The upgrade paradox : are better products bad for consumers ?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pasdiora, Maria Alice
Orientador(a): Brei, Vinícius Andrade
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/229852
Resumo: Este trabalho investiga como o lançamento de upgrades influencia o bem-estar dos consumidores. Especificamente, explora como a exposição dos consumidores aos upgrades determina sua trajetória hedônica com a versão dos produtos que possuem (status quo). Através de uma análise de sentimento de tweets sobre iPhones, uma pesquisa com proprietários de iPhone e sete experimentos empregando uma variedade de estímulos, os resultados apoiam a conclusão de que consumidores expostos aos upgrades apresentam um declínio hedônico mais acelerado com o status quo do que aqueles não expostos aos upgrades. Os resultados também fornecem evidências por meio de moderação e de mediação de que o declínio hedônico dos consumidores acelera porque sua atenção se desloca do status quo para o upgrade. Esses resultados chamam atenção para o potencial dano do lançamento de novas versões para o bemestar dos consumidores. Embora os lançamentos de atualização impliquem a oferta de produtos melhores, a exposição dos consumidores a upgrades os leva a sofrer um declínio hedônico mais acelerado para a versão do produto que possuem
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spelling Pasdiora, Maria AliceBrei, Vinícius Andrade2021-09-16T04:21:52Z2021http://hdl.handle.net/10183/229852001131494Este trabalho investiga como o lançamento de upgrades influencia o bem-estar dos consumidores. Especificamente, explora como a exposição dos consumidores aos upgrades determina sua trajetória hedônica com a versão dos produtos que possuem (status quo). Através de uma análise de sentimento de tweets sobre iPhones, uma pesquisa com proprietários de iPhone e sete experimentos empregando uma variedade de estímulos, os resultados apoiam a conclusão de que consumidores expostos aos upgrades apresentam um declínio hedônico mais acelerado com o status quo do que aqueles não expostos aos upgrades. Os resultados também fornecem evidências por meio de moderação e de mediação de que o declínio hedônico dos consumidores acelera porque sua atenção se desloca do status quo para o upgrade. Esses resultados chamam atenção para o potencial dano do lançamento de novas versões para o bemestar dos consumidores. Embora os lançamentos de atualização impliquem a oferta de produtos melhores, a exposição dos consumidores a upgrades os leva a sofrer um declínio hedônico mais acelerado para a versão do produto que possuemThis work investigates how the release of upgrades influences consumers’ well-being. Specifically, it explores how the exposure of consumers to upgrades determine their hedonic trajectory with products they currently own (i.e., the status quo). Across a sentiment analysis of tweets about iPhones, a survey with iPhone owners, and seven experiments employing a variety of stimuli, findings support the conclusion that consumers exposed to upgrades experience a faster hedonic decline with their status quo than those not exposed to upgrades. Results also provide moderation-based and mediation-based evidence that consumers’ hedonic decline accelerates because their locus of attention moves from the status quo to the upgrade. Taken together, these findings shed light on the potential harm of upgrade releases on consumers’ well-being. Although upgrade releases imply the offer of better products, the exposure of consumers to upgrades leads them to experience a faster hedonic decline for the product version they currently own.application/pdfengComportamento do consumidorMarketingAdaptação hedônicaConsumoHedonic declineUpgradeEnjoymentAttentionThe upgrade paradox : are better products bad for consumers ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131494.pdf.txt001131494.pdf.txtExtracted Texttext/plain94001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229852/2/001131494.pdf.txt30a3a375d513e6ad09b4ec5cfc45387dMD52ORIGINAL001131494.pdfTexto completo (inglês)application/pdf15789034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229852/1/001131494.pdf7e6df10d6442b513e9ef43c9e25ba98fMD5110183/2298522021-09-19 04:29:23.720642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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