O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Freitas, Luiz Carlos de
Orientador(a): Hecktheuer, Marcia Abib
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/200625
Resumo: A Gestão Democrática ou Participativa surgiu como uma forma de política pública para melhorar a gestão centralizadora e burocrática que vinha do Regime Militar. Passou a ser implementada no Brasil pelas reformas da nova Constituição de 1988, em seu Art. 206. Da mesma forma, a política pública educacional passou a adotar a gestão democrática no ensino, apoiada pelas mudanças da constituição e pela nova LDB (Lei nº 9.394/96). Com essa nova política pública educacional, as instituições de ensino estaduais passaram por uma reorganização interna em seus colegiados (Direção, Supervisão, Orientação Educacional e Equipe Pedagógica), coordenadas pelas SEDUCs e elegeram os primeiros Diretores e os Conselhos Escolares pelo voto direto dos membros da comunidade escolar. Em Rondônia, as mudanças implementadas pela gestão democrática só iniciaram em 2011. Mas, como forma de política pública estadual, só passou a ser regulamentada através da lei nº 3.018, de 17 de abril de 2013 (Lei da Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia), que garante a gestão democrática nas escolas públicas com autonomia financeira e pedagógica, tomadas de decisões por processos coletivos com transparência e participação da comunidade escolar nos Conselhos Escolares. Entre todas as escolas estaduais em Porto Velho, uma já vinha se destacando com um ensino diferenciado, através do “Projeto Terceirão”, com o objetivo de aprovar o maior número de seus alunos no ENEM. A Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa dedica-se exclusivamente ao ensino médio e está localizada na Zona Sul da cidade, em uma região de bairros constituídos de famílias com baixa renda. Passou a ser referência para os estudantes pobres que queriam fazer um curso superior em uma universidade pública. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo sobre os efeitos da gestão democrática dentro da escola, através de abordagem qualitativa e quantitativa, para verificar se: esta nova forma de política pública educacional influenciou nos índices de aproveitamento dos alunos no período de 2011 a 2017; se a gestão participativa contribui para a aprovação dos alunos no ENEM, SISU e PROUNI; se o Conselho Escolar permite que o corpo técnico e discente participe ativamente das decisões tomadas em colegiado e se o Conselho Escolar tem realmente autonomia pedagógica, administrativa e financeira em relação à SEDUC. Para a elaboração deste estudo, será realizado um levantamento documental histórico sobre os conceitos de Formação do Estado e da Democracia; do Neoliberalismo e suas influências nas mudanças das políticas públicas educacionais no Brasil; das políticas públicas educacionais na Amazônia e da implantação da gestão democrática nas escolas de Rondônia através dos conceitos baseados em autores como: Arendt, Bobbio, Carvalho, Dahl, Luck, Paro, Saviani e Santos. Serão realizados levantamentos específicos na escola para a obtenção das aprovações no ENEM; reprovações; atividades do Conselho Escolar da gestão democrática através de entrevistas semiestruturadas com a direção, professores, técnicos, alunos e membros do conselho para confrontar os resultados e verificar as hipóteses da pesquisa.
id URGS_a48ffe57642f20f130922b5620342aef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200625
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Luiz Carlos deHecktheuer, Marcia Abib2019-10-12T03:54:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/200625001103516A Gestão Democrática ou Participativa surgiu como uma forma de política pública para melhorar a gestão centralizadora e burocrática que vinha do Regime Militar. Passou a ser implementada no Brasil pelas reformas da nova Constituição de 1988, em seu Art. 206. Da mesma forma, a política pública educacional passou a adotar a gestão democrática no ensino, apoiada pelas mudanças da constituição e pela nova LDB (Lei nº 9.394/96). Com essa nova política pública educacional, as instituições de ensino estaduais passaram por uma reorganização interna em seus colegiados (Direção, Supervisão, Orientação Educacional e Equipe Pedagógica), coordenadas pelas SEDUCs e elegeram os primeiros Diretores e os Conselhos Escolares pelo voto direto dos membros da comunidade escolar. Em Rondônia, as mudanças implementadas pela gestão democrática só iniciaram em 2011. Mas, como forma de política pública estadual, só passou a ser regulamentada através da lei nº 3.018, de 17 de abril de 2013 (Lei da Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia), que garante a gestão democrática nas escolas públicas com autonomia financeira e pedagógica, tomadas de decisões por processos coletivos com transparência e participação da comunidade escolar nos Conselhos Escolares. Entre todas as escolas estaduais em Porto Velho, uma já vinha se destacando com um ensino diferenciado, através do “Projeto Terceirão”, com o objetivo de aprovar o maior número de seus alunos no ENEM. A Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa dedica-se exclusivamente ao ensino médio e está localizada na Zona Sul da cidade, em uma região de bairros constituídos de famílias com baixa renda. Passou a ser referência para os estudantes pobres que queriam fazer um curso superior em uma universidade pública. