, experiences and information in order to generate improvements and innovations in their operations. Complementary to these relationships between companies, technology has been showing a significant impact in the corporate communications area, mainly through the creation of digital environments that favor the contacts and dialogues between the participants. For these reasons, the objective of the present is to evaluate the interest in using a digital platform to exchange knowledge between companies. The digital platform used was developed by the author and has specific characteristics to facilitate interaction between companies, in addition, a funnel structure was designed to measure their levels of interest in its use. The present work was structured in three articles, the first being focused on the evaluation of the interest in the use of the digital platform of business networks with innovative profile, being analyzed 113 environments of Scientific Parks, Incubators, Accelerators and other innovation agents. The results showed that there was a low adhesion to the use of the platform, but a greater acceptability in those who had the theme of knowledge sharing between companies in their mission statements. The second study analyzed the level of interest in applying the platform to traditional business networks (Associations, Chambers and Unions), where 2,476 networks were mapped and 1,704 of them were analyzed. As a result, there was a greater interest in association-type business networks and the greatest difficulties in implementation due to the delay in decision-making by their managers. Finally, the third study contemplates the analysis of the profile of 849 companies that used the digital platform as a mechanism to exchange knowledge and experiences with other companies. The result of this analysis showed that the companies that most joined the digital platform were small, located in large urban centers, in the technology and marketing sector, being more closed to share topics on product creation and finance, but more open about commercial, technology and marketing areas. That said, the present work contributed to the recent demands of the literature on the interest of using technologies in interactions between companies.application/pdfporSistemas de produçãoRedes de empresasCompartilhamento do conhecimentoTecnologiaBusiness networksDigital platformsKnowledge exchangeB2BTechnologyAvaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115536.pdf.txt001115536.pdf.txtExtracted Texttext/plain197448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211240/2/001115536.pdf.txtafc5cd2f436c00dcdb6bf48aa34abb44MD52ORIGINAL001115536.pdfTexto completoapplication/pdf1157308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211240/1/001115536.pdf4f4e41b11a522ebb87e46ba7ac4267eeMD5110183/2112402020-07-03 03:41:19.747366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-03T06:41:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
title |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
spellingShingle |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas Peruchi, Diego Falcão Sistemas de produção Redes de empresas Compartilhamento do conhecimento Tecnologia Business networks Digital platforms Knowledge exchange B2B Technology |
title_short |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
title_full |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
title_fullStr |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
title_full_unstemmed |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
title_sort |
Avaliação do interesse do uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas |
author |
Peruchi, Diego Falcão |
author_facet |
Peruchi, Diego Falcão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peruchi, Diego Falcão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ten Caten, Carla Schwengber |
contributor_str_mv |
Ten Caten, Carla Schwengber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de produção Redes de empresas Compartilhamento do conhecimento Tecnologia |
topic |
Sistemas de produção Redes de empresas Compartilhamento do conhecimento Tecnologia Business networks Digital platforms Knowledge exchange B2B Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Business networks Digital platforms Knowledge exchange B2B Technology |
description |
Uma das iniciativas mais interessantes para as empresas se manterem atualizadas é a aproximação de outras empresas para trocar conhecimentos, experiências e informações com o objetivo de gerar melhorias e inovações em suas operações. Complementar a estas relações entre empresas, a tecnologia vem apresentando um impacto significativo na área de comunicações corporativas, principalmente através da criação de ambientes digitais que favorecem os contatos e diálogos entre os participantes. Por estas razões, o presente tem como objetivo avaliar o interesse de uso de uma plataforma digital para troca de conhecimento entre empresas. A plataforma digital utilizada foi elaborada pelo autor e possuía características específicas para facilitar a interação entre empresas, além disso foi elaborado uma estrutura de funil para mensurar seus níveis de interesse na sua utilização. O trabalho foi estruturado em três artigos, sendo o primeiro focado na avaliação do interesse no uso da plataforma digital de redes de empresas com perfil inovador. Foram analisados 113 ambientes de Parques Científicos, Incubadoras, Aceleradoras e outros agentes de inovação. Os resultados apontaram que houve uma baixa adesão do uso da plataforma, porém uma maior aceitabilidade nas que possuíam o tema do compartilhamento de conhecimento entre empresas em suas declarações de missão. O segundo estudo analisou o nível de interesse de aplicação da plataforma em redes de empresas mais tradicionais (Associações, Câmaras e Sindicatos), onde foram mapeadas 2.476 redes e analisadas 1.704 delas. Como resultado, houve um maior interesse em redes de empresa do tipo Associação e as maiores dificuldades de implementação foram em decorrência da demora na tomada de decisão dos seus gestores. Por fim, o terceiro estudo contemplou a análise do perfil de 849 empresas que utilizaram a plataforma digital como mecanismo para troca de conhecimentos com outras empresas. O resultado desta análise apresentou que as empresas que mais aderiram a plataforma digital eram de pequeno porte, situadas em grandes centros urbanos, do setor de tecnologia e marketing, sendo mais fechadas para compartilhar temas sobre criação de produto e finanças, porém mais abertas sobre as áreas de comercial, tecnologia e marketing. Posto isto, o presente trabalho contribuiu para as recentes demandas da literatura sobre o interesse do uso de tecnologias nas interações entre empresas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-02T03:36:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115536 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211240 |
identifier_str_mv |
001115536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211240/2/001115536.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211240/1/001115536.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afc5cd2f436c00dcdb6bf48aa34abb44 4f4e41b11a522ebb87e46ba7ac4267ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088998551420928 |