The effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher education
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/274553 |
Resumo: | Na década de 2010, a Educação Superior brasileira vivenciou duas políticas extremamente impactantes. A primeira foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um dos maiores programas de matrículas no Ensino Superior do mundo, que mudou a seleção de estudantes do ensino superior de um sistema descentralizado para um centralizado. A outra é a política de Ações Afirmativas (AA), que reservou metade das vagas de instituições públicas para alunos vulneráveis. Neste trabalho estimamos os impactos de cada política em cinco diferentes grupos de alunos (mulheres, alunos com deficiência, alunos não brancos, alunos de escola pública e alunos de baixa renda). Concluímos que, em geral, o SiSU tem um impacto negativo na matrícula e a AA não necessariamente o compensa, esses achados vão contra parte da literatura. Fornecemos algumas possíveis explicações para isso, mas há uma enorme limitação na base de dados disponíveis. Também relacionamos essa discussão a outro desafio relevante que o Brasil enfrentava, a falta de médicos. |
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Calvete, Martin BauerNiquito, Thais Waideman2024-04-11T06:25:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/274553001200242Na década de 2010, a Educação Superior brasileira vivenciou duas políticas extremamente impactantes. A primeira foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um dos maiores programas de matrículas no Ensino Superior do mundo, que mudou a seleção de estudantes do ensino superior de um sistema descentralizado para um centralizado. A outra é a política de Ações Afirmativas (AA), que reservou metade das vagas de instituições públicas para alunos vulneráveis. Neste trabalho estimamos os impactos de cada política em cinco diferentes grupos de alunos (mulheres, alunos com deficiência, alunos não brancos, alunos de escola pública e alunos de baixa renda). Concluímos que, em geral, o SiSU tem um impacto negativo na matrícula e a AA não necessariamente o compensa, esses achados vão contra parte da literatura. Fornecemos algumas possíveis explicações para isso, mas há uma enorme limitação na base de dados disponíveis. Também relacionamos essa discussão a outro desafio relevante que o Brasil enfrentava, a falta de médicos.In 2010's decade, Brazilian Higher Education experienced two extremely impactful policies. First was the implementation of the Unified Selection System (SiSU), one of the largest programs of Higher Education enrollment in the world that shifted the selection of higher education students from a decentralized matching system to a centralized one. The other is the Affirmative Action policy (AA), that reserved half of the vacancies of public institutions for vulnerable students. In this work we estimate the impacts of each policy in five different groups of students (females, students with disabilities, non-white students, students from public school and low-income ones). We find that, in general, SiSU have a negative impact for their enrolment and AA does not necessarily compensates it, these findings go against some of the literature. We provide some possible explanations why this the case is, but there is a huge limitation on the available data. We also relate this discussion to other relevant challenge that Brazil was facing, namely the lack of physicians.application/pdfporEducaçãoEconomia da educaçãoAções afirmativasEducation MarketSiSUAffirmative actionMatching mechanismsThe effects of SISU and affirmative action on competition and first-year students in brazilian higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200242.pdf.txt001200242.pdf.txtExtracted Texttext/plain68809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/2/001200242.pdf.txtc282d4102121005f458c5f87b4b3a321MD52ORIGINAL001200242.pdfTexto completoapplication/pdf1492484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274553/1/001200242.pdfb5625c6353ceb957f94bf8473e39ee8aMD5110183/2745532024-04-12 06:20:02.650468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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