Áreas de periurbanização no eixo Porto Alegre - Caxias do Sul : processos de concentração e dispersão urbana no entorno das metrópoles

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ramos, Bianca Reis
Orientador(a): Strohaecker, Tania Marques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/263762
Resumo: A tese teve como objetivo analisar os processos de dispersão e/ou concentração urbana ao longo do eixo urbano que se formou entre Porto Alegre e Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, ao longo de três décadas. A partir desses dois processos urbanos, analisamos a formação de corredores urbanos que orientaram a urbanização regional entre as duas metrópoles gaúchas. Para isso, foi feita a caracterização do contexto histórico, socioeconômico e fisiográfico dos dezoito municípios pertencentes ao eixo urbano Porto Alegre−Caxias do Sul; a periodização das crises e recuperações econômicas nacionais e da evolução do emprego e do número de estabelecimentos na escala estadual e municipal; e, por fim, o mapeamento dos assentamentos urbanos a partir das imagens de luzes noturnas VIIRS e DMSP. O estudo investigatório que se empreendeu com o resgate histórico e o mapeamento da evolução da urbanização foi importante para a compreensão de como o tecido urbano vem se constituindo ao longo das duas metrópoles gaúchas. A utilização das imagens noturnas de satélites e das ferramentas dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possibilitou a avaliação da extensão, evolução, forma e intensidade dos usos urbanos e diversidade dos padrões de urbanização no território, contribuindo para as discussões acerca das transformações urbanas. Verificamos que a concentração e a dispersão urbana acompanham as transformações da sociedade, os processos produtivos, as especificidades locais e as lógicas globalizadas. Constatamos que cada município apresentou funcionalidades distintas ou complementares e processos diferenciados ao longo de sua formação e desenvolvimento; tendo as metrópoles de Porto Alegre e Caxias do Sul como centralizadoras, com relações de complementaridade de funções, onde a primeira centraliza o comando no setor de serviços, e a segunda centraliza o comando no setor da indústria e da agropecuária no Rio Grande do Sul. Abordamos, em escala regional, os processos de metropolização para além dos limites municipais e institucionais das regiões metropolitanas, a partir da minuciosa análise das estruturas e processos sociais e ambientais que ocorreram ao longo das três décadas analisadas. Entre os dois principais centros urbanos gaúchos, diferentes processos de periurbanização foram constatados nos vetores de dispersão de baixa luminosidade, em toda a extensão do corredor urbano. Constatamos que os processos de dispersão e concentração ocorrem simultaneamente, em maior ou menor intensidade a depender das condições sociais e econômicas e das lógicas produtivas do território. A rodovia BR-116 foi considerada um vetor pioneiro de concentração ao longo das décadas, ao passo que as rodovias BR-448 e Transaçoriana criaram novos vetores secundários de dispersão na região, que passa por um processo de metropolização que transcende a institucionalização das regiões metropolitanas e a própria delimitação da área de estudo da tese.
