Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Santos, Cleuza Iara Campello dos
Orientador(a): López Bello, Samuel Edmundo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/15517
Resumo: Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola.
id URGS_a87029678b2b5921690cdc0283bc3fed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15517
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Cleuza Iara Campello dosLópez Bello, Samuel Edmundo2009-04-07T04:12:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/15517000683243Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola.Esta disertación se propone a discutir la inclusuón-exclusión en lãs prácticas de sala de classe de los professores que enseñan Matemáticas em la Educación de los jovenes y Adultos – EJA y que a partir de la verdad, de los enunciados y discursos quedan subjetivados provocando dinâmicas de inclusión-exclusión cristalizando las relaciones de poder-saber. Para tanto hacerei uso de las herramientas disponibilizadas por el pós-estruturalismo, presentes principalmente em la obra de Michel Foucault. La investigación constituiu-se em conversas formales em diferentes espacios escolares y observaciones em sala de clase en la scuela.application/pdfporMatemáticaEnsinoEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaRelação de poderPós-estruturalismoFoucault, Michel, 1926-1984MatemáticasEducaciónAdultos y la educación de los jóvenesPráctica pedagógicaRelaciones de poderInclusiónExclusiónPost- estructuralismoFoucault, MichelInclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683243.pdf000683243.pdfTexto completoapplication/pdf843612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/1/000683243.pdff7426c7d25a1ebf3319db02ffd0dbad3MD51TEXT000683243.pdf.txt000683243.pdf.txtExtracted Texttext/plain308232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/2/000683243.pdf.txt667b298d13cc82cec168f67065dbac88MD52THUMBNAIL000683243.pdf.jpg000683243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/3/000683243.pdf.jpg4a3913cc01b381d2b02733788de4bac2MD5310183/155172018-10-09 08:19:47.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:19:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
title Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
spellingShingle Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
Santos, Cleuza Iara Campello dos
Matemática
Ensino
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Relação de poder
Pós-estruturalismo
Foucault, Michel, 1926-1984
Matemáticas
Educación
Adultos y la educación de los jóvenes
Práctica pedagógica
Relaciones de poder
Inclusión
Exclusión
Post- estructuralismo
Foucault, Michel
title_short Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
title_full Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
title_fullStr Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
title_sort Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
author Santos, Cleuza Iara Campello dos
author_facet Santos, Cleuza Iara Campello dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cleuza Iara Campello dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Relação de poder
Pós-estruturalismo
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Matemática
Ensino
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Relação de poder
Pós-estruturalismo
Foucault, Michel, 1926-1984
Matemáticas
Educación
Adultos y la educación de los jóvenes
Práctica pedagógica
Relaciones de poder
Inclusión
Exclusión
Post- estructuralismo
Foucault, Michel
dc.subject.spa.fl_str_mv Matemáticas
Educación
Adultos y la educación de los jóvenes
Práctica pedagógica
Relaciones de poder
Inclusión
Exclusión
Post- estructuralismo
Foucault, Michel
description Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-07T04:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15517
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000683243
url http://hdl.handle.net/10183/15517
identifier_str_mv 000683243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/1/000683243.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/2/000683243.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/3/000683243.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7426c7d25a1ebf3319db02ffd0dbad3
667b298d13cc82cec168f67065dbac88
4a3913cc01b381d2b02733788de4bac2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064923195375616