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo sobre os efeitos da gestão democrática dentro da escola, através de abordagem qualitativa e quantitativa, para verificar se: esta nova forma de política pública educacional influenciou nos índices de aproveitamento dos alunos no período de 2011 a 2017; se a gestão participativa contribui para a aprovação dos alunos no ENEM, SISU e PROUNI; se o Conselho Escolar permite que o corpo técnico e discente participe ativamente das decisões tomadas em colegiado e se o Conselho Escolar tem realmente autonomia pedagógica, administrativa e financeira em relação à SEDUC. Para a elaboração deste estudo, será realizado um levantamento documental histórico sobre os conceitos de Formação do Estado e da Democracia; do Neoliberalismo e suas influências nas mudanças das políticas públicas educacionais no Brasil; das políticas públicas educacionais na Amazônia e da implantação da gestão democrática nas escolas de Rondônia através dos conceitos baseados em autores como: Arendt, Bobbio, Carvalho, Dahl, Luck, Paro, Saviani e Santos. Serão realizados levantamentos específicos na escola para a obtenção das aprovações no ENEM; reprovações; atividades do Conselho Escolar da gestão democrática através de entrevistas semiestruturadas com a direção, professores, técnicos, alunos e membros do conselho para confrontar os resultados e verificar as hipóteses da pesquisa.Democratic or Participative Management emerged, as a form of public politics to improve the centralizing and bureaucratic management that came from the Military Regime. In the same way, educational public politics began to adopt democratic management in education, supported by the changes of the 1988 constitution in the article 206.In the same way, educational public politics began to adopt, democratic governance in education, supported by changes in the constitution and new LDB (Basic Guidelines for Education, law nº 9.394/96). With this new public educational politics, the state educational institutions underwent an internal reorganization in their collegiate ones (Direction, Supervision, Educational Orientation and Pedagogical Team), coordinated by the SEDUCs and they elected the first directors and the Scholl Councils, by the direct vote of the members of the school community. In the state Rondônia, the changes implemented by democratic management will only start in 2011. But as a form of state public politics, only the law will be regulated by the law nº 3.018 of April 17,2013 (Law on Democratic Management in the Public School Rondônia State), which guarantees democratic management in public school with financial and pedagogical autonomy, decision-making through collective processes community in the School Councils. Among all the state schools in Porto Velho, one was already highlighting differentiated teaching, through the “Terceirão Project”, with the purpose of approving the majority of Bento Costa School´s student in their exams. The State High School Professor João Bento da Costa is dedicated exclusively to high school and is located in the south zone of the city in a region of neighborhoods made up of families with low income. It became a reference for those who wanted to qualify to a public university. In this study we intend to carry out an investigation on the effects of the democratic management within the school through a qualitative and quantitative approach. We aim at verifying: if this public educational politics has influenced the results in the in the period from 2011 to 2017; if the participatory management contribute to the approval students in ENEM, SISU and PROUNI; if the Council allow the technical staff and student to participate in the school activities and if the School Board really have administrative and financial autonomy in relation to Education Secretariat (SEDUC).For the preparation of this study, a historical documentary survey will be carried out on the concepts of State and Democracy Formation; research on Neoliberalism and its influences on changes in public educational politics in Brazil: public educational politics in the Amazon, and the implantation of the democratic management in Rondônia schools through concepts based on authors such as: Arendt, Bobbio, Carvalho, Dahl, Luck, Paro, Saviani and Santos. Specific surveys will be carried out at the school obtain approvals at the ENEM; school failures; School Board activities of democratic management. We will conduct semi-structured interviews with school managers, teachers, secretaries, students and board members to confront the results and verify the research hypotheses.application/pdfporDemocraciaGestão democráticaEscolaProjeto político-pedagógicoCiência políticaPorto Velho (RO)DemocracyDemocratic ManagementEducational ManagementParticipationSchool CouncilPedagogical Political ProjectO efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103516.pdf.txt001103516.pdf.txtExtracted Texttext/plain340186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200625/2/001103516.pdf.txte0f7908fded0c7726e4dad978f189951MD52ORIGINAL001103516.pdfTexto completoapplication/pdf4168376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200625/1/001103516.pdf6ef600436c336b538c725ae453f3548fMD5110183/2006252019-10-13 03:50:40.648558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:50:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
