Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Severo, Simone Dorneles
Orientador(a): Silva, Dinorá Fraga da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/169827
Resumo: Esta Dissertação analisa o roteiro que gerou a telenovela Cheias de Charme (TV Globo – 2012) pela Teoria Semiótica de Algirdas Julien Greimas (1970), com ênfase no percurso gerativo de sentido, e pela vertente Sociossemiótica de Erik Landowski (1992). Também são utilizados conceitos de produção audiovisual de Doc Comparato (2009), Flavio de Campos (2007), Luiz Carlos Maciel (2003) e Marcos Rey (1997). O texto é dividido em três partes, representando o estado inicial (roteiro 1), transformacional (roteiro 72, meio do texto) e final (roteiro 143, último roteiro) das empregadas domésticas Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida em oposição a suas patroas Chayene, Lygia Ortega e Sônia Sarmento. Após, através do percurso gerativo de produção de sentido, da Teoria Semiótica Greimasiana, descrevem-se os elementos dos níveis fundamental (relações axiológicas de contrariedade, contradição e complementaridade), narrativo (programas narrativos e modalizações) e discursivo (figuras e temas) do texto. A análise permite estabelecer, através de uma teoria de linguagem, uma relação com aspectos socioculturais e políticos da sociedade brasileira para o impacto na aprovação do Projeto de Emenda Constitucional n° 66/2012 – Lei dos Empregados Domésticos do Brasil. Conclui-se que o roteiro de telenovela brasileira se constitui como construtor e circulador de significados socioculturais do Brasil e que a Teoria Semiótica e a sua vertente teórica Sociossemiótica são adequadas para o acesso a esse texto.
id URGS_9e923e32c6df3d2a2a1da9571d7bd047
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169827
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Simone DornelesSilva, Dinorá Fraga da2017-10-31T02:26:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/169827001046919Esta Dissertação analisa o roteiro que gerou a telenovela Cheias de Charme (TV Globo – 2012) pela Teoria Semiótica de Algirdas Julien Greimas (1970), com ênfase no percurso gerativo de sentido, e pela vertente Sociossemiótica de Erik Landowski (1992). Também são utilizados conceitos de produção audiovisual de Doc Comparato (2009), Flavio de Campos (2007), Luiz Carlos Maciel (2003) e Marcos Rey (1997). O texto é dividido em três partes, representando o estado inicial (roteiro 1), transformacional (roteiro 72, meio do texto) e final (roteiro 143, último roteiro) das empregadas domésticas Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida em oposição a suas patroas Chayene, Lygia Ortega e Sônia Sarmento. Após, através do percurso gerativo de produção de sentido, da Teoria Semiótica Greimasiana, descrevem-se os elementos dos níveis fundamental (relações axiológicas de contrariedade, contradição e complementaridade), narrativo (programas narrativos e modalizações) e discursivo (figuras e temas) do texto. A análise permite estabelecer, através de uma teoria de linguagem, uma relação com aspectos socioculturais e políticos da sociedade brasileira para o impacto na aprovação do Projeto de Emenda Constitucional n° 66/2012 – Lei dos Empregados Domésticos do Brasil. Conclui-se que o roteiro de telenovela brasileira se constitui como construtor e circulador de significados socioculturais do Brasil e que a Teoria Semiótica e a sua vertente teórica Sociossemiótica são adequadas para o acesso a esse texto.This dissertation analyzes the script that generated the soap opera Cheias de Charme by Rede Globo (2012) based on the Semiotic Theory of Algirdas Julien Greimas (1970), with emphasis on the generative path of meaning and the Sociosemiotic view of Erik Landowski (1992). Concepts of audiovisual production are also discussed based on Doc Comparato (2009), Flavio de Campos (2007), Luiz Carlos Maciel (2003) and Marcos Rey (1997) theory. For this, the text is divided in three parts representing the initial state (script 1), the transformational state (script 72, middle of the text) and the final state (script 143, last part of the text) of the housemaids Maria da Penha, Maria do Rosário and Maria Aparecida in opposition to their bosses Chayene, Lygia Ortega and Sônia Sarmento. Then, through the generative path of meaning production of the Greimasian Semiotic Theory, the elements of the fundamental (axiological relations of contrariety, contradiction and complementarity), narrative (narrative programs and modalizations) and discursive (figures and themes) levels of the text are described. The analysis allowed to establish, through a theory of language, a link of sociocultural and political aspects of Brazilian society and their impact on the approval of the Constitutional Amendment Project n ° 66/2012 – Law of the Domestic Employees in Brazil. It is concluded that the Brazilian soap opera script constitutes a constructor and circulator of sociocultural meanings of Brazil and that the Semiotic Theory and its Sociosemiotic line are suitable to access this textual