Operações de infraestrutura em instituições de ensino superior : artefatos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Brito, Alessandra Migliori do Amaral
Orientador(a): Silva Filho, Luiz Carlos Pinto da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/263977
Resumo: Nas últimas décadas as ações antrópicas causaram o aumento da temperatura da atmosfera, ocasionando impactos ambientais e o aquecimento global. Para minimizar estes efeitos são necessárias iniciativas em várias escalas e setores da economia. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris são iniciativas globais que visam ajudar as nações, as instituições e a sociedade na transição para um futuro mais justo e de baixo carbono. Neste contexto, as instituições de ensino superior (IES) podem e devem ser líderes e agentes de transformação. Embora cada IES seja única, elas possuem uma mesma estrutura funcional: ensino, pesquisa, extensão e operações. As universidades serão consideradas mais sustentáveis se desenvolverem ações em toda estrutura funcional. No entanto, nas operações se obtém maiores ganhos relacionados à eficiência energética e à redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e de recursos naturais. Os problemas desta pesquisa são de ordem teórico-prático. Apesar da importância das operações para a sustentabilidade das universidades, as discussões conceituais em relação a elas são incipientes. São escassos os dados relacionados às operações no contexto de países em desenvolvimento, assim como, os instrumentos para a gestão das operações alinhados aos ODS. Ainda, as operações são geralmente estudadas de forma isolada, por especialidade. Visando preencher essas lacunas, o objetivo da tese é desenvolver artefatos alinhados aos ODS para a gestão das operações de infraestrutura em IES, de modo a auxiliá-las a se tornarem mais sustentáveis e com menores emissões de GEE. A estratégia de pesquisa adotada foi o Design Science Research e para responder às questões de pesquisa foram utilizados multi métodos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A tese traz um conjunto de novas contribuições e resultados relacionados às operações: a) Na literatura, as operações são definidas pelo seu escopo, ou relacionadas aos aspectos físicos do campus. A tese avança ao propor um conceito para as operações, categorizar o seu escopo conforme as camadas comuns às cidades e às universidades (ambiente, infraestrutura, edificações, governança e serviços) e trazer à luz as interdependências e o caráter social das operações. A partir da categorização do escopo das operações, optou-se por focar a pesquisa nas operações de infraestrutura (OI) e duas operações interdependentes: de governança e relacionadas ao ambiente, cuja sigla convencionou-se OI(g+a). b) Os estudos de caso (EC), realizados em duas universidades da Inglaterra, mostraram que as IES brasileiras têm um longo caminho para se tornarem mais sustentáveis. Além disso, apontaram que os planos (nacional e institucional) são importantes instrumentos para redução das emissões de GEE. Por meio dos EC também foi possível identificar dois eixos estruturadores de boas práticas que podem ser aplicados ao contexto das IES brasileiras: a governança e as instalações das OI. Esses eixos subsidiaram a criação do método AMOI-IES (Avaliação da Maturidade das Operações de Infraestrutura em Instituições de Ensino Superior). c) A revisão de literatura e os EC apontaram os indicadores como ferramentas simples e eficazes para a gestão das operações. Assim, foram selecionados 73 indicadores para as OI(g+a), os quais foram alinhados com 17 metas dos ODS. A avaliação dos especialistas e a análise de redes mostrou que os ODS 12.6, 12.2 e 12.5 e os indicadores relacionados às emissões de GEE e às mudanças climáticas são os que têm maior peso nos laços da rede. d) O método AMOI-IES foi aplicado por meio de uma survey em 23 universidades públicas brasileiras (UPB). Duas hipóteses desta etapa da pesquisa foram confirmadas: que as UPB não possuem a cultura de coletar dados referentes às OI(g+a) e que a maturidade da governança e das OI(g+a) são baixas. Outras duas hipóteses não foram confirmadas por falta de dados: - que a participação em rankings de sustentabilidade influencia positivamente a governança e as OI(g+a) e, - que as variáveis porte/morfologia/idade do campus, diversidade dos cursos oferecidos e clima podem influenciar o desempenho das OI(g+a). Como última contribuição, foram sugeridos três conjuntos de indicadores (básicos, refinados e inovadores) para o Plano de Logística Sustentável de IES brasileiras. Por fim, a tese tem implicações para pesquisadores e gerentes de sustentabilidade em IES. Ela apresenta artefatos (constructos, modelo e método) que podem auxiliar a estabelecer conexões e prioridades, assim como, melhorar o desempenho das OI(g+a). Além disso, constitui-se um ponto de partida para o desenvolvimento de novas ideias ou teorias relacionadas às operações.
