The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Calvete, Martin Bauer
Orientador(a): Niquito, Thais Waideman
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/274553
Resumo: Na década de 2010, a Educação Superior brasileira vivenciou duas políticas extremamente impactantes. A primeira foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um dos maiores programas de matrículas no Ensino Superior do mundo, que mudou a seleção de estudantes do ensino superior de um sistema descentralizado para um centralizado. A outra é a política de Ações Afirmativas (AA), que reservou metade das vagas de instituições públicas para alunos vulneráveis. Neste trabalho estimamos os impactos de cada política em cinco diferentes grupos de alunos (mulheres, alunos com deficiência, alunos não brancos, alunos de escola pública e alunos de baixa renda). Concluímos que, em geral, o SiSU tem um impacto negativo na matrícula e a AA não necessariamente o compensa, esses achados vão contra parte da literatura. Fornecemos algumas possíveis explicações para isso, mas há uma enorme limitação na base de dados disponíveis. Também relacionamos essa discussão a outro desafio relevante que o Brasil enfrentava, a falta de médicos.
id URGS_9f005c4febc9f20d427ccffae7a682b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274553
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Calvete, Martin BauerNiquito, Thais Waideman2024-04-11T06:25:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/274553001200242Na década de 2010, a Educação Superior brasileira vivenciou duas políticas extremamente impactantes. A primeira foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um dos maiores programas de matrículas no Ensino Superior do mundo, que mudou a seleção de estudantes do ensino superior de um sistema descentralizado para um centralizado. A outra é a política de Ações Afirmativas (AA), que reservou metade das vagas de instituições públicas para alunos vulneráveis. Neste trabalho estimamos os impactos de cada política em cinco diferentes grupos de alunos (mulheres, alunos com deficiência, alunos não brancos, alunos de escola pública e alunos de baixa renda). Concluímos que, em geral, o SiSU tem um impacto negativo na matrícula e a AA não necessariamente o compensa, esses achados vão contra parte da literatura. Fornecemos algumas possíveis explicações para isso, mas há uma enorme limitação na base de dados disponíveis. Também relacionamos essa discussão a outro desafio relevante que o Brasil enfrentava, a falta de médicos.In 2010's decade, Brazilian Higher Education experienced two extremely impactful policies. First was the implementation of the Unified Selection System (SiSU), one of the largest programs of Higher Education enrollment in the world that shifted the selection of higher education students from a decentralized matching system to a centralized one. The other is the Affirmative Action policy (AA), that reserved half of the vacancies of public institutions for vulnerable students. In this work we estimate the impacts of each policy in five different groups of students (females, students with disabilities, non-white students, students from public school and low-income ones). We find that, in general, SiSU have a negative impact for their enrolment and AA does not necessarily compensates it, these findings go against some of the literature. We provide some possible explanations why this the case is, but there is a huge limitation on the available data. We also relate this discussion to other relevant challenge that Brazil was facing, namely the lack of physicians.application/pdfporEducaçãoEconomia da educaçãoAções afirmativasEducation MarketSiSUAffirmative actionMatching mechanismsThe effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200242.pdf.txt001200242.pdf.txtExtracted Texttext/plain68809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/2/001200242.pdf.txtc282d4102121005f458c5f87b4b3a321MD52ORIGINAL001200242.pdfTexto completoapplication/pdf1492484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/1/001200242.pdfb5625c6353ceb957f94bf8473e39ee8aMD5110183/2745532024-04-12 06:20:02.650468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
title The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
spellingShingle The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
Calvete, Martin Bauer
Educação
Economia da educação
Ações afirmativas
Education Market
SiSU
Affirmative action
Matching mechanisms
title_short The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
title_full The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
title_fullStr The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
title_full_unstemmed The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
title_sort The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
author Calvete, Martin Bauer
author_facet Calvete, Martin Bauer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvete, Martin Bauer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Niquito, Thais Waideman
contributor_str_mv Niquito, Thais Waideman
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Economia da educação
Ações afirmativas
topic Educação
Economia da educação
Ações afirmativas
Education Market
SiSU
Affirmative action
Matching mechanisms
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Market
SiSU
Affirmative action
Matching mechanisms
description Na década de 2010, a Educação Superior brasileira vivenciou duas políticas extremamente impactantes. A primeira foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um dos maiores programas de matrículas no Ensino Superior do mundo, que mudou a seleção de estudantes do ensino superior de um sistema descentralizado para um centralizado. A outra é a política de Ações Afirmativas (AA), que reservou metade das vagas de instituições públicas para alunos vulneráveis. Neste trabalho estimamos os impactos de cada política em cinco diferentes grupos de alunos (mulheres, alunos com deficiência, alunos não brancos, alunos de escola pública e alunos de baixa renda). Concluímos que, em geral, o SiSU tem um impacto negativo na matrícula e a AA não necessariamente o compensa, esses achados vão contra parte da literatura. Fornecemos algumas possíveis explicações para isso, mas há uma enorme limitação na base de dados disponíveis. Também relacionamos essa discussão a outro desafio relevante que o Brasil enfrentava, a falta de médicos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274553
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200242
url http://hdl.handle.net/10183/274553
identifier_str_mv 001200242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/2/001200242.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/1/001200242.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c282d4102121005f458c5f87b4b3a321
b5625c6353ceb957f94bf8473e39ee8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065226752884736