title O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
spellingShingle O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
Freitas, Luiz Carlos de
Democracia
Gestão democrática
Escola
Projeto político-pedagógico
Ciência política
Porto Velho (RO)
Democracy
Democratic Management
Educational Management
Participation
School Council
Pedagogical Political Project
title_short O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
title_full O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
title_fullStr O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
title_full_unstemmed O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
title_sort O efeito da gestão democrática na Escola Estadual De Ensino Médio Professor João Bento da Costa do Município de Porto Velho entre os anos de 2011 a 2017: um estudo de caso
author Freitas, Luiz Carlos de
author_facet Freitas, Luiz Carlos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hecktheuer, Marcia Abib
contributor_str_mv Hecktheuer, Marcia Abib
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Gestão democrática
Escola
Projeto político-pedagógico
Ciência política
Porto Velho (RO)
topic Democracia
Gestão democrática
Escola
Projeto político-pedagógico
Ciência política
Porto Velho (RO)
Democracy
Democratic Management
Educational Management
Participation
School Council
Pedagogical Political Project
dc.subject.eng.fl_str_mv Democracy
Democratic Management
Educational Management
Participation
School Council
Pedagogical Political Project
description A Gestão Democrática ou Participativa surgiu como uma forma de política pública para melhorar a gestão centralizadora e burocrática que vinha do Regime Militar. Passou a ser implementada no Brasil pelas reformas da nova Constituição de 1988, em seu Art. 206. Da mesma forma, a política pública educacional passou a adotar a gestão democrática no ensino, apoiada pelas mudanças da constituição e pela nova LDB (Lei nº 9.394/96). Com essa nova política pública educacional, as instituições de ensino estaduais passaram por uma reorganização interna em seus colegiados (Direção, Supervisão, Orientação Educacional e Equipe Pedagógica), coordenadas pelas SEDUCs e elegeram os primeiros Diretores e os Conselhos Escolares pelo voto direto dos membros da comunidade escolar. Em Rondônia, as mudanças implementadas pela gestão democrática só iniciaram em 2011. Mas, como forma de política pública estadual, só passou a ser regulamentada através da lei nº 3.018, de 17 de abril de 2013 (Lei da Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia), que garante a gestão democrática nas escolas públicas com autonomia financeira e pedagógica, tomadas de decisões por processos coletivos com transparência e participação da comunidade escolar nos Conselhos Escolares. Entre todas as escolas estaduais em Porto Velho, uma já vinha se destacando com um ensino diferenciado, através do “Projeto Terceirão”, com o objetivo de aprovar o maior número de seus alunos no ENEM. A Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa dedica-se exclusivamente ao ensino médio e está localizada na Zona Sul da cidade, em uma região de bairros constituídos de famílias com baixa renda. Passou a ser referência para os estudantes pobres que queriam fazer um curso superior em uma universidade pública. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo sobre os efeitos da gestão democrática dentro da escola, através de abordagem qualitativa e quantitativa, para verificar se: esta nova forma de política pública educacional influenciou nos índices de aproveitamento dos alunos no período de 2011 a 2017; se a gestão participativa contribui para a aprovação dos alunos no ENEM, SISU e PROUNI; se o Conselho Escolar permite que o corpo técnico e discente participe ativamente das decisões tomadas em colegiado e se o Conselho Escolar tem realmente autonomia pedagógica, administrativa e financeira em relação à SEDUC. Para a elaboração deste estudo, será realizado um levantamento documental histórico sobre os conceitos de Formação do Estado e da Democracia; do Neoliberalismo e suas influências nas mudanças das políticas públicas educacionais no Brasil; das políticas públicas educacionais na Amazônia e da implantação da gestão democrática nas escolas de Rondônia através dos conceitos baseados em autores como: Arendt, Bobbio, Carvalho, Dahl, Luck, Paro, Saviani e Santos. Serão realizados levantamentos específicos na escola para a obtenção das aprovações no ENEM; reprovações; atividades do Conselho Escolar da gestão democrática através de entrevistas semiestruturadas com a direção, professores, técnicos, alunos e membros do conselho para confrontar os resultados e verificar as hipóteses da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:54:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103516
url http://hdl.handle.net/10183/200625
identifier_str_mv 001103516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200625/2/001103516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200625/1/001103516.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0f7908fded0c7726e4dad978f189951
6ef600436c336b538c725ae453f3548f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065136377167872