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spelling Ramos, Bianca ReisStrohaecker, Tania Marques2023-08-18T03:41:33Z2023http://hdl.handle.net/10183/263762001175559A tese teve como objetivo analisar os processos de dispersão e/ou concentração urbana ao longo do eixo urbano que se formou entre Porto Alegre e Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, ao longo de três décadas. A partir desses dois processos urbanos, analisamos a formação de corredores urbanos que orientaram a urbanização regional entre as duas metrópoles gaúchas. Para isso, foi feita a caracterização do contexto histórico, socioeconômico e fisiográfico dos dezoito municípios pertencentes ao eixo urbano Porto Alegre−Caxias do Sul; a periodização das crises e recuperações econômicas nacionais e da evolução do emprego e do número de estabelecimentos na escala estadual e municipal; e, por fim, o mapeamento dos assentamentos urbanos a partir das imagens de luzes noturnas VIIRS e DMSP. O estudo investigatório que se empreendeu com o resgate histórico e o mapeamento da evolução da urbanização foi importante para a compreensão de como o tecido urbano vem se constituindo ao longo das duas metrópoles gaúchas. A utilização das imagens noturnas de satélites e das ferramentas dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possibilitou a avaliação da extensão, evolução, forma e intensidade dos usos urbanos e diversidade dos padrões de urbanização no território, contribuindo para as discussões acerca das transformações urbanas. Verificamos que a concentração e a dispersão urbana acompanham as transformações da sociedade, os processos produtivos, as especificidades locais e as lógicas globalizadas. Constatamos que cada município apresentou funcionalidades distintas ou complementares e processos diferenciados ao longo de sua formação e desenvolvimento; tendo as metrópoles de Porto Alegre e Caxias do Sul como centralizadoras, com relações de complementaridade de funções, onde a primeira centraliza o comando no setor de serviços, e a segunda centraliza o comando no setor da indústria e da agropecuária no Rio Grande do Sul. Abordamos, em escala regional, os processos de metropolização para além dos limites municipais e institucionais das regiões metropolitanas, a partir da minuciosa análise das estruturas e processos sociais e ambientais que ocorreram ao longo das três décadas analisadas. Entre os dois principais centros urbanos gaúchos, diferentes processos de periurbanização foram constatados nos vetores de dispersão de baixa luminosidade, em toda a extensão do corredor urbano. Constatamos que os processos de dispersão e concentração ocorrem simultaneamente, em maior ou menor intensidade a depender das condições sociais e econômicas e das lógicas produtivas do território. A rodovia BR-116 foi considerada um vetor pioneiro de concentração ao longo das décadas, ao passo que as rodovias BR-448 e Transaçoriana criaram novos vetores secundários de dispersão na região, que passa por um processo de metropolização que transcende a institucionalização das regiões metropolitanas e a própria delimitação da área de estudo da tese.The thesis aimed to analyze the processes of dispersion and/or urban concentration along the urban axis that was formed between Porto Alegre and Caxias do Sul, in the state of Rio Grande do Sul, over three decades. From these two urban processes, we analyze the formation of urban corridors that guided the regional urbanization between the two metropolises of Rio Grande do Sul. For this, the historical, socioeconomic, and physiographic context of the eighteen municipalities belonging to the urban axis Porto Alegre−Caxias do Sul was characterized; the periodization of the national economic crises/recoveries and the evolution of employment and establishments at the state and municipal levels; and, finally, the mapping of urban settlements from VIIRS and DMSP nighttime lights. The investigative study that was undertaken with the historical rescue and the mapping of the evolution of urbanization was important for the understanding of how the urban fabric has been constituted along the two metropolises of Rio Grande do Sul. The use of nighttime satellite images and the tools of the Geographic Information Systems (GIS) enabled the evaluation of the extent, evolution, form and intensity of urban uses and diversity of urbanization patterns in the territory, contributing to the discussions about urban transformations. We verified that the urban concentration and dispersion accompany the transformations of society, the productive processes, the local specificities, and the world logic. It was found that each municipality presented distinct or complementary functionalities and differentiated processes throughout its formation and development; with the metropolises Porto Alegre and Caxias do Sul as centralizers, with relations of complementarity of functions, where the first centralizes the command in the service sector, and the second centralizes the command in the industry and agriculture in Rio Grande do Sul. We addressed, on a regional