As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Gomes, João Carlos Amilibia
Orientador(a): Silveira, Rosa Maria Hessel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/56449
Resumo: No presente trabalho analiso apostilas de História – Ensino Médio, produzidas e comercializadas em kits de produtos e serviços dos sistemas de ensino Positivo e SER, as quais circularam em escolas conveniadas a esses sistemas – que atingem significativas fatias do mercado educacional – em períodos letivos situados no corte cronológico 2008-2011. Desenvolvo as reflexões no interior do campo dos Estudos Culturais, valendo-me de variadas teorizações, como as relativas ao ensino de História, à história do livro, à chamada modernidade líquida, às sociedades de consumidores, à governamentalidade neoliberal e às representações de identidade, buscando caracterizá-las dentro de determinadas contingências da sociedade contemporânea. Assim, analiso as condições sob as quais se (re)criam as referias apostilas no âmbito de uma ideia, a do sistema de ensino, que propicia às escolas de redes privadas e públicas uma reestruturação na condição de empresas. Em relação ao suporte tradicional dos materiais didáticos, o códice, é possível perceber que a noção de apostila está sofrendo transformações, à medida que no interior dos sistemas o avanço das novas tecnologias é intenso, e, assim, já haveria apostilas em tablets circulando no mercado educacional. Atentando especificamente aos tecidos multissemióticos que compõem as capas das apostilas, encontram-se, no caso dos artefatos do SER, representações que apontam para os conteúdos das disciplinas que compõem o Ensino Médio, e, no caso dos artefatos do Positivo, representações que conferem aos materiais um caráter de “novidades” e/ou de politicamente correto quanto ao que ofereceriam. As narrativas históricas das apostilas de ambos os sistemas, entretanto, parecem constituídas sobre as mesmas bases que fundamentam as narrativas dos livros didáticos de História. Concluo que as apostilas têm significativa importância no âmbito dos processos de captação de consumidores/as, no universo de diversas práticas pedagógicas proporcionadas pelos sistemas e, de certo modo, contribuem para a própria consecução da lógica empresarial dos sistemas.
id URGS_9f51019f2aa965ffda982a9451c1c50c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56449
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, João Carlos AmilibiaSilveira, Rosa Maria Hessel2012-10-16T01:37:07Z2012http://hdl.handle.net/10183/56449000860610No presente trabalho analiso apostilas de História – Ensino Médio, produzidas e comercializadas em kits de produtos e serviços dos sistemas de ensino Positivo e SER, as quais circularam em escolas conveniadas a esses sistemas – que atingem significativas fatias do mercado educacional – em períodos letivos situados no corte cronológico 2008-2011. Desenvolvo as reflexões no interior do campo dos Estudos Culturais, valendo-me de variadas teorizações, como as relativas ao ensino de História, à história do livro, à chamada modernidade líquida, às sociedades de consumidores, à governamentalidade neoliberal e às representações de identidade, buscando caracterizá-las dentro de determinadas contingências da sociedade contemporânea. Assim, analiso as condições sob as quais se (re)criam as referias apostilas no âmbito de uma ideia, a do sistema de ensino, que propicia às escolas de redes privadas e públicas uma reestruturação na condição de empresas. Em relação ao suporte tradicional dos materiais didáticos, o códice, é possível perceber que a noção de apostila está sofrendo transformações, à medida que no interior dos sistemas o avanço das novas tecnologias é intenso, e, assim, já haveria apostilas em tablets circulando no mercado educacional. Atentando especificamente aos tecidos multissemióticos que compõem as capas das apostilas, encontram-se, no caso dos artefatos do SER, representações que apontam para os conteúdos das disciplinas que compõem o Ensino Médio, e, no caso dos artefatos do Positivo, representações que conferem aos materiais um caráter de “novidades” e/ou de politicamente correto quanto ao que ofereceriam. As narrativas históricas das apostilas de ambos os sistemas, entretanto, parecem constituídas sobre as mesmas bases que fundamentam as narrativas dos livros didáticos de História. Concluo que as apostilas têm significativa importância no âmbito dos processos de captação de consumidores/as, no universo de diversas práticas pedagógicas proporcionadas pelos sistemas e, de certo modo, contribuem para a própria consecução da lógica empresarial dos sistemas.In this paper I analyse High School History coursepacks produced and sold in kits of products and services in the Positive and SER education systems used in schools associated to these systems (encompassing significant sectors of the education market) in the school years of 2008- 2011. In the field of Cultural Studies, drawing on various theories, such as those about History teaching, liquid modernity, consumer societies, neoliberal governmentality, and representation of identity, I seek to characterise them under particular contingencies in the contemporary society. Thus, I analyse conditions in which the abovementioned coursepacks are (re)created according to the notion of education system providing private and public schools restructuring as companies. In relation to the traditional support of teaching materials, the codex, we can notice that the notion of coursepack has been changing, as technologies have quickly advanced, and today we have coursepacks in tablets in the