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spelling Brito, Alessandra Migliori do AmaralSilva Filho, Luiz Carlos Pinto daTen Caten, Carla Schwengber2023-08-25T03:32:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/263977001174341Nas últimas décadas as ações antrópicas causaram o aumento da temperatura da atmosfera, ocasionando impactos ambientais e o aquecimento global. Para minimizar estes efeitos são necessárias iniciativas em várias escalas e setores da economia. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris são iniciativas globais que visam ajudar as nações, as instituições e a sociedade na transição para um futuro mais justo e de baixo carbono. Neste contexto, as instituições de ensino superior (IES) podem e devem ser líderes e agentes de transformação. Embora cada IES seja única, elas possuem uma mesma estrutura funcional: ensino, pesquisa, extensão e operações. As universidades serão consideradas mais sustentáveis se desenvolverem ações em toda estrutura funcional. No entanto, nas operações se obtém maiores ganhos relacionados à eficiência energética e à redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e de recursos naturais. Os problemas desta pesquisa são de ordem teórico-prático. Apesar da importância das operações para a sustentabilidade das universidades, as discussões conceituais em relação a elas são incipientes. São escassos os dados relacionados às operações no contexto de países em desenvolvimento, assim como, os instrumentos para a gestão das operações alinhados aos ODS. Ainda, as operações são geralmente estudadas de forma isolada, por especialidade. Visando preencher essas lacunas, o objetivo da tese é desenvolver artefatos alinhados aos ODS para a gestão das operações de infraestrutura em IES, de modo a auxiliá-las a se tornarem mais sustentáveis e com menores emissões de GEE. A estratégia de pesquisa adotada foi o Design Science Research e para responder às questões de pesquisa foram utilizados multi métodos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A tese traz um conjunto de novas contribuições e resultados relacionados às operações: a) Na literatura, as operações são definidas pelo seu escopo, ou relacionadas aos aspectos físicos do campus. A tese avança ao propor um conceito para as operações, categorizar o seu escopo conforme as camadas comuns às cidades e às universidades (ambiente, infraestrutura, edificações, governança e serviços) e trazer à luz as interdependências e o caráter social das operações. A partir da categorização do escopo das operações, optou-se por focar a pesquisa nas operações de infraestrutura (OI) e duas operações interdependentes: de governança e relacionadas ao ambiente, cuja sigla convencionou-se OI(g+a). b) Os estudos de caso (EC), realizados em duas universidades da Inglaterra, mostraram que as IES brasileiras têm um longo caminho para se tornarem mais sustentáveis. Além disso, apontaram que os planos (nacional e institucional) são importantes instrumentos para redução das emissões de GEE. Por meio dos EC também foi possível identificar dois eixos estruturadores de boas práticas que podem ser aplicados ao contexto das IES brasileiras: a governança e as instalações das OI. Esses eixos subsidiaram a criação do método AMOI-IES (Avaliação da Maturidade das Operações de Infraestrutura em Instituições de Ensino Superior). c) A revisão de literatura e os EC apontaram os indicadores como ferramentas simples e eficazes para a gestão das operações. Assim, foram selecionados 73 indicadores para as OI(g+a), os quais foram alinhados com 17 metas dos ODS. A avaliação dos especialistas e a análise de redes mostrou que os ODS 12.6, 12.2 e 12.5 e os indicadores relacionados às emissões de GEE e às mudanças climáticas são os que têm maior peso nos laços da rede. d) O método AMOI-IES foi aplicado por meio de uma survey em 23 universidades públicas brasileiras (UPB). Duas hipóteses desta etapa da pesquisa foram confirmadas: que as UPB não possuem a cultura de coletar dados referentes às OI(g+a) e que a maturidade da governança e das OI(g+a) são baixas. Outras duas hipóteses não foram confirmadas por falta de dados: - que a participação em rankings de sustentabilidade influencia positivamente a governança e as OI(g+a) e, - que as variáveis porte/morfologia/idade do campus, diversidade dos cursos oferecidos e clima podem influenciar o desempenho das OI(g+a). Como última contribuição, foram sugeridos três conjuntos de indicadores (básicos, refinados e inovadores) para o Plano de Logística Sustentável de IES brasileiras. Por fim, a tese tem implicações para pesquisadores e gerentes de sustentabilidade em IES. Ela apresenta artefatos (constructos, modelo e método) que podem auxiliar a estabelecer conexões e prioridades, assim como, melhorar o desempenho das OI(g+a). Além disso, constitui-se um ponto de partida para o desenvolvimento de novas ideias ou teorias relacionadas às operações.In recent decades, anthropic actions caused an increase in the atmosphere's temperature, causing environmental impacts and global warming. To minimize these effects, initiatives at various scales and sectors of the economy are needed. The Paris Agreement and the Sustainable Development Goals (SDGs) are global initiatives that aim to help nations, institutions, and society transition to a