scale, the process of metropolization beyond the municipal and institutional limits of metropolitan regions, from the detailed analysis of the structures and the social and environmental processes that occurred over the three decades analyzed. Between the two main urban centers of Rio Grande do Sul, different periurbanization processes were observed in the vectors of low-light dispersion, throughout the length of the urban corridor. We found that the dispersion and concentration processes occur simultaneously, in greater or lesser intensity depending on the social and economic conditions and the productive logics of the territory. The BR-116 highway was considered a pioneer vector of concentration over the decades, while the BR-448 and Transaçoriana highways created new secondary vectors of dispersion in the region, which goes through a process of metropolization that transcends the institutionalization of the metropolitan regions and the very delimitation of the area of study of the thesis.La tesis tuvo como objetivo analizar los procesos de dispersión y/o concentración urbana a lo largo del eje urbano que se formó entre Porto Alegre y Caxias do Sul, en el estado de Rio Grande do Sul, durante tres décadas. A partir de estos dos procesos urbanos, analizamos la formación de corredores urbanos que orientaron la urbanización regional entre las dos metrópolis de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizó la caracterización del contexto histórico, socioeconómico y fisiográfico de los dieciocho municipios pertenecientes al eje urbano Porto Alegre−Caxias do Sul; la periodización de las crisis y recuperaciones económicas nacionales y la evolución del empleo y el número de establecimientos a escala estatal y municipal; y finalmente, el mapeo de asentamientos urbanos a partir de imágenes de luces nocturnas VIIRS y DMSP. El estudio de investigación realizado con la recuperación histórica y el mapeo de la evolución de la urbanización fue importante para comprender cómo se ha constituido el tejido urbano a lo largo de las dos metrópolis de Rio Grande do Sul. El uso de imágenes satelitales nocturnas y herramientas de Sistemas de Información Geográfica (SIG) utilizadas en este trabajo permitió evaluar la extensión, evolución, forma e intensidad de los usos urbanos y la diversidad de patrones de urbanización en el territorio, contribuyendo a las discusiones sobre transformaciones urbanas. Se verificó que la concentración y la dispersión urbana acompañan las transformaciones de la sociedad, los procesos productivos, las especificidades locales y las lógicas globalizadas. Se constató que cada municipio presentó funcionalidades distintas o complementarias y procesos diferenciados a lo largo de su formación y desarrollo, con las metrópolis de Porto Alegre y Caxias do Sul como centralizadoras, con relaciones de complementariedad de funciones, donde la primera centraliza el mando en el sector de servicios, y la segunda centraliza el mando en la industria y la agricultura en Rio Grande do Sul. Se abordó, a escala regional, los procesos de metropolización más allá de los límites municipales e institucionales de las regiones metropolitanas, a partir de un análisis detallado de las estructuras y procesos sociales y ambientales ocurridos a lo largo de las tres décadas analizadas. Entre los dos principales centros urbanos de Rio Grande do Sul, se observaron diferentes procesos de periurbanización en los vectores de dispersión de poca luz, a lo largo de todo el corredor urbano. Se encontró que los procesos de dispersión y concentración ocurren simultáneamente, en mayor o menor medida dependiendo de las condiciones sociales, económicas y lógicas productivas del territorio. La carretera BR-116 fue considerada un vector pionero de concentración durante décadas, mientras que las carreteras BR-448 y Transaçoriana crearon nuevos vectores secundarios de dispersión en la región, que atraviesa un proceso de metropolización que trasciende la institucionalización de las regiones metropolitanas y la propia delimitación del área de estudio de la tesis.application/pdfporGeografia urbanaConcentração urbanaMetropolizaçãoUrbanizaçãoUrban dispersionUrban concentrationMetropolizationPeriurbanRegional urbanizationUrban corridorDispersión urbanaConcentración urbanaMetropolizaciónPeriurbanizaciónUrbanización regionalCorredor urbanoÁreas de periurbanização no eixo Porto Alegre - Caxias do Sul : processos de concentração e dispersão urbana no entorno das metrópolesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175559.pdf.txt001175559.pdf.txtExtracted Texttext/plain275475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263762/2/001175559.pdf.txte433c767677ba2dde7768053c5835561MD52ORIGINAL001175559.pdfTexto completoapplication/pdf7682531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263762/1/001175559.pdf8235b211fc9386fa5a79b7f8bfdbd282MD5110183/2637622023-08-19 03:32:54.004404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-19T06:32:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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