Na estrada do conhecimento geográfico, Cachoeirinha-RS surge como uma possibilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
Orientador(a): Castrogiovanni, Antonio Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/234438
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Teve como propósito compreender como o trabalho de Geografia, que valoriza a cidade, favorece a compreensão do espaço geográfico em sua complexidade. O objetivo geral foi compreender como o ensino de Geografia, a partir do estudo da cidade, favorece o entendimento do espaço geográfico em sua complexidade. Como auxiliares nesta tarefa, elencou-se como objetivos específicos: compreender como os alunos se relacionam com a cidade, tendo como estudo de caso a cidade de Cachoeirinha/RS; mostrar, a partir das especificidades constituídas pelos estudantes, o que está ausente nos currículos escolares e que precisa emergir, em sala de aula, mediante conceitos e temas trabalhados pelo ensino de Geografia; e construir propostas pedagógicas, para ler e entender o lugar, a cidade e, consequentemente, o mundo. A importância deste estudo corrobora com o que se percebe no cotidiano da escola: que algumas práticas são mais significativas para a aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles compreendam o mundo, a partir de seu lugar. Ao percorrer a estrada do conhecimento, tem-se, na Complexidade de Morin (2007), uma forma de ler o mundo. O traçado metodológico foi fundamentado na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2013), tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas aos objetivos. A estrutura deste tipo de pesquisa se formou na relação entre os pesquisadores e os sujeitos investigados (alunos do sexto ano dos anos finais do Ensino Fundamental), frente a ações educativas, como problematizações e aplicação de uma sequência didática. O suporte teórico foi baseado na revisão bibliográfica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), nos conceitos da ciência geográfica como lugar, paisagem, cidade, rede, globalização, espaço geográfico e na aproximação com o método da Complexidade. Esta pesquisa possibilitou reflexões e diálogos relacionados ao ensino de geografia, entendendo que valorizar o estudo da cidade é facilitar a compreensão do espaço geográfico em sua complexidade, mesmo que provisoriamente.
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Como auxiliares nesta tarefa, elencou-se como objetivos específicos: compreender como os alunos se relacionam com a cidade, tendo como estudo de caso a cidade de Cachoeirinha/RS; mostrar, a partir das especificidades constituídas pelos estudantes, o que está ausente nos currículos escolares e que precisa emergir, em sala de aula, mediante conceitos e temas trabalhados pelo ensino de Geografia; e construir propostas pedagógicas, para ler e entender o lugar, a cidade e, consequentemente, o mundo. A importância deste estudo corrobora com o que se percebe no cotidiano da escola: que algumas práticas são mais significativas para a aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles compreendam o mundo, a partir de seu lugar. Ao percorrer a estrada do conhecimento, tem-se, na Complexidade de Morin (2007), uma forma de ler o mundo. O traçado metodológico foi fundamentado na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2013), tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas aos objetivos. A estrutura deste tipo de pesquisa se formou na relação entre os pesquisadores e os sujeitos investigados (alunos do sexto ano dos anos finais do Ensino Fundamental), frente a ações educativas, como problematizações e aplicação de uma sequência didática. O suporte teórico foi baseado na revisão bibliográfica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), nos conceitos da ciência geográfica como lugar, paisagem, cidade, rede, globalização, espaço geográfico e na aproximação com o método da Complexidade. Esta pesquisa possibilitou reflexões e diálogos relacionados ao ensino de geografia, entendendo que valorizar o estudo da cidade é facilitar a compreensão do espaço geográfico em sua complexidade, mesmo que provisoriamente.RESUMEN Esta investigación está vinculada al Programa de Posgrado en Geografía de la Universidad Federal de Río Grande Sul (UFRGS), en la línea de investigación en la enseñanza de la Geografía. Su propósito fue comprender cómo funciona la Geografía, que valora la ciudad, favorece la comprensión del espacio geográfico en su complejidad. El objetivo general fue entender cómo la enseñanza de la geografía, basada en el estudio de la ciudad, favorece la comprensión del espacio geográfico en su complejidad. Como ayuda a esta tarea, se enumeró como objetivos específicos: comprender cómo se relacionan los alumnos con la ciudad, tomando como estudio de caso la ciudad de Cachoeirinha/RS; mostrar, a partir de las especificidades constituidas por los estudiantes, qué está ausente de los currículos escolares y qué debe surgir; y construir propuestas pedagógicas para leer y entender la ciudad y, en consecuencia, el mundo. La importancia de este estudio es coherente con lo que se percibe en la vida diaria de la escuela: que algunas prácticas son más significativas para el aprendizaje de los estudiantes, haciéndoles entender el mundo desde su lugar. En el camino al conocimiento, hay una manera de leer el mundo en la Complejidad de Morin (2007). El enfoque metodológico se basó en el enfoque cualitativo, utilizando la investigación participante (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2013), con apoyo teórico de producciones bibliográficas objetivas. La estructura de este tipo de investigación se formó en la relación entre los investigadores y las materias investigadas (alumnos de sexto año de primaria), frente a acciones educativas, como problemas y la aplicación de una secuencia docente. El apoyo teórico se basó en la revisión bibliográfica de la Base Curricular Común (BRAZIL, 2017), sobre los conceptos de ciencia geográfica como lugar, paisaje, ciudad, red, globalización, espacio geográfico y aproximación con el método de complejidad. Esta investigación ha hecho posibles reflexiones y diálogos relacionados con la enseñanza de la geografía, entendiendo que el valor del estudio de la ciudad es facilitar la comprensión del espacio geográfico en su complejidad, aunque provisionalmente.application/pdfporGeografia escolarGeografia urbanaEnsino de geografiaLugarCachoeirinha (RS)Enseñanza de la GeografíaComplejidadGeografía de las ciudadesNa estrada do conhecimento geográfico, Cachoeirinha-RS surge como uma possibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136214.pdf.txt001136214.pdf.txtExtracted Texttext/plain247782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234438/2/001136214.pdf.txte5624652dcddeae1d564bbace568f7c9MD52ORIGINAL001136214.pdfTexto completoapplication/pdf4195094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234438/1/001136214.pdf6f9d72ec4c824db9d01513d15edcde4aMD5110183/2344382022-02-22 05:03:46.648713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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