fairer and low-carbon future. In this context, higher education institutions (HEIs) can and should be leaders and agents of transformation. Although each HEI is unique, they generally have the same functional structure: teaching, research, outreach, and operations. Universities will be considered more sustainable if they develop actions throughout their functional structure. However, in operations, more significant gains are obtained related to energy efficiency, reducing greenhouse gas (GHG) emissions, and natural resources. The problems of this research are theoretical-practical. Despite the importance of operations for the sustainability of universities, conceptual discussions regarding them are incipient. Data related to operations in the context of developing countries and instruments for managing operations aligned with the SDGs are scarce. Also, operations are generally studied in isolation by specialty. To fill these gaps, the thesis aims to develop artifacts aligned with the SDGs for managing infrastructure operations in HEIs, to help them become more sustainable and lower GHG emissions. The research strategy adopted was Design Science Research, and to answer the research questions, multi methods were used, with both a qualitative and quantitative approach. The thesis brings a set of new contributions and results related to operations: a) In the literature, operations are generally defined by their scope or related to the physical aspects of the campus. The thesis expands existing knowledge by proposing a concept for operations, categorizing their scope according to the layers common to cities and universities (environment, infrastructure, buildings, governance, and services), and bringing to light the interdependencies and social character of operations. From categorizing the scope of operations, it was decided to focus the research on infrastructure operations (IO) and two interdependent operations: governance and related to the environment, whose acronym was conventionally IO(g+e). b) The case studies (CE) in two universities in England showed that Brazilian HEIs have a long way to go to become more sustainable. In addition, they pointed out that plans (national and institutional) are important instruments for reducing GHG emissions in HEIs. Through the CE, it was also possible to identify two structuring axes of good practices that can be applied to the context of Brazilian HEIs: governance and IO facilities. These two axes supported the creation of the AMIO-HEI method (Assessment of the Maturity of Infrastructure Operations in Higher Education Institutions). c) The literature review and the CE highlighted the indicators as simple and effective tools for managing operations. Thus, 73 indicators were selected for the IO(g+e), which were aligned with 17 SDG goals. The experts' evaluation and the network analysis showed that SDG 12.6, 12.2, and 12.5 and the indicators related to GHG emissions and climate change have the most significant weight in the network links. d) The AMIO-HEI method was applied through a survey in 23 Brazilian public universities (BPU). It was the first national or international survey to cover multiple operations. Two hypotheses at this research stage were confirmed: that the BPUs do not have the culture of collecting data regarding the IO(g+e) and that the maturity of the IO(g+e) is low. Two other hypotheses were not confirmed due to lack of data: - that participation in sustainability rankings positively influences governance and IO(g+e) and, - that the variables campus size/morphology/age, diversity of courses offered, and climate can influence the performance of IO(g+e). As a last contribution of the thesis, three sets of indicators were suggested for the IO(g+e) (basic, refined, and innovative) for the Sustainable Logistics Plan of the Brazilian HEIs. Finally, this thesis has potential implications for researchers and managers of sustainability offices at HEIs. It presents artifacts (constructs, model, and method) that help establish connections and priorities and improve the performance of OI(g+e). In addition, it constitutes a starting point for developing new ideas or theories related to operations.application/pdfporInfraestruturaInstituições de ensino superiorDesenvolvimento sustentávelEmissões de gases de efeito estufaOperationsHigher education institutionsInfrastructureSustainabilityIndicatorsOperações de infraestrutura em instituições de ensino superior : artefatos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento SustentávelInfrastructure operations in higher education institutions : artifacts aligned with the Sustainable Development Goalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestruturaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174341.pdf.txt001174341.pdf.txtExtracted Texttext/plain286525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263977/2/001174341.pdf.txt00c29dd2354010c0fd059d9e0d90cf16MD52ORIGINAL001174341.pdfTexto parcialapplication/pdf2807605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263977/1/001174341.pdfdc2545359b9f5e7c35c4fcb3e801d39cMD5110183/2639772023-08-26 03:34:00.029815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-26T06:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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