education marketing. Focusing on the multi-semiotic fabric of coursepack covers, we can find representations pointing to contents of disciplines that make up the high-school courses in the SER artefacts, and representations giving characters of ‘novelty’ and/or the politically correct for the materials of the Positive artefacts. However, historic narratives of both education system coursepacks seem to have the same base as those making narratives for History textbooks. I conclude that coursepacks have significant importance in processes of capturing consumers in the world of diverse pedagogical practices, and in a way help the system company logics to be performed.application/pdfporSistema de ensinoHistóriaEnsinoEstudos culturaisMaterial didáticoCultural studiesCoursepacksTeaching systemRepresentations of identityHistory teachingNeoliberal governmentalityAs apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860610.pdf000860610.pdfTexto completoapplication/pdf6800661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/1/000860610.pdfa2db8bb4b6cdb928aba419e06c582ed2MD51TEXT000860610.pdf.txt000860610.pdf.txtExtracted Texttext/plain460039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/2/000860610.pdf.txtc1d5fb9c5050aadce9e5d6a1737fff73MD52THUMBNAIL000860610.pdf.jpg000860610.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/3/000860610.pdf.jpg0073f328c329796e1488c75f50d75963MD5310183/564492018-10-08 09:21:56.394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:21:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
title As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
spellingShingle As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
Gomes, João Carlos Amilibia
Sistema de ensino
História
Ensino
Estudos culturais
Material didático
Cultural studies
Coursepacks
Teaching system
Representations of identity
History teaching
Neoliberal governmentality
title_short As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
title_full As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
title_fullStr As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
title_full_unstemmed As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
title_sort As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial
author Gomes, João Carlos Amilibia
author_facet Gomes, João Carlos Amilibia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Carlos Amilibia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de ensino
História
Ensino
Estudos culturais
Material didático
topic Sistema de ensino
História
Ensino
Estudos culturais
Material didático
Cultural studies
Coursepacks
Teaching system
Representations of identity
History teaching
Neoliberal governmentality
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies
Coursepacks
Teaching system
Representations of identity
History teaching
Neoliberal governmentality
description No presente trabalho analiso apostilas de História – Ensino Médio, produzidas e comercializadas em kits de produtos e serviços dos sistemas de ensino Positivo e SER, as quais circularam em escolas conveniadas a esses sistemas – que atingem significativas fatias do mercado educacional – em períodos letivos situados no corte cronológico 2008-2011. Desenvolvo as reflexões no interior do campo dos Estudos Culturais, valendo-me de variadas teorizações, como as relativas ao ensino de História, à história do livro, à chamada modernidade líquida, às sociedades de consumidores, à governamentalidade neoliberal e às representações de identidade, buscando caracterizá-las dentro de determinadas contingências da sociedade contemporânea. Assim, analiso as condições sob as quais se (re)criam as referias apostilas no âmbito de uma ideia, a do sistema de ensino, que propicia às escolas de redes privadas e públicas uma reestruturação na condição de empresas. Em relação ao suporte tradicional dos materiais didáticos, o códice, é possível perceber que a noção de apostila está sofrendo transformações, à medida que no interior dos sistemas o avanço das novas tecnologias é intenso, e, assim, já haveria apostilas em tablets circulando no mercado educacional. Atentando especificamente aos tecidos multissemióticos que compõem as capas das apostilas, encontram-se, no caso dos artefatos do SER, representações que apontam para os conteúdos das disciplinas que compõem o Ensino Médio, e, no caso dos artefatos do Positivo, representações que conferem aos materiais um caráter de “novidades” e/ou de politicamente correto quanto ao que ofereceriam. As narrativas históricas das apostilas de ambos os sistemas, entretanto, parecem constituídas sobre as mesmas bases que fundamentam as narrativas dos livros didáticos de História. Concluo que as apostilas têm significativa importância no âmbito dos processos de captação de consumidores/as, no universo de diversas práticas pedagógicas proporcionadas pelos sistemas e, de certo modo, contribuem para a própria consecução da lógica empresarial dos sistemas.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-16T01:37:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56449
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860610
url http://hdl.handle.net/10183/56449
identifier_str_mv 000860610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/1/000860610.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/2/000860610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56449/3/000860610.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2db8bb4b6cdb928aba419e06c582ed2
c1d5fb9c5050aadce9e5d6a1737fff73
0073f328c329796e1488c75f50d75963
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064982061383680