“Como é a escola dos teus sonhos?” : direitos da criança, educação e inserção ecológica em Angola
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/55413 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivos conhecer a opinião de crianças angolanas a respeito de suas escolas, investigar como é a escola dos seus sonhos e averiguar como os direitos da criança estão sendo acolhidos nessas instituições. Para tanto foi realizado um estudo que englobou o sistema de ensino público primário do país, representado por 15 escolas localizadas em cinco províncias angolanas. As crianças participaram de entrevistas em grupo e o método utilizado foi a inserção ecológica. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e os resultados indicaram que as interações de crianças, professores, diretores e escolas são caracterizadas por desequilíbrio de poder e autoritarismo e, por isso, carecem de reciprocidade. A escola dos sonhos das crianças é um local com condições mínimas de infraestrutura, no qual se sentem acolhidas e respeitadas. A promoção e o respeito aos direitos da criança ainda são incipientes em Angola de maneira geral e nas escolas em particular. |
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Sacco, Airi MaciasKoller, Silvia Helena2012-09-18T01:36:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/55413000857357Esta dissertação teve como objetivos conhecer a opinião de crianças angolanas a respeito de suas escolas, investigar como é a escola dos seus sonhos e averiguar como os direitos da criança estão sendo acolhidos nessas instituições. Para tanto foi realizado um estudo que englobou o sistema de ensino público primário do país, representado por 15 escolas localizadas em cinco províncias angolanas. As crianças participaram de entrevistas em grupo e o método utilizado foi a inserção ecológica. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e os resultados indicaram que as interações de crianças, professores, diretores e escolas são caracterizadas por desequilíbrio de poder e autoritarismo e, por isso, carecem de reciprocidade. A escola dos sonhos das crianças é um local com condições mínimas de infraestrutura, no qual se sentem acolhidas e respeitadas. A promoção e o respeito aos direitos da criança ainda são incipientes em Angola de maneira geral e nas escolas em particular.This dissertation aimed to know the opinion of Angolan children with respect to their schools, investigate how the school of their dreams is and to verify how children’s rights are received in those institutions. This study encompassed Angola’s public primary education system, represented by 15 schools located in five Angolan provinces. The children participated in group interviews and the method used during data collection was the ecological engagement. Data analysis was done through the Bioecological Theory of Human Development and the results indicate that the interaction among children, teachers, directors and schools are characterized by the imbalance of power and authoritarianism, reason why the relationship lacks reciprocity. Children’s dream school is a place with minimal infrastructure where they feel welcomed and respected. In general, the promotion and respect to children’s rights are still incipient in Angola, especially in schools.application/pdfporCriançaAngolaDireitos da criançaEducaçãoEscolaChild rightsEducationEcological engagementBioecological theory of human development“Como é a escola dos teus sonhos?” : direitos da criança, educação e inserção ecológica em Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857357.pdf000857357.pdfTexto completoapplication/pdf7415676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55413/1/000857357.pdfd915b6a21c922dd4c6e3277562d6c460MD51TEXT000857357.pdf.txt000857357.pdf.txtExtracted Texttext/plain139250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55413/2/000857357.pdf.txtab375c2d95a5572547ac78d1dc95d1b9MD52THUMBNAIL000857357.pdf.jpg000857357.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55413/3/000857357.pdf.jpg0833ebe7300833b53e9c390726d41f47MD5310183/554132018-10-15 09:03:29.177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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