genre.application/pdfporSemióticaRoteiroTelenovelaSociossemióticaCheias de Charme (Telenovela)SemioticSociosemioticSoap operaScriptAnálise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charmeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Ritter dos ReisPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046919.pdf001046919.pdfTexto completoapplication/pdf637943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/1/001046919.pdf1e5d4e74c2e082aafbf6d9ac9ad34397MD51001046919-02.pdf001046919-02.pdfAnexosapplication/pdf310315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/2/001046919-02.pdf9e1a13116e53708c996d689bbf7abef2MD52TEXT001046919-02.pdf.txt001046919-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain145686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/3/001046919-02.pdf.txta9497aa5672e4f45d2409285265f61d5MD53001046919.pdf.txt001046919.pdf.txtExtracted Texttext/plain220092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/4/001046919.pdf.txte63279e8e466bb7e99fff980d9775876MD54THUMBNAIL001046919.pdf.jpg001046919.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/5/001046919.pdf.jpg2401d1e7ba0e2d3dfd263266a5cf8cc0MD55001046919-02.pdf.jpg001046919-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/6/001046919-02.pdf.jpg28717d340bedd53fc26fbf2d62060b64MD5610183/1698272023-03-15 03:23:28.57768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-15T06:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
title Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
spellingShingle Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
Severo, Simone Dorneles
Semiótica
Roteiro
Telenovela
Sociossemiótica
Cheias de Charme (Telenovela)
Semiotic
Sociosemiotic
Soap opera
Script
title_short Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
title_full Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
title_fullStr Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
title_full_unstemmed Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
title_sort Análise semiótica do roteiro da telenovela Cheias de Charme
author Severo, Simone Dorneles
author_facet Severo, Simone Dorneles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Simone Dorneles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Dinorá Fraga da
contributor_str_mv Silva, Dinorá Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Roteiro
Telenovela
Sociossemiótica
Cheias de Charme (Telenovela)
topic Semiótica
Roteiro
Telenovela
Sociossemiótica
Cheias de Charme (Telenovela)
Semiotic
Sociosemiotic
Soap opera
Script
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotic
Sociosemiotic
Soap opera
Script
description Esta Dissertação analisa o roteiro que gerou a telenovela Cheias de Charme (TV Globo – 2012) pela Teoria Semiótica de Algirdas Julien Greimas (1970), com ênfase no percurso gerativo de sentido, e pela vertente Sociossemiótica de Erik Landowski (1992). Também são utilizados conceitos de produção audiovisual de Doc Comparato (2009), Flavio de Campos (2007), Luiz Carlos Maciel (2003) e Marcos Rey (1997). O texto é dividido em três partes, representando o estado inicial (roteiro 1), transformacional (roteiro 72, meio do texto) e final (roteiro 143, último roteiro) das empregadas domésticas Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida em oposição a suas patroas Chayene, Lygia Ortega e Sônia Sarmento. Após, através do percurso gerativo de produção de sentido, da Teoria Semiótica Greimasiana, descrevem-se os elementos dos níveis fundamental (relações axiológicas de contrariedade, contradição e complementaridade), narrativo (programas narrativos e modalizações) e discursivo (figuras e temas) do texto. A análise permite estabelecer, através de uma teoria de linguagem, uma relação com aspectos socioculturais e políticos da sociedade brasileira para o impacto na aprovação do Projeto de Emenda Constitucional n° 66/2012 – Lei dos Empregados Domésticos do Brasil. Conclui-se que o roteiro de telenovela brasileira se constitui como construtor e circulador de significados socioculturais do Brasil e que a Teoria Semiótica e a sua vertente teórica Sociossemiótica são adequadas para o acesso a esse texto.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T02:26:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169827
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046919
url http://hdl.handle.net/10183/169827
identifier_str_mv 001046919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/1/001046919.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/2/001046919-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/3/001046919-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/4/001046919.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/5/001046919.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169827/6/001046919-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e5d4e74c2e082aafbf6d9ac9ad34397
9e1a13116e53708c996d689bbf7abef2
a9497aa5672e4f45d2409285265f61d5
e63279e8e466bb7e99fff980d9775876
2401d1e7ba0e2d3dfd263266a5cf8cc0
28717d340bedd53fc26fbf2d62060b64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065089469120512